- Institucional
- Contato
- Legislação
- Licitações
- Ensino
- Pesquisa
- Extensão
-
Acesso à Informação
- Dados Abertos
- Privacidade e Proteção de Dados
- Ações e Programas
- Carta de Serviços
- Contratos
- Relação de Veículos
- Acordos sem Transferência de Recursos
- Prestadores Terceirizados
- Ordem Cronológica de Pagamentos
- Obras
- Convênios
- Despesas
- Servidores
- Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
- Relatórios LAI
- OUVIDORIA FAMES
- Editais
- Gestão de Documentos
Prof. Bruno Yukio Meireles Ishisaki
Email: bruno.ishisaki@fames.es.gov.br
Telefone:
Atendimento: Fames
Horários: Agendamento
Endereço: Praça Américo Poli Monjardim, 60 - Centro - 29010-640 – Vitória - ES
Doutor em Música, Teoria Criação e Prática (UNICAMP-2020), Mestre em Processos Criativos (UNICAMP-2014), Especialista em Composição Musical (FMCG-2009) e Bacharel em Música Popular (UNICAMP-2005).
Atua como cancionista e compositor de música de concerto (com mais de 30 peças para formações orquestrais e de câmara estreadas em território nacional).
Integra as bandas Senhor Shitake e Os Joseense, além de fazer parte do coletivo de música contemporânea Tempo-Câmara. Com esses grupos, lançou EPs em plataformas de streaming entre 2018 e 2022.
Também trabalhou como produtor fonográfico em lançamentos de outros artistas. Além das atividades artísticas, participa regularmente de eventos acadêmicos.
É autor de conteúdo da Editora FTD e co-editor da revista Abate.
Antes de assumir como professor na FAMES, foi Professor Contratado III na USP (2021-2022, Professor Convidado da Faculdade Claretiano (2018-2019) e Professor Assistente na Faculdade Villa-Lobos do Cone Leste Paulista (2013-2017).
Entre suas temáticas de interesse, estão estudos sobre metafísica, poética e estética, a possibilidade de contaminação entre as linguagens "popular" e "erudita", as investigações sobre gênese e processo de criação musical e as relações entre texto, música e performance no campo da canção.
Atualmente cursa o 3 semestre do curso de Bacharelado em Filosofia pela UNICID.
DISCIPLINAS MINISTRADAS
CESM - Centro de Ensino Superior de Música
- Harmonia
- Análise
- Técnicas de Arranjo
- Improvisação
CPMM - Centro de Pesquisa em Música e Musicologia
CEFM - Centro de Extensão e Formação Musical
AFILIAÇÕES ACADÊMICAS
Faculdade de Musica do Espírito Santo
ÁREAS DE INTERESSE
- Processos Criativos
- Composição Musical
- Estudos no Campo da Canção
- Poética e Estética da Música Popular
PUBLICAÇÕES:
Música
Como autor e intérprete de canções:
Como compositor de música de concerto:
Gravações amadoras de estréias de peças compostas entre 2009-2018
Como produtor de fonogramas:
Artigos em periódicos
ISHISAKI, B. Y. M.; GARCIA, D. H. L. . O Desvio no Fluxo Composicional. Musica Theorica, v. 4, p. 234-254, 2019.
ISHISAKI, B. Y. M.. Memória, fluxo criativo e composição musical: uma visão do processo criativo a partir de conceitos de Bergson e Deleuze. ANAIS DO SEFIM, v. 3, p. 41-55, 2017.
ISHISAKI, B. Y. M.; LATGE, A. M. S. . Música Nova, Tropicália e Antropofagia: Ressonâncias. ECCOM - Educação, Cultura e Comunicação, v. 5, p. 71-78, 2014.
ISHISAKI, B. Y. M.; MACHADO, M. A. C. . A colaboração entre compositor e intérprete no processo criativo de Arcontes. Revista do Conservatório de Música (Online), v. 1, p. 71-102, 2013. 3)
Artigos em anais de congressos:
ISHISAKI, B. Y. M.. Cristais de Tempo e Atos Composicionais. In: XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 2019, Pelotas. Anais do XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 2019. v. 1. p. 1-9.
ISHISAKI, B. Y. M.. O possível e o virtual na criação musical. In: XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2017, Campinas. Anais do XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2017. v. 1.
ISHISAKI, B. Y. M.. Morphing na linguagem instrumental: possibilidades composicionais. In: XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2014, São Paulo. Caderno de resumos, 2014.
ISHISAKI, B. Y. M.. Uma Abordagem Composicional Sobre a Histerese em Processos de Transmutação Musical. In: Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina, 2014, Londrina. Anais do Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina - EnCom2014, 2014.
ISHISAKI, B. Y. M.; OLIVEIRA, L. L. . Considerações acerca da construção temporal do compositor-performer na abordagem de coleções fonéticas em 'Estudo sobre o silêncio'. III Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical, 2013. p. 200-208.
ISHISAKI, B. Y. M.. Análise extrativa de transformações graduais em C ́est un Jardin... de Tristan Murail. In: XXIII Congresso da ANPPOM, 2013, Natal - RN. Caderno de Resumos, 2013.
Textos publicados em revistas
ISHISAKI, B. Y. M.. A canção como forma de arte. Abate, São José dos Campos, p. 60 - 63, 08 jan. 2018.
ISHISAKI, B. Y. M.; ROSA, M. G. ; MACHADO, M. A. C. . Glossário chinês - Abate 4. Abate, São José dos Campos, p. 16 - 21, 08 jan. 2018.
ISHISAKI, B. Y. M.. Da impossibilidade da arte de protesto. Abate, Taubaté, p. 76 - 79, 12 ago. 2017.
ISHISAKI, B. Y. M.; ROSA, M. G. ; MACHADO, M. A. C. . Glossário chinês (ou Mamém ou Mamu-te). Abate, Taubaté, p. 16 - 23, 12 ago. 2017.
ISHISAKI, B. Y. M.; ROSA, M. G. ; MACHADO, M. A. C. . Glossário chinês ou Aba-te. Abate, São José dos Campos, p. 66 - 71, 12 mar. 2016.
ISHISAKI, B. Y. M.. Dicotomistas sacanas, triângulos satânicos e triângulos fantasmas. Abate, São José dos Campos, p. 50 - 61, 12 mar. 2016.
ISHISAKI, B. Y. M.. Poética da ruína. Abate, São José dos Campos, p. 174 - 192, 21 nov. 2015.
ISHISAKI, B. Y. M.; ROSA, M. G. ; MACHADO, M. A. C. . Ao amor!. Abate, São José dos Campos, p. 80 - 98, 21 nov. 2015.
Livros
ISHISAKI, B. Y. M. Capítulos de arte para diversos volumes de coleções de livros didáticos da Editora FTD. (2021-22).
ISHISAKI, B. Y. M.; GUTLICH, G. Coleção de Artes do Sistema de Ensino Poliedro (2009).
Diálogos: