Bem vindo ao novo Site da Fames

01/05/2019 19h16 - Atualizado em 06/05/2019 09h58

Desde o início de 2019, a nova gestão da FAMES assumiu o compromisso com a valorização dos pilares acadêmicos do ENSINO, PESQUISA e EXTENSÃO da Música, com a transparência e com a inovação. O novo site que entrou no ar nessa semana é fruto do empenho da nossa equipe na construção da infraestrutura digital que vai abrigar um novo portal, com novas funcionalidades.

 

Na concepção do novo site buscamos a sustentação dos seguintes pontos: 1) valorização da história da FAMES e sua a projeção para o futuro; 2) a valorização do corpo docente e das atividades acadêmicas; 3) a transparência e a eficiência da gestão, comunicação e da informação.

 

Destacamos:

  • o espaço que vai abrigar o Portal do Aluno e o Portal do Professor
  • o menu que define as dimensões de ENSINO, PESQUISA e EXTENSÃO
  • a galeria de Grupos Oficiais
  • a galeria de Publicações
  • a nova galeria de ex-diretores e de professores eméritos.

 

Está em andamento a implementação de um mecanismo digital de agendamento de espaços (salas, auditório, etc.). Essa funcionalidade responde diretamente a uma demanda feita pelo Diretório Acadêmico.

 

Encontra-se também em desenvolvimento a página individual dos docentes, onde será possível conhecer melhor suas atividades acadêmicas na nossa instituição, suas publicações, e outras informações pertinentes.

 

No novo site da Fames, criamos um ambiente dinâmico, alegre e funcional, onde as áreas do conhecimento dividem espaço com as artes, combinando conteúdo com imagens icônicas do universo musical, em pinturas, objetos, documentos históricos e outras curiosidades, tudo para uma navegação leve e agradável.

 

Nota-se que as estruturas de ENSINO, PESQUISA e EXTENSÃO da FAMES correspondem agora respectivamente ao CESM/FAMES – Centro de Ensino Superior de Música; CPMM/FAMES – Centro de Pesquisa em Música e Musicologia; e CEFM/FAMES – Centro de Extensão e Formação Musical. Estes Centros agregam os cursos, projetos, núcleos, docentes e discentes correspondentes a cada dimensão acadêmica.

 

O site encontra-se em fase  de construção e muitas outras funcionalidades serão implementadas, como: o Repositório de Dissertações e Teses, o Ambiente de Gestão de Projetos de Pesquisa do CPMM e o ambiente de periódicos online.

 

A nova identidade visual da FAMES mantêm o conceito dos arcos em projeção ascendente que, reconfigurados em uma disposição que remete ao elemento digital, representam um portal que agrega os pilares do ENSINO, PESQUISA e EXTENSÃO. Os ângulos retos estão em consonância com o layout disponível no portal do governo do estado e com o ambiente digital que a Fames passa a ocupar.

 

Como é a tendência das logomarcas institucionais atuais, a atual logo da FAMES foi desenvolvida em algumas cores, inclusive a vermelha inicialmente designada para a integrar a página do Facebook, mas optamos por neste momento usar a versão em preto num gesto de respeito e consideração a memória nosso querido ex-professor, o Maestro Antônio Paulo Filho “Toninho”, que nos deixou na última semana.

 

Reafirmamos nossa postura participativa, transparente e sobretudo respeitosa para com a comunidade de docentes, discentes, servidores administrativos e com a sociedade em geral. Convidamos a todos para trabalharmos juntos e em sintonia.