Avaliação Institucional

17/06/2019 15h23

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

Avaliação institucional

Alunos da Graduação:

15 a 19 de julho / 01 a 16 de outubro

 

Professores e Servidores:

29 de julho a 16 de agosto

 

A avaliação institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, criado pela Lei nº 10.861, de 14/04/04. Compreende um processo contínuo de pesquisa e avaliação que visa auxiliar as instituições na reflexão e aprimoramento de sua atuação, conforme missão, objetivos e metas, indicados em seu Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI.

Com os resultados dessa avaliação, as Instituições podem aperfeiçoar o seu funcionamento, alcançar melhores resultados e planejar, com eficiência a sua gestão, bem como prestar contas à sociedade, a respeito da sua atuação.

Desde 2011, a Fames vem implementando seus processos e projetos de autoavaliação que são conduzidos pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, demonstrando, desde então, sua preocupação em manter seu exercício de busca de qualidade e excelência de suas atividades-fim: Ensino, Pesquisa e Extensão.

 

O processo de avaliação visa a identificar fatores que interferem positiva ou negativamente no desempenho da Instituição, fornecendo subsídios para a compreensão da sua realidade e subsidiando a gestão acadêmico-administrativa para a realização do planejamento de suas atividades.

 

Para concretizar o planejamento realizado, é imprescindível a participação da comunidade acadêmica, sobretudo porque as avaliações são uma oportunidade de cada membro dessa comunidade se manifestar sobre o desempenho da Faculdade em relação aos mais diversos âmbitos em que atua, momento que se constitui em um modo de exercício legítimo da cidadania acadêmica.

 

Portanto, se faz necessário o envolvimento, a participação, o comprometimento e a parceria de todos os membros comunidade acadêmica, que são pressupostos imprescindíveis para a materialização desse processo avaliativo.

 

Convocamos a todos para participar como agentes deste processo, que tem como objetivos:

  • Avaliar o conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela Instituição,
  • Identificar as causas dos seus problemas e deficiências,
  • Aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do seu corpo docente e técnico-administrativo,
  • Fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais,
  • Tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade e,
  • Reflexionar acerca da relevância de suas atividades de ensino.

 

O Processo de Avaliação Institucional 2019 se dará em 03 etapas, a saber:

 

1ª ETAPA: PESQUISA COM OS ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

 

  • O QUE SERÁ AVALIADO: O Ensino, a Pesquisa, a Extensão, a comunicação interna e externa, a infraestrutura física e de equipamentos e a organização e gestão da faculdade;

 

  • QUANDO: na ocasião da rematrícula, que acontecerá no período de 15 a 19 de julho;

 

  • INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS: questionário online, casado com o formulário de rematrícula.

 

2ª ETAPA: PESQUISA COM DOCENTES E SERVIDORES ADMINISTRATIVOS

 

  • O QUE SERÁ AVALIADO: O Ensino, a Pesquisa, a Extensão, a comunicação interna e externa, a infraestrutura física e de equipamentos e a organização e gestão da faculdade;

 

  • QUANDO: No período de 29 de julho a 16 de agosto de 2019;

 

  • INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS: questionário online, com link a ser enviado no referido período.

 

 

3ª ETAPA: AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS, PELOS ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

 

  • O QUE SERÁ AVALIADO: as disciplinas que compõem a estrutura curricular do curso no qual o aluno está inserido, bem como os docentes que as ministram;

 

  • QUANDO: no período de 01 a 16 de outubro de 2019;
  • INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS: questionário online, casado com o formulário de rematrícula.

 

Este processo avaliativo resultará no RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, que será publicado no site institucional.

 

Esperamos contar com a participação responsável de todos os atores institucionais neste processo.

 

MEMBROS DA CPA:

 

Profª. Marta Dourado Storch – Presidente

Prof. Me. Nelson Gonçalves Pereira Filho – Membro do Corpo Docente do Quadro Efetivo

Profª. Rosângela Thompson Ribeiro- Membro do Corpo Docente do Quadro Efetivo

Prof. Me. Marcelo Trevisan - Membro do Corpo Docente do Quadro Temporário

Ana Carolina Narcizo Balaniuc Vieira- Membro do Corpo Técnico-Administrativo

Estela Ribeiro Magalhães – Membro do Corpo Técnico-Administrativo

Luan Carlos Bernardina - Membro do Corpo Técnico-Administrativo

Bruno Luiz Bispo dos Santos - Membro do Corpo Técnico-Administrativo

Vinicius Rodrigues Andrade – Representante do corpo discente