II Colóquio de Música e Pesquisa da Fames

20/11/2019 11h30 - Atualizado em 27/11/2019 12h30

Apresentação

A realização do II Colóquio de Música e Pesquisa da Fames, ação ligada ao Centro de Pesquisa em Música e Musicologia, é uma iniciativa da Coordenação de Pós-Graduação em Pesquisa da Fames e se configura num intercâmbio promovido pela instituição entre projetos de pesquisa desenvolvidos na mesma, visando o seu desenvolvimento bem como o estímulo a outras ações.

A proposta do II Colóquio de Música e Pesquisa da Fames e as atividades planejadas advém de demandas institucionais observadas na Fames. Sendo assim, acreditamos que será uma ação que trará perspectivas inovadoras para o corpo docente e discente da Fames.

Objetivo

O principal objetivo do II Colóquio de Música e Pesquisa da Fames é proporcionar o diálogo entre os participantes dos projetos de pesquisa, coordenadores, pesquisadores e facilitadores, buscando o aprimoramento de suas ações por meio da reflexão, do conhecimento, da avaliação e orientação realizada por seus pares, presentes nas sessões de comunicação oral dos projetos de pesquisa que serão apresentados.

Os objetivos secundários são:

-    Incentivo a criação e desenvolvimento de novos projetos de pesquisa;

-    Definição de grupos de pesquisa;

• A formação professional do pesquisador e professor de música;
  • Orientação de pesquisa realizada por pesquisadores experientes;
  • Troca de experiências;

Justificativa

A realização do II Colóquio de Música e Pesquisa da Fames se justifica em função da necessidade de reunir os projetos de pesquisa e dialogar com eles e sobre eles. Tais projetos estão sendo desenvolvidos pela Fames em parceria com a Fapes e Sedu.

O II Colóquio de Música e Pesquisa da Fames proporcionará a divulgação das ações dos projetos entre pares, criando possibilidades de avaliação e orientação para direcionar  ser avaliados e receberem orientações a serem consideradas na preparação dos próximos passos. Assim, a justificativa principal do II Colóquio de Música e Pesquisa da Fames é a integração das ações de pesquisa, desenvolvidas nos projetos de pesquisa na Fames como um modo de desenvolver, fortalecer e divulgar, garantindo assim a interação entre a pesquisa e Fames, vista como Instituição de Ensino Superior.

Público Alvo

O Colóquio de Música e Pesquisa da Fames é destinado a profissionais e alunos da área de música e educação que tem interesse em pesquisa.

Fazer inscrição agora

PROGRAMAÇÃO (sujeita a alterações)

1º DIA

16h30 - Credenciamento.

18 h - Apresentação Musical

18h15 - Abertura

18h30 - Mesa de Debates: Os Caminhos da Pesquisa e a Formação do Pesquisador.

Prof. Dr. José Aparecido Cirilo, Prof. Abel Moraes e Prof. Me. Denise Bezerra.

2º DIA

8h - Apresentação Musical

8h30 - Mesa de Debates – Ampliando o Campo de Ação da Fames: articulações com a Fapes e a Sedu.

Representantes da Fames, Fapes e Sedu.

10h – Palestra: A auto etnografia na pesquisa em música. Profa. Me. Denise Bezerra

11h30 - Apresentação Musical – “Concerto de Música de Câmara”

14h - A Teoria do Fluxo: suas aplicabilidades nas aulas de instrumento e canto.

Prof. Dr. Abel Moraes

15h30 - Fórum de Música e Pesquisa da Fames - Oficialização dos Grupos de Pesquisa da Fames.

18h30 - Apresentação Musical - Camerata de Violões da UFRJ

3º DIA

8h - Apresentação Musical

8h30 - Mesa de debates/Estudo orientado – Culturas em Fluxo.

Temas transversais: Pedagogia, Didática e Avaliação no âmbito do Ensino MusicalProf. Dr. Abel Moraes e Profa. Me. Denise Maria Bezerra

11h30 - Apresentação Musical

12h - Almoço

13h30 - Apresentação Musical

13h - 18h Mesa de debates/ Estudo orientado -  Técnica e Musicalidade – Mídia e Tecnologia em Fluxo.

Temas transversais: Pedagogia, Didática e Avaliação no âmbito do Ensino Musical.

Prof. Dr. Abel Moraes e Profa. Me. Denise Maria Bezerra