Prof. Levy Pacheco de Oliveira Neto


Email: levy.neto@fames.es.gov.br

Telefone: (27) 999209369

Atendimento: Fames

Horários: 

Website: www.levyoliveira.com

Endereço: Praça Américo Poli Monjardim, 60 - Centro - 29010-640 – Vitória - ES


Levy Oliveira, natural de Congonhas (MG), é doutor em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo como orientadores os compositores João Pedro Oliveira e Paul Rudy.

Em seu trabalho criativo, o compositor busca compreender como os ouvintes reagem à música e quais são suas expectativas para tentar posteriormente confirmá-las ou subvertê-las. Para isso, a pesquisa e compreensão de termos da psicologia como Habituação e Fluência de Processamento tem sido uma rica fonte de inspiração a ser explorada em sua música.

A utilização de sons eletrônicos tem se tornado uma constante no seu trabalho devido à enorme capacidade de expressividade tímbrica e espacial desse meio. Apesar disso, sua obra é diversa e abrange desde peças acusmáticas até peças para instrumento solista, conjuntos de câmara e grande orquestra. Sua música tem sido apresentada em diversos festivais nacionais e internacionais, como o Monaco Electroacoustique (Mônaco, Mônaco), Open Circuit (Liverpool, Inglaterra), Festival Tinta Fresca (Belo Horizonte, Brasil), EMUFest (Roma, Itália), New York City Electroacoustic Music Festival (Nova York, Estados Unidos), MA/IN Festival (Matera, Itália), Bienal de Música Brasileira Contemporânea (Rio de Janeiro, Brasil), International Computer Music Conference (ICMC) 2021, Sonorities Festival (Belfast, Irlanda do Norte) entre outros.

Suas partituras são publicadas pela editora francesa Babel Scores. Em sua atuação como educador, Levy Oliveira é um dos criadores e organizadores do Festival Escuta Aqui. O festival, que teve seu inicio durante a pandemia de coronavírus, oferece a oportunidade a compositores ainda em seu estágio inicial de formação de ter suas peças interpretadas por músicos já com experiência com a música contemporânea e ainda participar de masterclasses com compositores reconhecidos na área. Para mais informações, partituras e gravações, acesse: www.levyoliveira.com

Currículo Lattes


DISCIPLINAS MINISTRADAS

CESM - Centro de Ensino Superior de Música

  • Análise Musical I
  • Análise Musical II
  • Análise Musical IV

CPMM - Centro de Pesquisa em Música e Musicologia

CEFM - Centro de Extensão e Formação Musical


AFILIAÇÕES ACADÊMICAS

Faculdade de Musica do Espírito Santo


ÁREAS DE INTERESSE

  • Composição
  • Composição Eletroacústica
  • Música Mista
  • Teoria Musical aplicada à prática criativa
  • Música Contemporânea

PUBLICAÇÕES:

https://revistas.ufg.br/musica/article/view/48718
https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/15108