DUO ARS CANTUS

03/03/2023 09h55 - Atualizado em 03/03/2023 11h11

07/03/2023
20 horas
Classificação: Livre
Ingressos: R$4,00 / R$2,00


O Duo Ars Cantus é formado por duas intérpretes de ampla experiência internacional cujos caminhos individuais se encontraram no Espírito Santo. As carreiras construídas pela mezzosoprano argentina Lorena Espina e a pianista brasileira Paula Galama unem-se em um denominador comum: uma vida de estudo dedicada à busca da excelência musical e um grande amor pela performance. As obras selecionadas para este concerto apresentam composições que encontram ressonância com o trabalho desenvolvido pelo Duo Ars Cantus, trazendo a personalidade feminina abordada por grandes compositoresde . Em seu trabalho o Duo tem abordado as canções de câmera, específicas para formato canto e piano, a temática do sentimento feminino.


LORENA ESPINA- Mezzosoprano
Estudou canto lírico e piano no Conservatório Nacional de Música e no Instituto Superior de Artes do Teatro Colón de Buenos Aires. Completou seus estudos na Áustria com a Profa Althea Bridges e com o Prof. Thomas Kerbl (Lied e Oratório) na Universidade Anton Bruckner (Linz). Seu repertório de mezzosoprano inclui mais de 50 papéis cantados em mais de 20 países. Seus personagens mais destacados são: Carmen, Dorabella (Cosi fan tutte), Charlotte(Werther), Sesto, Annio (La clemenza di Tito), Metella (La vie parisienne), Conception (L’HeureEspagnole) , Leonora (La favorita) e Oktavian (Der Rosenkavalier) entre outros.

Atua regularmente como convidada em produções nos Teatros e Festivais da Europa , Ásia e América do Sul. Se apresentou em diversas oportunidades na Volksoper de Viena, na Ópera de Leipzig, na Ópera de Halle, no Landesbühnen Sachsen em Dresden, Deutsche Oper am Rhein, no Gran Theatre de Luxemburgo, no Theatro Manoel de Malta e nas Óperas de Budapest e Shanghai.

Como concertísta cantou na Musikvereinsaal Viena, Konzerthaus Viena, Mozarteum Salzburg, Philharmonie im Gasteig Munique, etc. Na Áustria participou dos festivais mas importantes do pais: Festival Internacional de Bregenz, Wienerfestwochen, Osterklang Wien, Festival Internacional de Música de Grafenegg, Festival de Opereta de Mörbisch. Trabalhou sob a direção dos maestros: Herbert Mogg, Fabio Luisi, Pavel Baleff, Dennis Russell Davies, Francesco Corti, Ernesto Martinez Izquierdo, Mario Perusso, Kristian Järvi e Alfred Eschewe, entre outros.

Alguns de seus diretores de cena foram: Jerome Savary, Klaus Michael Gruber, Hans Grazer, Robert Meyer, Robert Herzl, Josef Köplinger , OliverTambosi, Axel Köhler, Robert Carsen. A mezzosoprano participou na gravação de numerosos DVD e CD, entre eles, com o Barockensemble der Wiener Symphoniker e com a Wiener Mozart Akademie. Atualmente, Lorena Espina é mestranda em „Patrimonio artístico y cultura en sudamérica colonial” da Universidade de Buenos Aires, na Argentina. No Brasil é Prof.a de Canto na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Coordenadora do Núcleo de Ópera da Faculdade de Música do Espírito Santo.

A artista leciona aulas particulares de canto lírico e popular em seu estudio “Ars Cantus” em Vila Velha.


PAULA GALAMA – Piano
Paula Galama iniciou seus estudos em piano aos seis anos de idade, formando-se Bacharel pela Faculdade de Música do Espírito Santo, na classe da Professora Isa Virgínia Boechat. Concluiu seu Mestrado na Escola de Música da UFRJ, em 1999, apresentando a dissertação “Jaceguay Lins – uma visão de sua obra e personalidade através de Katemare e Lacrimabilis”, sob orientação da Professora Myrian Dauelsberg.

Como solista e camerista, tem tocado em vários estados do Brasil, Estados Unidos, China e Europa, tendo participado como solista da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, Orquestra da Faculdade de Música do Espírito Santo, University of Kentucky Wind Ensemble, e colaborado com a University of Kentucky Symphonic Orchestra entre outras.

Tem dividido o palco com músicos consagrados como Charles Schlueter, Benjamim Karp, Radegundis Feitosa, Alceu Reis, Naílson Simões, Antônio Marcos Cardoso, Lorena Espina, entre outros. Entre seus professores estão Myrian Dauelsberg (Brasil), Isa Boechat (Brasil), Victor Chouchoukov (Bulgária), Vadim Rudenko (Rússia), Luis Medalha (Brasil), Luis Henrique Senise (Brasil), Linda Bustani (Brasil), Dra. Irina Voro (Rússia/US), entre outros.

Conclui seu Doutorado em Música com ênfase em performance pela Universidade de Kentucky, EUA sob orientação de Dra. Irina Voro (Rússia/US) apresentando a tese “Reconsiderando as representações brasileiras no Choros no 5 e Bachianas Brasileiras no 4 de Heitor Villa-Lobos”.

Atualmente é professora da Faculdade de Música do Espírito Santo onde coordenou o Núcleo de Teclas por cinco anos, o Núcleo de Excelência Pianística e organizou os Encontros Internacionais de Piano. Paralelamente às suas atividade docentes, realiza pesquisa no âmbito da literatura brasileira contemporânea para piano solo e música de câmera brasileira. É pianista do Duo Galama-Cardoso, onde há 30 anos trabalha no repertório de câmera para trompete e piano.

Também organiza e mantém o acervo do compositor Jaceguay Lins, sobre quem escreveu o livro “Jaceguay Lins: personalidade e obra”, livro que traça a trajetória do compositor, seus processos processos composicionais e sua obra.