- Institucional
- Contato
- Legislação
- Licitações
- Ensino
- Pesquisa
- Extensão
-
Acesso à Informação
- Dados Abertos
- Privacidade e Proteção de Dados
- Ações e Programas
- Carta de Serviços
- Contratos
- Relação de Veículos
- Acordos sem Transferência de Recursos
- Prestadores Terceirizados
- Ordem Cronológica de Pagamentos
- Obras
- Convênios
- Despesas
- Servidores
- Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
- Relatórios LAI
- OUVIDORIA FAMES
- Editais
- Gestão de Documentos
1° Colóquio do Grupo de Pesquisa Práticas Musicais na Contemporaneidade
19/09/2024 13h15 - Atualizado em
19/11/2024 15h57
Trabalhos Selecionados:
Austeclínio Lopes de Farias, Lucca Perrone Totti
Escuta Escritural: uma leitura da noção de Escritura através da aproximação entre Composição Escrita e Improvisação Não-Idiomática por um critério auditivo
Benjamin Felipe Cota Villa Real
Gênero, sexualidade e trilha sonora: um estudo sobre a representação sonora das personagens queer nas obras selecionadas
Caio Csizmar Soares Lourenço e Pedro Campos Nuñez Pascoali
Diálogo entre tradição material e contemporaneidade processual: transformações em Histos XV, de Alexandre Lunsqui
Danilo Leão Couto
Colaboração compositor-intérprete na reelaboração de passagens não-idiomáticas em solilóquio para saxofone solo
Diego Nicolás Silva Saavedra / Felipe Pessin Panzoli
MonoNeon: um estudo sobre o impacto das mídias digitais nas práticas musicais improvisadas
Gustavo Alves da Silva (autor) e Felipe Pessin Manzoli (coautor)
Um estudo sobre recursos composicionais de choro para violão solo
Mafalda Carvalho
Género, resistência e performance: Re-criação de Syrinx de Claude Debussy
Pedro Pascoali
Digitalização e organização de documentação da segunda metade dos anos 1980 de performances musicais com live eletronics do L’Itinéraire e do GRM
Rafael Henrique Ribeiro Teixeira; Luiz Renato da Silva Rocha
Diálogo Musical: A Abordagem de Bob Wyatt sobre a Improvisação na Performance da Bateria
Formulário de envio de trabalhos | Baixar Documento Completo | Festival Escuta Aqui!
Os séculos XX e XXI foram marcados por uma revolução cultural e tecnológica que impactaram expressivamente a prática musical, alterando seus meios de criação, interpretação e distribuição. Dentro deste contexto, anunciamos a presente chamada de trabalhos para o 1° Colóquio do Grupo de Pesquisa Práticas Musicais na Contemporaneidade, a ser realizado no dia 29 de novembro de 2024, em formato online.
O objetivo do Colóquio é refletir sobre as questões advindas do fazer musical no mundo contemporâneo, buscando não apenas o desenvolvimento de novas formas de se pensar a criação e interpretação musical, mas também recontextualizar e atualizar práticas criativas e performáticas já consolidadas. As submissões deverão ser realizadas por meio do envio do trabalho escrito, de acordo com a seguinte especificação:
Resumo expandido - até 10.000 caracteres com espaço (ver “Instruções para a formatação das submissões”).
Serão aceitas propostas de resumos de alunas e alunos de graduação e de pós-graduação, professoras e professores, pesquisadoras e pesquisadores de áreas do conhecimento que se relacionam com os tópicos de interesse do Colóquio. Tópicos de interesse incluem:
- Ambisonics;
- Análise eletroacústica;
- Cognição musical e a prática criativa;
- Estratégias de interatividade na Música Mista;
- Práticas contemporâneas e formação de público;
- Influências da música popular na música contemporânea de concerto;
- Práticas interdisciplinares na música de concerto contemporânea;
- Performance e música contemporânea;
- Práticas composicionais contemporâneas.
Outros tópicos que se relacionam com o tema da chamada também serão considerados.