Prof. Daniel Moreira de Sousa


Email: daniel.sousa@fames.es.gov.br

Telefone: (21) 98883 1421

Atendimento: Fames

Horários:

Website:  

Endereço: Praça Américo Poli Monjardim, 60 - Centro - 29010-640 – Vitória - ES

GRUPOS DE PESQUISA

Grupo de Pesquisa MusMat, sediado na UFRJ


Daniel Moreira (1988, Rio de Janeiro) é Pós-Doutorando na UFRJ, Doutor e Mestre em Processos Criativos pela UFRJ e Bacharel em Composição Musical pela mesma instituição.

Foi aluno visitante da Eastman School of Music (Rochester, NY), como parte do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES, sendo coorientado pelo Prof. Dr. Robert Morris. Recebeu Menção Honrosa no 1º Concurso Nacional de Composição – Categoria Orquestra Sinfônica.

Teve sua obra "Fantasia para sax, trompete e percussão" selecionada no prêmio FUNARTE de Composição Clássica 2012. Sua obra "YHWH" foi selecionada no concurso de composição do II Festival de Música Contemporânea Brasileira Edino Krieger. Foi Professor Substituto de Composição da UFRJ entre 2014 e 2016, Professor de Contraponto entre 2021 e 2022 também na UFRJ e Professor de Composição no Conservatório Brasileiro de Música.

É membro do Grupo de Pesquisa MusMat (UFRJ - www.musmat.org) e faz parte do corpo editorial da Revista MusMat: Brazilian Journal of Music and Mathematics. Seu objeto de pesquisa atual consiste na investigação e desenvolvimento de ferramentas para a descrição e manipulação da textura musical tanto para um viés analítico quanto composicional.

Currículo Lattes


DISCIPLINAS MINISTRADAS

CESM - Centro de Ensino Superior de Música

  • Harmonia
  • Contraponto
  • Laboratório de Composição

CPMM - Centro de Pesquisa em Música e Musicologia

CEFM - Centro de Extensão e Formação Musical


AFILIAÇÕES ACADÊMICAS

Faculdade de Musica do Espírito Santo


ÁREAS DE INTERESSE

  • Composição Musical
  • Harmonia e Análise

PUBLICAÇÕES

MOREIRA, Daniel. 2017.
Textural Contour: A Proposal for Textural Hierarchy through the Ranking of Partitions Lexset. In: PAREYON, G., PINA-ROMERO, S., AGUSTÍN-AQUINO, O.A., LLUIS-PUEBLA, E. (Eds.). The Musical-Mathematical Mind Patterns and Transformations. Series Computatitonal Music Science. Springer International Publishing, 2017, pp. 199-206.

PAREYON, Gabriel; ALMADA, Carlos; MATHIAS, Carlos; SARAIVA, Cecília; MOREIRA, Daniel; CARVALHO, Hugo; PITOMBEIRA, Liduino; GENTIL-NUNES, Pauxy; MESZ, Bruno; AMSTER, Pablo, RIERA, Pablo. 2022.
Latin America: Major Developments in the Last 25 Years. MusMat: Brazilian Journal of Music and Mathematics, Vol. VI, No. 1, June, 2022. pp. 12-47. 

ALMADA, Carlos; MATHIAS, Carlos; SARAIVA, Cecília; MOREIRA, Daniel; CARVALHO, Hugo; PITOMBEIRA, Liduino. 2022.
Celebrating 10 Years of the MusMat Research Group: Survey of Activities and Future Perspectives. MusMat: Brazilian Journal of Music and Mathematics, Vol. VI, No. 1, June, 2022. pp. 48-77. 

MOREIRA, Daniel. 2021.
Measuring the Amount of Freedom for Compositional Choices in a Textural Perspective. MusMat: Brazilian Journal of Music and Mathematics, Vol. V, No. 1, June, 2021. pp. 126-156.

MOREIRA, Daniel; OLIVEIRA, Helder; CHRISPIM, Leandro; PADRÃO, Lucas; MACEDO, Roberto; TRINDADE, Vilane; PITOMBEIRA, Liduino. 20121.
Perfis composicionais como base metodológica para a modelagem do Prelúdio n.2 de Santoro. Revista Vórtex, Curitiba, v.9, n.3, p. 1-52, December, 2021. 

MOREIRA, Daniel. 2019.
Composing with Textures: A Proposal for Formalization of Textural Spaces. MusMat: Brazilian Journal of Music and Mathematics, Vol. III, No. 1, June, 2019. pp. 19-48.

MOREIRA, Daniel. 2014.
Contour Analyzer: Computational tool for the analysis of musical contours. ART MUSIC REVIEW, Federal University of Bahia, Bahia, Brazil, 2014. Vol. 27.

MOREIRA, Daniel. 2021.
Composição musical a partir de uma perspectiva textural: uma breve introdução ao design textural. In: XXXI Congress of National Association for Research and Graduate Studies in Music (ANPPOM), João Pessoa, Brazil. Anais..., 2021;

MOREIRA, Daniel. 2021.
Design Textural: análise textural como ferramenta para a organização composicional. In: III International Congress on Music and Mathematics, Rio de Janeiro, Brazil. Anais..., 2021. pp. 25-28.