- Institucional
- Contato
- Legislação
- Licitações
- Ensino
- Pesquisa
- Extensão
-
Acesso à Informação
- Dados Abertos
- Privacidade e Proteção de Dados
- Ações e Programas
- Carta de Serviços
- Contratos
- Relação de Veículos
- Acordos sem Transferência de Recursos
- Prestadores Terceirizados
- Ordem Cronológica de Pagamentos
- Obras
- Convênios
- Despesas
- Servidores
- Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
- Relatórios LAI
- OUVIDORIA FAMES
- Editais
- Gestão de Documentos
Enade | Licenciaturas
18/11/2024 11h49
Principais dúvidas sobre o Enade das Licenciaturas
Apresentação
O texto a seguir foi elaborado para elucidar as dúvidas que, ocasionalmente, possam surgir em relação ao Enade das Licenciaturas. Nele estão reunidas as principais informações sobre a avaliação, como datas e matriz de referência. Contudo, caso reste alguma dúvida que o texto não foi capaz de abarcar, não hesite em entrar em contato com o Coordenador da Licenciatura, Prof. Emerson Campos, pelo licenciatura@fames.es.gov.br.
O que é o Enade?
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e tem o objetivo de aferir o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. O resultado do Enade classifica a Instituição de Ensino a partir da prova aplicada ao estudante. Portanto, não é um processo de avaliação do aluno, mas sim dos cursos de graduação. É referencial básico para os processos de recredenciamento institucional e renovação de reconhecimento dos cursos.
O que é o Enade das Licenciaturas?
Em 2024, o Ministério da Educação (MEC) instituiu a reformulação do Enade (criando o Enade das Licenciaturas), por meio da Portaria 610/2024, e estabeleceu os cursos a serem avaliados, conforme a Portaria 611/2024 (entre eles, o de Música). As principais mudanças no exame dizem respeito às matrizes de referência e aos objetivos das provas das licenciaturas, que agora têm maior foco na avaliação das competências docentes que nos conteúdos disciplinares de cada curso. Nesse contexto, além de um novo modelo para a Avaliação Teórica, o Enade contará com a avaliação anual das competências e habilidades práticas docentes desenvolvidas pelos estudantes nos estágios supervisionados obrigatórios por meio de uma Avaliação Prática.
Quais as principais mudanças com o Enade das Licenciaturas?
- Enade das Licenciaturas passa a ser anual.
- Criação da Avaliação Prática, a ser desenvolvida no Estágio com participação do professor supervisor e do professor orientador na escola (atenção: não existem estudantes habilitados para a Avaliação Prática na Fames em 2024).
- Mudança nas Matrizes de Referência: conteúdo ligado à formação docente será mais valorizado.
É obrigatório participar do Enade?
O Enade é componente curricular obrigatório, conforme determina o § 5° do art. 5° da Lei 10.861/2004 e o § 1° do art. 39° da Portaria Normativa MEC 840/2018. São considerados habilitados e precisam ser inscritos na Avaliação Teórica os estudantes ingressantes (2024, até 25% do curso) e concluintes (mais de 80% do curso ou previsão de integralização até julho/25) que não tenham colado grau até 31 de agosto. Os ingressantes, apesar de habilitados, estão DISPENSADOS da prova teórica. Os concluintes precisam obrigatoriamente fazer a prova no dia 24 de novembro.
O que vai cair na prova? Qual o formato da avaliação?
A prova do Enade Licenciaturas, a partir da edição de 2024, será constituída pelo componente de Formação Geral Docente, comum a todas as licenciaturas, e pelo componente específico de cada área.
O concluinte terá 04 (quatro) horas e 30 (trinta) minutos para resolver todas as questões da prova. A prova do Enade Licenciaturas terá, no componente de Formação Geral Docente, 27 (vinte e sete) questões, todas de múltipla escolha.
A prova de Formação Geral Docente é componente comum a todas as áreas e tem por objetivo evidenciar a compreensão de temas essenciais à prática pedagógica, contextualizados a partir da legislação educacional e da realidade cultural brasileira.
No componente específico da área de Música, a prova do Enade Licenciaturas terá 37 (trinta e sete) questões, sendo 36 (trinte e seis) de múltipla escolha e 1 (uma) discursiva. A questão discursiva do componente específico, além de abordar aspectos envolvendo situações-problema e estudos de caso afeitos aos objetos do conhecimento da área, também avalia aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, vocabulário e gramática adequados à norma padrão da língua portuguesa.
O que cada estudante precisa fazer?
- Acessar o sistema Enade, realizar o cadastro e responder ao questionário do estudante (que é obrigatório) até o dia 20 de novembro (quarta-feira).
- Verificar o local de prova no sistema Enade.
- Realizar a prova teórica presencialmente no local indicado no dia 24 de novembro.
- Apresentar à Coordenação de Curso a página impressa com o código alfanumérico que comprova a presença e a realização da prova para que seja possível a solicitação da Colação de Grau.
Qual o link do sistema Enade?
O sistema Enade está disponível em: https://enade.inep.gov.br/enade/#!/index
Marcos temporais e documentos importantes
- 24/08/18 – Portaria Normativa 840/2018.
- 27/06/24 – Publicação pelo MEC da Portaria 610/2024 e da Portaria 611/2024.
- 28/06/24 – Publicação da Portaria 271/2024.
- 20/07/24 – Publicação do Edital 124/2024 (Edital do Enade das Licenciaturas) pelo MEC.
- 23/11/24 – Prazo máximo de preenchimento do cadastro e do questionário pelos estudantes.
- 24/11/24 – Realização da Avaliação Teórica.