1° Colóquio do Grupo de Pesquisa Práticas Musicais na Contemporaneidade

19/09/2024 13h15 - Atualizado em 19/11/2024 15h57

Trabalhos Selecionados:

Austeclínio Lopes de Farias, Lucca Perrone Totti

Escuta Escritural: uma leitura da noção de Escritura através da aproximação entre Composição Escrita e Improvisação Não-Idiomática por um critério auditivo


Benjamin Felipe Cota Villa Real

Gênero, sexualidade e trilha sonora: um estudo sobre a representação sonora das personagens queer nas obras selecionadas


Caio Csizmar Soares Lourenço e Pedro Campos Nuñez Pascoali

Diálogo entre tradição material e contemporaneidade processual: transformações em Histos XV, de Alexandre Lunsqui


Danilo Leão Couto

Colaboração compositor-intérprete na reelaboração de passagens não-idiomáticas em solilóquio para saxofone solo


Diego Nicolás Silva Saavedra / Felipe Pessin Panzoli

MonoNeon: um estudo sobre o impacto das mídias digitais nas práticas musicais improvisadas


Gustavo Alves da Silva (autor) e Felipe Pessin Manzoli (coautor)

Um estudo sobre recursos composicionais de choro para violão solo


Mafalda Carvalho

Género, resistência e performance: Re-criação de Syrinx de Claude Debussy


Pedro Pascoali

Digitalização e organização de documentação da segunda metade dos anos 1980 de performances musicais com live eletronics do L’Itinéraire e do GRM


Rafael Henrique Ribeiro Teixeira; Luiz Renato da Silva Rocha

Diálogo Musical: A Abordagem de Bob Wyatt sobre a Improvisação na Performance da Bateria


Formulário de envio de trabalhos | Baixar Documento Completo | Festival Escuta Aqui!


Os séculos XX e XXI foram marcados por uma revolução cultural e tecnológica que impactaram expressivamente a prática musical, alterando seus meios de criação, interpretação e distribuição. Dentro deste contexto, anunciamos a presente chamada de trabalhos para o 1° Colóquio do Grupo de Pesquisa Práticas Musicais na Contemporaneidade, a ser realizado no dia 29 de novembro de 2024, em formato online.

O objetivo do Colóquio é refletir sobre as questões advindas do fazer musical no mundo contemporâneo, buscando não apenas o desenvolvimento de novas formas de se pensar a criação e interpretação musical, mas também recontextualizar e atualizar práticas criativas e performáticas já consolidadas. As submissões deverão ser realizadas por meio do envio do trabalho escrito, de acordo com a seguinte especificação:

Resumo expandido - até 10.000 caracteres com espaço (ver “Instruções para a formatação das submissões”).

Serão aceitas propostas de resumos de alunas e alunos de graduação e de pós-graduação, professoras e professores, pesquisadoras e pesquisadores de áreas do conhecimento que se relacionam com os tópicos de interesse do Colóquio. Tópicos de interesse incluem:

  • Ambisonics;
  • Análise eletroacústica;
  • Cognição musical e a prática criativa;
  • Estratégias de interatividade na Música Mista;
  • Práticas contemporâneas e formação de público;
  • Influências da música popular na música contemporânea de concerto;
  • Práticas interdisciplinares na música de concerto contemporânea;
  • Performance e música contemporânea;
  • Práticas composicionais contemporâneas.

Outros tópicos que se relacionam com o tema da chamada também serão considerados.


Formulário de envio de trabalhos | Baixar Documento Completo