CONVERSAÇÕES MUSICAIS

19/05/2023 12h45 - Atualizado em 25/05/2023 15h12

Educação musical como ação social

O Laboratório de Músicas e Socialidade (LabMuSo), da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) realizará nos dias 24, 30 e 31/05/2023, pelo canal oficial da Fames no Youtube, as Conversações Musicais do LabMuSo com o tema Educação musical como ação social, para provocar reflexões sobre o cotidiano de grandes projetos ligados à prática musical coletiva e ao ensino coletivo de instrumentos. Convidamos para essa conversa pessoas com grande experiência nesses projetos que possam promover reflexões acerca do potencial educativo e trans-formativo do fazer musical em grupo. 


“Conversações musicais: experiências capixabas” com Marcelo Trevisan, Fábio Carvalho e Eduardo Lucas

Data: 30/05/2023

Horário: 08h

Mediação: Monique Traverzim

ACESSAR EVENTO ONLINE


“Conversações musicais: experiências cotidianas” com Eudel Irene Seijas Nieves, Thiago Ribeiro Barcelos e André Gomes Felipe

Data: 24/05/2023

Horário: 19h-20h30

Mediação: Murilo Arruda

 Essa mesa tem como objetivo apresentar o dia a dia desses projetos, desde as ideias que fundamentam o trabalho cotidiano aos desafios e potencialidades do ser-educador/a-musical nesses ambientes.

Sobre Eudel Irene Seijas Nieves: Doutoranda em Politica Social (UFES) Bolsista FAPES. Especialista em Politicas Publicas e Justiça de Gênero (CLACSO-Argentina). Mestre em Pesquisa Educativa e Licenciada em Educação Musical pela Universidade de Carabobo, Venezuela. Violista e Maestrina do Sistema Nacional de Coros e Orquestras de Venezuela. Regente da Orquestra Mozart de Valencia e responsável do Núcleo Valencia (2006-2016). Regente convidada da Orquestra Sinfónica de Carabobo, da Banda Sinfónica 24 de Junio, e da Orquestra Jovem de Carabobo. Participante em cursos de aperfeiçoamento em Regência Orquestral com os Mestres venezuelanos Jorge Castillo, José Calabrese, Eduardo  Marturet, Joshua Dos Santos, Teresa Hernandez, Diego Guzmán e com os Mestres internacionais Mario Benzecry (Argentina) Thomas Clamor (Alemanha) Sung Kwak (Coreia do Sul).

Sobre Thiago Ribeiro Barcelos: cantor e regente, natural de Londrina. Em 2009 se licenciou em música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Integrou diversos grupos vocais e cênico musicais, tendo gravado a Ópera do Malandro com o Trio Mambembe. Também participou de festivais de música e eventos científicos nacionais e internacionais, dentre eles o Simpósio Mundial de Regência Coral, na Argentina. Foi educador musical no ensino regular em Londrina. Integrou a equipe de monitores regentes do projeto Um Canto em Cada Canto, projeto de Educação Musical através do Canto Coral nas escolas da rede municipal da mesma cidade. Em 2020 começou a trabalhar no NEOJIBA (Núcleos de Orquestra Infantis e Juvenis da Bahia), um programa do Governo do Estado que atende crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social e desenvolve atividades musicais coletivas e desenvolvimento humano. Atualmente é Coordenador do Núcleo Territorial NEOJIBA -Teixeira de Freitas, que desenvolve atividades musicais e ações pedagógicas a projetos estruturantes do governo do estado e projetos parceiros, dentro do Território de Identidade do Extremo Sul da Bahia. Em 2023 participou de um intercâmbio entre o Programa NEOJIBA e a Haute École de Musique (HEM), Institut Jaques Dalcroze e Institut Kodaly em Genebra, Suiça.

Sobre André Gomes Felipe: Assistente de Ensino e Doutorando do Programa de Doutorado da Ohio State University, Mestre e Licenciado em Educação pelas Universidades Federais da Bahia e de São Carlos respectivamente, Professor André é coordenador de Iniciação e Linguagem Musical e do projeto "Nas Escolas" dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, o NEOJIBA. No mesmo programa já esteve à frente de vários projetos, como a coordenação musical do Núcleo Liberdade promovendo diversos concertos e desenvolvimento social de mais de 150 integrantes, a criação e planejamento do NEOJIBA Sem Fronteiras, plataforma de cursos online e gratuitos, e os Jovens Líderes do NEOJIBA. Já trabalhou em projetos de música em regiões vulneráveis de Salvador, bem como em Centros de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas. Na graduação, foi bolsista do Ciências Sem Fronteiras em Montana e Califórnia (EUA), e Bolsista PIBID na Rede pública de São Carlos (SP).