Audição: Núcleo de Ópera AVANÇADO 2020

11/03/2020 13h31 - Atualizado em 12/03/2020 17h22

A FACULDADE DE MÚSICA DO ESPÍRITO SANTO “Maurício de Oliveira” - FAMES, faz saber que, no período de 09 de Março a 8 de Abril de 2020, estarão abertas as inscrições para a audição de seleção de integrantes do Núcleo de Ópera 2020 para o nível avançado.

A audição será realizada no dia 17 de abril (sexta-feira), às 18 horas, na Sala de Concerto Alceu Camargo.

Acessar o edital e a ficha de inscrição

Poderão participar do Núcleo de Ópera Avançado :

Estudantes de Canto Lírico do Bacharelado e do CFM da FAMES

1 – DO PROJETO

Os alunos que forem selecionados aprenderão sobre todas as etapas de produção da montagem de um espetáculo, vivenciando métodos de estudo e o uso das mais diferentes técnicas e linguagens artísticas para atingir um completo domínio do palco e integrarão, o elenco da ópera “ Lo Speziale “ de  Joseph Haydn em italiano que realizará suas apresentações no Palácio da Cultura Sônia Cabral :

- Terceira semana de outubro de 2020 (datas a confirmar).

- Para estas apresentações o Núcleo de Ópera contará com a parceria da OSFA, Orquestra Sinfónica da FAMES, dirigida pelo Mtro. Prof. Sanny Souza.

Curso de extensão

OBJETIVOS

C. Horária

HORÁRIO

PUBLICO ALVO

Núcleo de Ópera

(grupo avançado)

Desenvolver as competências necessárias para que o jovem cantor lírico ou estudante de canto lírico esteja preparado para enfrentar a performance operística ou em conjunto vocal (duo, trio) desde o começo da sua trajetória, dominando a comunicação da obra nos seus aspectos técnicos e interpretativos.

60 horas.

Para receberem um certificado oficial da Instituição, os alunos deverão participar no mínimo de 80 % dos encontros.

O curso acontecerá no Auditório Alceu Camargo da FAMES às sextas-feiras, das 18.00 às 22.00 horas, entre os meses de Junho e Novembro.  

Alunos do Bacharelado e do CFM de Canto Lírico da FAMES.


2 - DAS VAGAS

  • Sempronio - Tenor lírico / lírico ligeiro - 2 vagas
  • Mengone - Tenor lírico / lírico ligeiro - 2 vagas
  • Grilletta - Soprano lírico/ lírico coloratura - 2 vagas
  • Volpino - Soprano lírico/ Mezzosoprano (papel travestido) - 2 vagas

 

2.1 DAS CARATERISTICAS DAS PERSONAGEMS

  • Sempronionarcisista, autoritário, ambicioso.
  • Mengone :  tímido, trabalhador, educado.
  • Grilletta :  alegre, corajosa, apaixonada.
  • Volpino :  rico, arrogante, dinâmico. 

 

2.2   DO ELENCO

A ópera Lo Speziale de J.Haydn será composta por dois elencos. O primeiro elenco será responsável pelas apresentações junto a OSFA no Palácio de Cultura Sônia Cabral. O segundo elenco atuará como Cover (substituto), participando de todo o processo pedagógico e artístico da montagem da Ópera.

 

3 - DAS INSCRIÇÕES PARA AUDIÇÃO:

As inscrições serão realizadas na Recepção da FAMES, no período de 9 de Março a 8 de Abril de 2020, nos horários de 09 às 12 h e de 13 às 16 h.

4 - DA SELEÇÃO

 

4.1 – Da audição:  os interessados deverão interpretar de cor uma ária de ópera de Mozart de livre escolha em língua original e uma aria de confronto da ópera “ Lo Speziale “em italiano, que está disponível para copiar no setor de reprografia da FAMES.

 

4.2 – os candidatos serão acompanhados pelo pianista acompanhador do Núcleo. Poderão também ser acompanhados por seu próprio pianista. Neste caso devem se responsabilizar pela presença deste nos horários da audição.

 

4.3 - Do critério da seleção:  Afinação, desempenho vocal, conhecimento técnico-interpretativo, conhecimento musical e teórico.

 

4.4Da Comissão de avaliação: estará integrado pela Coordenadora do Bacharelado, a Profa. Lorena Espina, Prof. Augusto Caruso, Prof. Fabricio Moreira e um professor de canto da FAMES.

 

5 - DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO E COMEÇO DAS ATIVIDADES:

Os resultados serão divulgados no dia 20 de abril de 2020 nos murais e no site da FAMES e os alunos serão notificados do começo das atividades pelo e-mail.

 

Vitória, 7 de  Março  de 2020

 

Dra. Paula Maria Lima Galama

Coordenadora do Bacharelado da FAMES