Profª. Cleida Lourenço da Silva


Email: cleida@gmail.com

Telefone: +55 (27) 99600-9695

Atendimento: Professor

Horários:

Website: 

Endereço: Praça Américo Poli Monjardim, 60 - Centro - 29010-640 – Vitória - ES

PROJETOS

  • Assistente Pedagógica do Projeto “Corais nas Escolas da Rede Pública Estadual do Estado do Espírito Santo”.

GRUPOS DE PESQUISA


Mestre em Música (Performance Pianística) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Professora Adjunto da Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” – FAMES, onde  tem atuado na formação de jovens pianistas, alguns dos quais laureados em concursos nacionais e internacionais. Tem em sua carreira vasta experiência como solista e camerista. Suas atividades como solista incluíram o Concerto Op. 25 No. 1 de Mendelssohn, junto à Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, e a obra para dois pianos KV 367 de Mozart, com a orquestra da Faculdade de Música do Espírito Santo. Efetuou atividade de pesquisa acerca da produção pianística de Ernesto Nazareth e do Choro Musical Brasileiro, tendo revelado trabalhos em anais de relevantes instituições, dentre os quais se destacam os artigos intitulados ‘Ernesto Nazareth e a música de concerto’ e ‘Uma Etnografia do Choro’.  Sua dissertação de mestrado — Ernesto Nazareth em suas relações com seus contemporâneos nacionalistas — tem despertado interesse nos meios acadêmicos musicais, o que lhe valeu importantes indicações para publicação. Em 2013, dedicou-se a concertos inteiramente formados por obras de Ernesto Nazareth, em comemoração aos 150 anos do compositor. Atualmente vem se dedicando à coordenação e capacitação de jovens pianistas para atuação no projeto “Corais nas Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Estado do Espírito Santo”.

Currículo Lates - http://lattes.cnpq.br/5333663591345570

 


DISCIPLINAS MINISTRADAS

CESM - Centro de Ensino Superior de Música

Professora de Piano - Bacharelado

CPMM - Centro de Pesquisa em Música e Musicologia

-

CEFM - Centro de Extensão e Formação Musical

Professora de Piano – Musicalização Infantil/Acompanhamento


AFILIAÇÕES ACADÊMICAS

Faculdade de Musica do Espírito Santo Mauricio de Oliveira (FAMES)






ÁREAS DE INTERESSE

  • Educação Musical

  • Perfomance Pianística

  • Música Brasileira

  • Musicalização Infantil

  • Música Coral


Publicações

Artigos:

SILVA, Cleida Lourenço. Alexandre Levy e Alberto Nepomuceno: um olhar nacionalista. A tempo - REVISTA DE PESQUISA EM MÚSICA. , v.3, p.73 - 94, 2012. 

SILVA, Cleida Lourenço. Uma Etnografia do Choro. XX Congresso da ANPPOM. , v.1, p.514 - 518, 2010. 

SILVA, Cleida Lourenço. Ernesto Nazareth e a Música de Concerto. XV Congresso da ANPPOM. , v.1, p.868 - 875, 2005.

 

Comunicações: 

SILVA, Cleida Lourenço. Algazarra Entre Amigos. In: II Seminário Nacional do Fladem Brasil, Vitória, 2018. 

SILVA, Cleida Lourenço. O Intérprete e o Desenvolvimento da Técnica Pianística. In: I Semana Científica da Faculdade de Música do Espírito Santo, Vitória, 2011.

 

CDs:

SILVA, Cleida Lourenço. Gravação do CD Glória e Honra - ao vivo. Igreja Batista de Jardim Camburi, Vitória, 2002. (Instrumentista)

SILVA, Cleida Lourenço. Gravação do CD Somos Um Pelos Laços do Amor. Homens Cantores de Vitória, Vitória, 2000. (Instrumentista)