1° Colóquio do Grupo de Pesquisa Práticas Musicais na Contemporaneidade

19/09/2024 13h15 - Atualizado em 19/09/2024 14h24

Submissão de trabalhos: Até 13 de outubro de 2024

Formulário de envio de trabalhos | Baixar Documento Completo

Os séculos XX e XXI foram marcados por uma revolução cultural e tecnológica que impactaram expressivamente a prática musical, alterando seus meios de criação, interpretação e distribuição. Dentro deste contexto, anunciamos a presente chamada de trabalhos para o 1° Colóquio do Grupo de Pesquisa Práticas Musicais na Contemporaneidade, a ser realizado no dia 29 de novembro de 2024, em formato online.

O objetivo do Colóquio é refletir sobre as questões advindas do fazer musical no mundo contemporâneo, buscando não apenas o desenvolvimento de novas formas de se pensar a criação e interpretação musical, mas também recontextualizar e atualizar práticas criativas e performáticas já consolidadas. As submissões deverão ser realizadas por meio do envio do trabalho escrito, de acordo com a seguinte especificação:

Resumo expandido - até 10.000 caracteres com espaço (ver “Instruções para a formatação das submissões”).

Serão aceitas propostas de resumos de alunas e alunos de graduação e de pós-graduação, professoras e professores, pesquisadoras e pesquisadores de áreas do conhecimento que se relacionam com os tópicos de interesse do Colóquio. Tópicos de interesse incluem:

• Ambisonics;
  • Análise eletroacústica;
  • Cognição musical e a prática criativa;
  • Estratégias de interatividade na Música Mista;
  • Práticas contemporâneas e formação de público;
  • Influências da música popular na música contemporânea de concerto;
  • Práticas interdisciplinares na música de concerto contemporânea;
  • Performance e música contemporânea;
  • Práticas composicionais contemporâneas.

Outros tópicos que se relacionam com o tema da chamada também serão considerados.

Formulário de envio de trabalhos | Baixar Documento Completo