Profª. ELAINE ROWENA DE SOUZA BARBOSA SCARPE

Website:

Endereço: Praça Américo Poli Monjardim, 60 - Centro - 29010-640 – Vitória - ES

PROJETOS

Projeto Um Canto Solidário (Governo do Estado ES) - Coordenadora/diretora artística

Musical Webber (fames) - produção e direção

Musical hair (fames) - produção e direção

Jornada da Voz, I e II edição - coordenação/produção.

Festival Internacional de Inverno Domingo Martins I,II,III,IV  - edição- coprodução

Semana Estadual de Estudos Vocais (Fafi- Escola Técnica Teatro, Dança E Musica)- coordenação.

GRUPOS DE PESQUISA

S.O.S VOZ - Grupo multidisciplinar de estudos vocais (EME ARTES/SP)

Mestra em Educação, Graduada em Canto Lírico e Serviço Social, Licenciada em Artes, Pós-Graduada em Regência, Psicopedagogia, Psicologia Clínica. Fisiologia da Voz, Educação em Música e Gestão Educacional e Criadora do Método Ginástica Respiratória Global que alia corpo, voz e movimento à consciência do trato vocal.

A também bailarina, autora teatral e atriz profissional Elaine Rowena iniciou seus estudos musicais no piano aos 05 anos, ingressando posteriormente aos 07 anos no Conservatório Brasileiro de Música (RJ).

A partir dos 09 anos torna-se também bailarina, especializando-se em ballet clássico, moderno e contemporâneo, atuando em diversas mostras como solista e coreógrafa. Profissionaliza-se como atriz, participando de óperas e musicais. Compôs aos 20 anos seu primeiro musical “O Guaranizinho” recebendo o Prêmio Petrobrás/ Lubrax na área de teatro. Na área de música popular, obteve o seu segundo Prêmio Nacional, o Concorrência Nacional Fiat.

Graduou-se em Canto Lírico pela Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), especializando-se com grandes nomes nacionais e internacionais do bel canto, entre estes: Franco Iglesias (EUA), Natércia Lopes (ES), Martha Herr (EUA/SP), Paulo Fortes (RJ), Francisco Frias (BH) e Maria Foltyn (Polônia). Trabalhou sob a regência e preparação dos maestros: Sérgio Magnani (Itália), Rufo Herrera (Argentina) Helder Trefzger (Titular da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo), Jaceguay Lins (RJ), Sérgio Dias (RJ), Marlos Nobre e do internacional barítono Paulo Fortes (RJ) em várias óperas e concertos. Durante 02 anos foi diretora do departamento de corais da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo onde produziu e dirigiu, entre outros eventos, os 2º e 3º festivais de Corais do ES e a co- produção do Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins.

Por 04 anos conselheira na câmara de Artes Musicais do Conselho Estadual de Cultura do ES, trabalhou ativamente na confecção e implantação dos editais de incentivo às artes. Na FAMES (Faculdade de Música do Espírito Santo), a convite do Governo do Estado do Espírito Santo, atuou como Assessora acadêmica e Assessora especial de eventos, produzindo toda a programação artística da referida faculdade em sua gestão, destacando-se o projeto “Essa Bossa é Nossa” em comemoração aos 50 anos do movimento, sucesso de público e critica.

Na mesma entidade, atuou com professora nos cursos de bacharelado e licenciatura, além do departamento de musicalização e a preparação vocal do coral oficial da escola, tendo participado ativamente na implantação de grades curriculares da referida entidade de ensino. Dentre seus trabalhos na área musical destacam-se a produção e direção geral dos musicais Hair e Webber (Governo do Estado do ES/FAMES), a preparação vocal do internacional Boi Garantido do Tradicional Festival Folclórico de Parintins (considerado o maior do mundo em seu gênero), a participação especial junto a Orquestra Sinfônica da Varsóvia em sua temporada internacional, a assessoria vocal aos programas da rede de televisão SBT/SP, a representação oficial do país na 7ª. Bienal Internacional de Música Erudita Contemporânea, a direção artística da Jornada Estadual da Voz (Fames) e a direção geral e produção do projeto ”Um Canto Solidário”, espetáculo filantrópico oficial do Governo do Estado do Espírito Santo no dia mundial de luta contra a Aids, com um elenco de mais de 200 artistas das mais variadas vertentes.

Atualmente é professora adjunta efetiva do quadro docente da Fames na cadeira de música popular, diretora da Cia Capixaba de Ópera e Musicais e atua como Artistic Voice Coach, prestando consultoria a artistas e profissionais das mais diversas concepções estilísticas, bem como a empresas e entidades na formação de eventos de cunho artístico-pedagógico.

Currículo Lattes

• Ginástica respiratória
  • Práticas interpretativas

PUBLICAÇÕES:

CD- SEREIAS, música popular brasileira e internacional. Produção em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Espirito Santo - SECULT/ES.

CD - COLETÊNEA VIA FAFI, ritmos diversos. Produção da Prefeitura Municipal de Vitória/ES.

CURTA METRAGEM - A SABOTAGEM DA MOQUECA REAL, do cineasta Ricardo Salles de Sá, premiado no Festival Internacional de Curta Metragens em Paris/França e Festival Espirito Mundo Douarnenez/França.