Prof. Emerson Campos Gonçalves


Email: emerson.goncalves@fames.es.gov.br

Telefone: 27 992420493

Atendimento: Fames

Horários: 2ª e 4ª - 9:30 às 11:30 - 14:00 às 17:0016:00

Website: www.emersoncampos.com.br

Endereço: Praça Américo Poli Monjardim, 60 - Centro - 29010-640 – Vitória - ES

GRUPOS DE PESQUISA

  • Núcleo de Estudo e Pesquisas em Educação
  • Filosofia e Linguagens (Nepefil/CE/Ufes)

Emerson Campos Gonçalves é Pós-Doutorando em Letras (PPGL/Ufes) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/Ufes - 2020), tendo sido bolsista Capes.

É Mestre em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Posling/Cefet-MG - 2013), possui bacharelado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas - 2008) e licenciatura em Letras/Português pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes/UAB - 2019).

É professor titular de Letras e Linguística na Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES). Entre 2021 e 2022 foi professor efetivo de Língua Portuguesa na Prefeitura Municipal de Vila Velha, sendo lotado na UMEF Dep. Paulo Sérgio Borges.

É pesquisador do Núcleo de Estudo e Pesquisas em Educação, Filosofia e Linguagens do Centro de Educação da Ufes (Nepefil/CE/Ufes).

Também pela Ufes foi professor substituto de Jornalismo, Publicidade e Cinema no Departamento de Comunicação Social (2015-2016) e de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa no Departamento de Linguagens, Cultura e Educação (2020).

Foi, ainda, professor voluntário de Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação no Departamento de Educação, Política e Sociedade da Ufes (2017-2018).

Atualmente investiga as aproximações entre o jornalismo literário de Svetlana Aleksiévitch e Euclides da Cunha a partir da perspectiva benjaminiana. Suas linhas de pesquisa são i) Cibercultura, Web 2.0 e Convergência de Mídias; ii) Semiótica e Estudos de Linguagem; iii) Jornalismo Literário e Literatura; iv) Ensino e Filosofia da Educação; e v) Filosofia, Cultura e Comunicação (esta última diretamente relacionada com os estudos da Teoria Crítica da Sociedade, a partir de Theodor W. Adorno e Christoph Türcke).

Tem experiência como revisor de Língua Portuguesa em diferentes periódicos/editoras e atua como editor científico independente. Como poeta, publicou "A morte do jornalista: causos poéticos" (2020).

Currículo Lattes


DISCIPLINAS MINISTRADAS

CESM - Centro de Ensino Superior de Música

  • Língua Portuguesa

  • Filosofia

  • Educação

CPMM - Centro de Pesquisa em Música e Musicologia

-

CEFM - Centro de Extensão e Formação Musical

  • Percepção Musical
  • Canto Coral

AFILIAÇÕES ACADÊMICAS

  • Professor titular na FAMES
  • Pós-Doutorando no PPGL/Ufes
  • Pesquisador no Nepefil/CE/Ufes (vinculado grupo nacional Teoria Crítica e Educação).


ÁREAS DE INTERESSE

  • Cibercultura, Web 2.0 e Convergência de Mídias
  • Semiótica e Estudos de Linguagem
  • Jornalismo Literário e Literatura
  • Ensino e Filosofia da Educação
  • Filosofia, Cultura e Comunicação
  • Música e Indústria Cultural

PUBLICAÇÕES:

Livros Publicados/Organizados:

1. LOUREIRO, R. (Org.) ; RAMALHETE, M. P. (Org.) ; GONÇALVES, E. C. (Org.) . Educação, experiência e formação estética: diálogos com a teoria crítica da sociedade (contemporânea). 1. ed. Vitória/ES: Edufes, 2022.

2. GONÇALVES, EMERSON CAMPOS. A morte do jornalista: causos poéticos. 1. ed. Vitória/ES: Edição Independente, 2020. 66p .

3. GONÇALVES, E. C.. Convergência 'infinita' de mídias: manual teórico para não jogar seu conteúdo jornalístico no lixo. 1. ed. Porto Seguro/BA: Oyá Editora, 2020. 142p .

