Choro Acadêmico da Fames se apresenta em Terra Vermelha, Vila Velha, neste sábado (12)

11/10/2019 10h29

A primeira edição da Ação Integrada pela Cidadania - Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado, acontece neste sábado (12). O evento, que envolve diversos serviços, oferecidos por órgãos e secretarias de Estado, conta com a parceria da Prefeitura de Vila Velha e acontecerá na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Prof. Paulo Cesar Vinha (CAIC), localizada à Rua Antônio Elias do Espírito Santo, das 08h às 13h.

Dentre as diversas atividades e serviços que serão oferecidos ao público, haverá a apresentação do Choro Acadêmico da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). O grupo é formado por alunos e professores da Fames, além de músicos da comunidade.

Sob a coordenação do professor Nelson Gonçalves Pereira Filho, o grupo foi criado em 2016 para oferecer à comunidade acadêmica a oportunidade de estudar esse gênero musical genuinamente brasileiro. Desde então, o grupo vem se apresentando em diversos eventos. “Reconhecemos a música como uma ferramenta importante nas ações de proteção social. Levar a diversidade cultural para as comunidades é fundamental para desenvolvermos a cidadania nos locais mais necessitados”, comenta o diretor da Fames, Fabiano Araújo.

Música e ações sociais

Além da colaboração da Fames nas atrações musicais das ações do Estado, a instituição também desenvolve, em parceria com Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), a ação Música na Rede, que engloba os projetos “Bandas nas Escolas”, “Corais nas Escolas”, “Orquestra de Violões nas Escolas” e “Orquestra Sinfônica Jovem”, oferecendo o acesso à educação musical por meio do ensino coletivo.

Também está previsto para o dia 30 de outubro o lançamento do projeto Fames nas Comunidades, que levará música para diversas regiões da Grande Vitória. As apresentações serão realizadas por estudantes voluntários da Fames que, além de mostrar seu talento, vão liderar rodas de conversas com os jovens nas escolas que visitarem.

Confira as atividades e serviços oferecidas ao público na Ação Integrada pela Cidadania

Informações à imprensa: