Artigo: O que você precisa saber sobre o Sistema de Gestão Acadêmica Digital da Fames

22/06/2020 19h17 - Atualizado em 23/06/2020 13h19

O objetivo desse artigo é unificar a compreensão a respeito das medidas que estão sendo tomadas e as propostas que estão sendo desenvolvidas pela FAMES para o enfrentamento da pandemia do Covid-19, visando, dentro das possibilidades, a continuidade do semestre letivo.

Como todas as ações da área de Educação, estas são realizadas de acordo com regulamentação prévia do Conselho Estadual de Educação (CCE/ES). Tais regulamentações afetam principalmente os cursos de graduação e, portanto, a unidade acadêmica CESM/FAMES - Centro de Ensino Superior de Música da Fames.

Logo no início da pandemia não havia perspectivas de quanto tempo iria durar o momento de distanciamento social, portanto, a situação demanda planejamentos dinâmicos, sujeitos a mudanças e adaptações.

À medida que as resoluções e orientações dos órgãos responsáveis foram sendo enviadas, permitindo as tomadas de providências, a Fames acompanhou os acontecimentos, tomando suas medidas.

<<<PERGUNTAS FREQUENTES>>>

Quais documentos baseiam as ações de enfrentamento da pandemia?

Os documentos que baseiam nossas ações nessa nova fase são:

Resolução CEE/ES 5447/2020: Dispõe sobre o regime emergencial de aulas não presenciais no Sistema de Ensino do Estado do Espírito Santo, como medida preventiva à disseminação do COVID-19, e dá outras providências.

Parecer CNE 05/2020 do Conselho Nacional de Educação, sobre a reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19.

Resolução CEE/ES 5547/2020: Dispõe sobre a adoção provisória e em caráter excepcional pelas Instituições de Ensino Superior vinculadas ao Sistema Estadual de Ensino do Estado do Espírito Santo, do Parecer CNE/CP Nº 5/2020, e dá outras providências.

Esses documentos vão mudando, sensivelmente, quanto ao tipo de autorização que são dadas à instituição para que seja feita a manutenção do semestre letivo. À medida que chegam as autorizações dos órgãos responsáveis, nossas decisões são baseadas nas informações coletadas junto aos nossos alunos sobre a situação que eles vivenciam.

Como são criadas as soluções?

Diante da atual situação, os desafios se apresentam nas dimensões:

  • características dos nossos professores;
  • características dos nossos alunos;
  • capacidade técnica e tecnológica da instituição;
  • características dos nossos cursos, considerado o maior desafio atual, uma vez que os cursos possuem disciplinas de naturezas diversas.

No momento em que o país tem passado por diversas tensões, todo tipo de planejamento é submetido a diversos debates, levando-se em conta quais serão os acontecimentos no futuro, no médio e no longo prazo, visto que as perspectivas em relação à pandemia são incertas. Esse fato é um grande dificultador para as tomadas de decisão.

A Fames segue dois princípios para a tomada de decisões:

  • os documentos oficiais dos governos estadual e federal que respaldam as nossas decisões;
  • os acontecimentos observados no cenário nacional, no âmbito do ensino superior;

Foco nos estudantes, com diálogo e coleta de informações

O diretório acadêmico da Fames realizou um levantamento para saber quais as condições dos estudantes da graduação quanto ao acesso à tecnologia e se estes estavam dispostos a fazer uma experiência online.

O resultado foi que 89% dos estudantes da graduação informaram estarem dispostos a fazer a experiência online, de acordo com o documento entregue pelo diretório acadêmico á direção.

Além disso, cerca de 68% dispõem de equipamento para acesso ao ambiente online.

Baseado nessas informações, tomamos a medida de aceleração do projeto de implantação do sistema acadêmico, que temos anunciado desde o ano passado, como uma das nossas principais metas.

<<<PERGUNTAS FREQUENTES>>>

Como foi desenvolvido o Sistema Acadêmico Digital?

Em menos de duas semanas foi desenvolvida uma versão beta do nosso sistema, baseado em blogs. Vale agradecer a todos os estudantes que se inscreveram e entraram no sistema para os testes. Entendemos que foi uma fase de difícil adaptação, assim como foi para todos nós, servidores administrativos e professores.

Entretanto foi uma fase extremamente importante, onde estudantes, professores, servidores administrativos e os prestadores do serviço, representando a sociedade, engajaram-se nesse ambiente virtual, nenhum de nós numa condição confortável, dadas as dificuldades.

Mas esse movimento nos permitiu implementar melhorias, pois, com a utilização, surgem os problemas e, com o monitoramento constante, essas dificuldades são passadas para o desenvolvedor e atualmente estamos a poucos passos de chegar a uma versão muito melhor, mais amigável e intuitiva.

Como entrar em ação diante de uma crise global?

Cabe ressaltar que a instituição não ficou de braços cruzados diante dos problemas gerados pela pandemia. Fizemos - e estamos fazendo - o enfrentamento da situação:

  • ouvindo os estudantes;
  • mobilizando os professores;
  • levantando dados institucionais que nos apontem para soluções viáveis;
  • intensificando a relação com o prestador de serviço que está desenvolvendo o sistema para que as soluções sejam dadas o mais rápido possível.