4. GONÇALVES, E. C.; LOUREIRO, R. (Org.) ; RAMALHETE, M. P. (Org.) . Isolad@s: reflexões artísticas e teórico-críticas sobre o isolamento social no contexto da pandemia. 1. ed. Vitória/ES: Nepefil/Ufes, 2020. v. 1. 434p .

5. MACEDO, Y. M. (Org.) ; GONÇALVES, E. C. (Org.) . Atenção, cuidados e direitos: emergências sociais. 1. ed. Porto Seguro, Bahia: Editora Oyá, 2019. 290p .

Artigos:

1. LOUREIRO, R. ; GONÇALVES, E. C. . (SEMI)FORMAÇÃO NO CONTEXTO DAS FAKE NEWS E DA PÓS-VERDADE NA SOCIEDADE EXCITADA - DE ADORNO A TÜRCKE. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE), v. 37, p. 1-21, 2021.

2. IMBERTI, G. A. ; PEREIRA, S. S. ; PAULA, R. G. ; GONÇALVES, E. C. ; COITINHO, J. B. . Ensino remoto emergencialdurante a pandemiana perspectiva freiriana: análise de grupos focais comdiscentes de uma IFES. REVISTA OLHARES E TRILHAS, v. 23, p. 555, 2021.

3. GONÇALVES, E. C.; COITINHO, J. B. ; LOUREIRO, R. . Vício em imagens, metilfenidato e a cultura do déficit de atenção - implicações da sociedade excitada para a (semi)formação docente. REVISTA VIRTUAL EN_FIL - ENCONTROS COM A FILOSOFIA, v. 13, p. 115-132, 2021.

4. BERGAMASCHI, C. L. ; BATISTA, L. S. ; GONÇALVES, E. C. ; PIRES, R. G. W. ; SILVA, C. M. E. ; RIBEIRO, J. N. ; GONCALVES, J. B. C. . Revisão de conteúdos do ensino médio aplicados à Bioquímica. REVISTA DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR, v. 10, p. 1-18, 2020.

5. GONÇALVES, E. C.. Vozes femininas silenciadas: o jornalismo literário de Svetlana Aleksiévitch como resistência à espiral do silêncio produzida pelo patriarcado. PAUTA GERAL - ESTUDOS EM JORNALISMO, v. 6, p. 3-19, 2019.

6. GONÇALVES, E. C.; LOUREIRO, ROBSON . NOTAS SOBRE OS ESTUDOS DE T. ADORNO EM BERKELEY: A `FARSA DA FARSA? NA AMÉRICA LATINA E O VIGOR DA ESCALA F. PROBLEMATA: REVISTA INTERNACIONAL DE FILOSOFIA, v. 10, p. 227-254, 2019.

7. GONÇALVES, E. C.; LOUREIRO, R. . DISCURSOS SOBRE GÊNERO NA PUBLICIDADE PÓS-MASSIVA: UM ESTUDO DO VIDEOCASE -BADASS- À LUZ DA SEMIÓTICA SINCRÉTICA DISCOURSE ABOUT GENDER IN POST-MASSIVE ADVERTISING: A STUDY OF THE -BADASS- VIDEOCHASE THROUGH SYNCRETIC SEMIOTICS. ACTA SEMIÓTICA ET LINGVISTICA, v. 22, p. 43-58, 2018.

8. GONÇALVES, EMERSON CAMPOS; LOUREIRO, ROBSON . LIMITES ENTRE JORNALISMO E LITERATURA EM -A GUERRA NÃO TEM ROSTO DE MULHER-, DE SVETLANA ALEKSIÉVITCH: UMA ANÁLISE DO NARRADOR A PARTIR DO CONCEITO BENJAMINIANO DE ERFAHRUNG. VIA ATLÂNTICA, v. 1, p. 193-210, 2018.

9. CARVALHO, L ; GONÇALVES, E. C. . Cinema e publicidade na era pós-massiva: representação da mulher no universo convergente da franquia Star Wars. REVISTA DE AUDIOVISUAL SALA 206, v. 6, p. 143-173, 2017.

10. ALIPRANDI, D.C. ; GONÇALVES, E. C. . Convergência infinita entre interagentes e conteúdo: um modelo de análise para a narrativa transmidiática seriada. REVISTA DE AUDIOVISUAL SALA 206, v. 1, p. n.p., 2017.

