Encontro de grupos oficiais da Fames agita Centro de Vitória

16/11/2022 11h00

Três grandes grupos vão dividir o palco do Teatro Glória, apresentando versões orquestrais da Música Popular e Erudita.

Esta quarta-feira (16) promete ser um dia histórico para a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), que vai reunir três dos maiores grupos oficiais da instituição: a Fames Jazz Sinfônica, Fames Jazz Band e a Banda Sinfônica da Fames.

A apresentação será no Teatro Glória, a partir das 19 horas. Vão se revezar no palco cerca de 60 músicos, entre estudantes dos cursos de graduação e extensão, professores e profissionais credenciados, que tocarão mais de 30 diferentes tipos de instrumentos.

Nos repertórios, estão versões orquestrais de compositores nacionais e internacionais de diversas épocas e estilos musicais, com arranjos exclusivos, criados especialmente para esta temporada.

Os grupos oficiais compõem a grade curricular dos cursos de Bacharelado em Música com habilitação em Instrumento e Canto e Bacharelado em Música com habilitação em Música Popular.

Fames Jazz Sinfônica

Reúne músicos eruditos e populares. A principal característica é a criação de versões da Música Popular Brasileira com arranjos de instrumentos acústicos de cordas (violas, violinos, violoncelos etc..) e sopros (trompa, trompete, trombones etc...), além do acompanhamento de guitarra, baixo, piano elétrico e bateria. No repertório da noite, estarão composições de Djavan, João Bosco, Adoniran Barbosa e Ary Barroso. Regência de Sanny Sousa.

Fames Jazz Band

Uma clássica big band, com um grande naipe de instrumentos de sopros que remetem tanto à “época de ouro” do jazz dos anos 1920 a 1950 quanto às leituras contemporâneas de grandes compositores nacionais e internacionais. A Fames Jazz Band existe há mais de 30 anos e foi fundada pelo icônico Antônio Paulo Filho, o maestro Toninho (1942-2019). Nesta apresentação, serão adicionados à formação um naipe de cordas, que certamente dará um novo “colorido” à apresentação. Regência de Sanny Souza.

Banda Sinfônica da Fames

Mais numeroso dos três, o grupo caracteriza-se pela grande variedade de instrumentos de sopro e percussão, com um repertório voltado à música de concerto, além de diversos outros (arpa, guitarra, gaita etc...), dependendo da composição a ser interpretada. Diversas composições contemporâneas são dedicadas a esse tipo de formação orquestral. Entre muitos, estão os compositores Enio Morricone (1928-2020), que compôs diversas trilhas sonoras para cinema e televisão, e John Williams (Star Wars). A direção musical é de Fellipe Carnauba.

Serviço:

Concerto: Fames Jazz Sinfônica, Fames Jazz Band e Banda Sinfônica da Fames
Data: 16 de novembro de 2022 (Quarta-feira)
Local: Teatro Glória – Centro Cultural Sesc Glória – Centro de Vitória
Ingressos: R$ 10 (preço único)