Como a Fames se comunica com os estudantes e a sociedade?

Tem sido extremamente importante estabelecer e aperfeiçoar as melhores formas de comunicação com todos os estudantes.

A nossa comunicação é feita pelos seguintes canais:

  • Redes sociais - Facebook e Instagram;
  • Mensagem instantâneas - Whatsapp;
  • Site oficial da Fames;
  • Boletim Informativo (e-mail) - Mailchimp

Através da plataforma Mailchimp, temos a possibilidade de confirmar que todas as mensagens foram entregues aos estudantes através de seus e-mails. Porém, o índice de acesso às mensagens institucionais por e-mail é muito baixo, o que pode gerar problemas de comunicação.

O aplicativo Whatsapp tem um caráter informal e serve para reforçar a mensagem do e-mail. Dessa forma, temos a necessidade de amadurecer a relação de comunicação.

Por isso, apelamos para que os alunos passem a acessar suas contas de e-mail com mais frequência, para terem acesso às informações oficiais da instituição.

Ações não vão prejudicar o histórico acadêmico do aluno

É importante que todos compreendam que nenhum aluno será prejudicado. Essa mensagem precisa ser recebida com muita tranquilidade. Eles não são obrigados a acompanhar todas as disciplinas nas quais estão matriculados, ou seja, nada será imposto aos alunos. Esse é um compromisso dessa gestão. Isto significa que nenhum caso específico será desconsiderado. 

No entanto, precisamos tomar medidas que tenham o maior alcance possível. E a medida com o maior alcance possível é a utilização dos recursos tecnológicos, pois garante a formação de um grande número de alunos.

Pelas características da Fames, nós temos um número pequeno de alunos que necessitam de inclusão digital, para os quais estamos buscando alternativas, que são diversas. Nesse momento, temos oito servidores administrativos trabalhando diariamente em uma solução que traga a inclusão digital, que é um problema estrutural do nosso país. São medidas complexas, que envolvem a aplicação das leis no direcionamento de recursos públicos, num momento de crise.

O cumprimento das disciplinas não é obrigatório

Embora o sistema digital esteja disponível, constatou-se que muitos alunos estão matriculados de um grande número de disciplinas e para muitos, a gestão do tempo, dentro dessa nova realidade, é extremamente complexa, o que consideramos um dos problemas mais graves.

O aluno seria prejudicado se tivesse que ser avaliado, sendo aprovado ou reprovado, tendo que gerenciar um grande número de disciplinas. Até então a avaliação representa apenas um feedback colhido pelo professor, sobre os resultados das atividades não presenciais e potenciais de melhora ou não.

É de se imaginar que houve experiências boas e ruins para alunos, assim como para professores e corpo administrativo. O momento é de aprendizado para todos.

Redução do quadro de professores

As disciplinas oferecidas são diversas e também são diversos os graus de desafio de cada uma. Por outro lado, a instituição conta com um quadro cada vez mais reduzido de professores, por determinação da Lei Complementar n. 809/2015 regulamentada pelo Decreto n. 3923-R publicado no Diário Oficial de 07/01/2016.

A cada ano, por força de lei, há uma redução de 5% do quadro de professores. Diante isso, e de forma heroica, nossos professores têm um leque cada vez maior de atividades e disciplinas para ministrar e têm se dedicado com muito afinco a essa nova realidade.

Dada a diversidade das disciplinas nos currículos dos cursos, algumas se adaptam mais à plataforma digital do que outras, o que se reflete em diferentes níveis de desafios para cada uma.

<<<PERGUNTAS FREQUENTES>>>

Qual a situação psicológica, econômica e social do aluno da Fames?

Nesse primeiro momento de uso da plataforma, foram levantadas muitas experiências positivas, sob o acompanhamento permanente da direção, que tem constatado a utilização de propostas pedagógicas muito boas e que ainda podem ser aprimoradas.

Temos recebido alguns retornos positivos por parte dos alunos e outros, nem tanto, devido ao grande volume de informações disponibilizadas pelo sistema acadêmico, somado a todos os dramas pessoais e conjunturais que a pandemia nos impõe.

Neste sentido, tomamos a decisão interna de entrar em contato com cada um dos alunos, através de formação de uma equipe, utilizando um questionário para verificar suas condições econômicas, psicológicas e sociais.

Infelizmente, alguns de nossos alunos estão passando por situações extremas. Uma boa parte entende sua própria situação como problemática, porém, de forma ainda sustentável. Outros, felizmente, consideram estar numa situação estável, dentro de uma certa tranquilidade.

Compreendemos que há diversas dimensões desse problema:

  • economicamente sustentável e psicologicamente dramática;
  • psicologicamente estável e economicamente instável;
  • problemas de saúde pessoal ou de algum membro da família;

É preciso lidar com todas as circunstâncias e entender que todas as decisões tomadas vão impactar as pessoas dentro desse prisma. 