11. GONÇALVES, E. C.; LOUREIRO, R. . Jornalismo como antifilosofia e a propagação do discurso fascista na Sociedade Excitada: uma análise crítica de charges em A Gazeta. REVISTA ESTUDOS DE JORNALISMO, v. 1, p. 113-129, 2017.

12. XAVIER, B. G. ; GONÇALVES, E. C. ; RAMALHETE, M. P. ; RAMOS, S. D. H. . Fragmentos benjaminianos e quatro caminhos para a pesquisa em educação: experiência, infância, arte e poder. Pró-Discente (UFES), v. 22, p. 64-90, 2016.

Capítulos de Livro:

1. GONÇALVES, E. C.; LOUREIRO, R. . Jornalismo como [semi] formação: 13 pontos costurados à luz da teoria crítica para um debate adiado sobre educação. In: Robson Loureiro; Mariana Passos Ramalhete; Emerson Campos Gonçalves. (Org.). Educação, experiência e formação estética: diálogos com a teoria crítica da sociedade (contemporânea). 1ed.Vitória/ES: Edufes, 2022, v. , p. 58-.

2. GONÇALVES, E. C.; COITINHO, J. B. . Reflexos da sociedade excitada no Ensino Superior: O vício em imagens e a supersaturação dos sentidos como obstáculos no ensino-aprendizagem de Bioquímica.. In: Rafael Nogueira Costa; Celso Sánchez; Robson Loureiro; Sergio Luiz Pereira da Silva. (Org.). Imaginamundos: Interfaces entre educação ambiental e imagens.. 1ed.Macaé: NUPEM - UFRJ, 2021, v. 1, p. 305-320.

3. GONÇALVES, E. C.. Covid-19 e "pós-verdade": o escárnio da racionalidade técnico-instrumental. In: GONÇALVES, E.C; LOUREIRO, R; RAMALHETE, M. P.. (Org.). Isolad@s: reflexões artísticas e teórico-críticas sobre o isolamento social no contexto da pandemia. 1ed.Vitória/ES: Nepefil/Ufes, 2020, v. 1, p. 381-396.

4. GONÇALVES, E. C.. Será possível amar?. In: GONÇALVES, E.C; LOUREIRO, R; RAMALHETE, M. P.. (Org.). Isolad@s: reflexões artísticas e teórico-críticas sobre o isolamento social no contexto da pandemia. 1ed.Vitória/ES: Nepefil/Ufes, 2020, v. 1, p. 291-293.

5. GONÇALVES, EMERSON CAMPOS; COITINHO, T. B. ; COITINHO, J. B. . Pedagogia histórico-crítica: brevíssimos apontamentos sobre a contribuição filosófica de Saviani para a educação brasileira. In: Monnique Greice Malta Cardoso; Sabrina Paradizzo Senna. (Org.). Filosofia para quê? A importância do pensamento filosófico para reflexões atuais. 1ed.Belo Horizonte: Editora Dialética, 2020, v. , p. 46-60.

6. GONÇALVES, E. C.; LOUREIRO, ROBSON . Elaboração do passado e literatura como resistência: a negação determinada do jornalismo hegemônico na sociedade excitada. In: BARBOSA, D. C. de S.; SERRANO, A. L. de M; SOARES, L. E.; TAKAO, A. S. (Org.). Literatura, biopolítica e indústria cultural do imperialismo norte-americano. 1ed.Vitória: PPGL/Ufes, 2019, v. 1, p. 49-56.

7. GONÇALVES, E. C.. Do ensino à práxis: midiativismo como prática contrahegemônica do jornalismo na sociedade excitada. In: BRAIGHI, Antônio Augusto; LESSA, Cláudio; CÂMARA, Marco Túlio. (Org.). Interfaces do Midiativismo: do conceito à prática. 1ed.Belo Horizonte: CEFET-MG, 2018, v. , p. 258-277.

8. GONÇALVES, E. C.. Literatura e ensino do jornalismo: uma experiência pedagógica histórico-crítica. In: Maria Amélia Dalvi; Cyntia Graziela Simões Girotto; Amanda Valiengo; Taiga Bertolani Scaramussa. (Org.). Literatura e Educação: gêneros, políticas e propostas. 1ed.Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2018, v. , p. 110-118.