Cursos de graduação da Fames terão processo seletivo digital

23/04/2021 17h58 - Atualizado em 23/04/2021 18h16

Faculdade vai oferecer 120 vagas para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música

A Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) vai realizar o processo seletivo para o preenchimento de vagas para os cursos superiores em Música do ano letivo de 2021. No total, serão oferecidas 120 vagas entre Licenciatura e Bacharelado em Música, com habilitações em Instrumento, Canto e Música Popular. As inscrições podem ser feitas de 07 a 14 de maio. A novidade para este ano é que todo o processo seletivo será realizado em uma plataforma digital, o que permitirá a realização das provas a distância, inclusive, as práticas, que serão feitas por meio do envio de vídeos.

“Diante dos desafios impostos pela pandemia, desenvolvemos todo o processo no formato digital, permitindo que os candidatos tenham acesso aos cursos de forma segura. O ensino da Música vem se adaptando com a ajuda da tecnologia, uma vez que a forma presencial pode oferecer riscos de contaminação aos alunos, professores e servidores da instituição. Dessa forma, a faculdade vem realizando a conversão digital que está garantindo a oferta dos seus serviços à população de forma gratuita e com qualidade”, afirmou o diretor da Fames, Fabiano Araújo.

Como já ocorria nos anos anteriores, o boleto para o pagamento da taxa de inscrição poderá ser gerado pelo candidato por meio da internet, sem a necessidade de comparecimento à faculdade, bastando acessar o site da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

As provas, que serão realizadas entre os dias 20 e 31 de maio, ficarão disponíveis aos inscritos dentro de uma plataforma on-line, preparada exclusivamente para o exame. Na primeira fase, os vestibulandos serão avaliados na prova de Conhecimentos Musicais e Redação. Na segunda fase, acontecem as provas de Solfejo e Leitura Rítmica e Habilidade Instrumental/Canto, por meio do envio de vídeos.

Na terceira fase, os candidatos aos cursos de Bacharelado deverão enviar o vídeo com uma performance musical e os pretendentes ao curso de Licenciatura, um vídeo no qual será avaliada a didática, por meio da simulação de uma atividade de musicalização.

Portal do Vestibular

Visando a oferecer todas as informações e orientações necessárias, a Fames irá disponibilizar um site (vestibular.fames.es.gov.br) específico para o processo seletivo. Nele, os estudantes encontrarão todos os detalhes da seleção, como: tutoriais, documentos, dicas, bibliografias e outras informações, além do calendário do vestibular, para acompanhar todo o processo.

O Resultado final da seleção será divulgado no dia 07 de junho e as matrículas poderão ser realizadas de 08 a 11 de junho. Poderão solicitar isenção da taxa de inscrição os candidatos que comprovarem renda familiar inferior a três salários mínimos.

(27) 98895-5857 / (27) 98169 7995