Neste sentido, temos repetido incansavelmente que nenhum aluno será prejudicado, ou seja, não serão submetidos a um tipo de avaliação ou imposição baseada num cenário de normalidade.

O novo normal: o que podemos esperar?

A normalidade ficou para trás, no início do semestre, quando os alunos fizeram suas matrículas em um grande número de disciplinas, os professores estavam sendo convocados, passamos por um processo de seleção de pianista acompanhador, o edital estava em tramitação, a instituição estava fazendo os cálculos para o ingresso dos novos professores, as chamadas do cadastro de reserva teriam continuidade, etc...

Entretanto, chegamos à situação de anormalidade. A instituição faz um apelo para que todos fiquem tranquilos e conscientes de que não serão prejudicados, ou seja, não serão tratados como se tudo estivesse na normalidade. 

Cada aluno poderá gerenciar a quantidade de disciplinas

A solução mais interessante encontrada é um modelo de autogerenciamento de disciplinas simultâneas até a conclusão do semestre, ou seja, fica a cargo dos alunos escolherem as disciplinas que irão cursar durante o semestre, no tempo que desejar.

Os conteúdos estão disponibilizados de forma que o aluno pode gerenciar, utilizando o tempo que quiser ou puder.

No final do semestre, a disciplina na qual o aluno estava matriculado que não for concluída será trancada, ou seja, não haverá reprovação.

Temos a convicção de que esta solução atende às necessidades, devido à grande ansiedade, principalmente daqueles que tinham grande volume de informação para estudar.

Ao mesmo tempo, esta solução atende ao que determina a resolução do Conselho Estadual de Educação.

Situação da Fames é diferente de outras faculdades

Várias disciplinas da Fames possuem características que são incomuns em relação às outras universidades. O sistema que está sendo utilizado pela Fames foi adotado pelas maiores universidades no Brasil inteiro.

A lógica implementada na Fames representa um desafio, pois o sistema não vem pronto e o funcionamento da Fames é sui generis, muito especial e, diga-se de passagem, oferece muitas vantagens para os alunos.

E para manter essas vantagens, está sendo feito todo um trabalho de programação, para o que o portal do aluno seja um portal claro e de fácil manuseio. Naturalmente isso depende de um tempo de experiência com a ferramenta em um processo normal de adequação.

É importante entender que o que está sendo feito demanda muito trabalho, ou seja, a solução de um problema social demanda horas e horas do ponto de vista estratégico e tecnológico para que isso se coloque hoje como uma solução.

Não é preciso trancar o curso, ou a disciplina

Pedimos calma aos alunos. Por mais angustiados que estejam, por todas as situações que estamos passando, não devem se sentir assim em relação ao curso. Se for necessário trancar a disciplina, isso será feito apenas no final do semestre. 

O ideal é que o estudante:

  • escolha a quantidade de disciplinas que consegue fazer;
  • seja estratégico nessa escolha, buscando as disciplinas que possa ter uma fluência melhor nesse momento;
  • combine disciplinas com caraterísticas teóricas e práticas, com relações satisfatórias com o professor.

Estamos trabalhando para o que o aluno tenha o direito de fazer essas escolhas.

Se, por acaso, todas as tentativas forem frustradas, o aluno não precisa se preocupar, pois a disciplina será trancada no final. 

Tempo para se adaptar e seguir em frente

Naturalmente, o usuário vai aperfeiçoando essa gestão das disciplinas, esperando-se que até o final, possa concluir o seu semestre completamente.

Mas recomendamos que sejam feitas todas as tentativas, pois elas vão trazer melhorias no sistema, nas abordagens dos professores e na própria preparação do aluno. A própria experiência que estamos passando já é um grande aprendizado. 

Num momento de incertezas sobre o futuro, é importante o engajamento dos alunos nesse sistema, que se apropriem dessa ferramenta, que foi desenvolvida com muita rapidez pela instituição. 

Tempo de dar as mãos

Em relação às soluções apresentadas, estamos à frente de muitas instituições de ensino superior. E nós temos a capacidade de estar à frente, pois o nosso numero de estudantes não é grande.

Temos recebido demandas de representantes do sétimo período, o que mostra o interesse de aderir a esse sistema, pois querem se formar. 

É importante que os alunos se formem, ou que tenham o maior número de disciplinas preparadas, pois é provável que o mercado de trabalho vá precisar de profissionais, principalmente os que estejam prontos para encarar esse novo momento. 

Esses alunos afirmaram que estão dispostos a ajudar quem apresentar qualquer tipo de dificuldade.

Além disso, a instituição está trabalhando projetos de inclusão digital. É um processo complexo, que depende de dotação orçamentária suficiente e de aprovação da Procuradoria Geral do Estado.

Esperamos ter esclarecido sobre o que a Fames está construindo para o enfrentamento dessa crise. Se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco através de nossa ouvidoria: ouvidoria@fames.es.gov.br. Visite também o link abaixo e confira as respostas das perguntas frequentes.

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