Fames implementa Sistema Digital de Gestão Acadêmica

20/12/2019 18h55

Nova tecnologia vai integrar a faculdade aos sistemas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) e ao Ministério da Educação

A Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) acaba de concluir o processo de aquisição do Sistema de Gestão Escolar, desenvolvido totalmente em tecnologia web. A implementação da nova tecnologia vai impactar a produção dos alunos, professores e servidores da instituição.

“Reconhecemos que esta aquisição é um marco na evolução e na inclusão digital da Fames”, afirma o diretor da Fames, Fabiano Araújo. A previsão é de que o ano letivo de 2020 marque a entrada definitiva da instituição na era digital.

A nova ferramenta vai possibilitar: acesso centralizado a todas as informações da instituição; processar e cruzar dados estatísticos; dar transparência aos dados acadêmicos, como matrículas, aproveitamento, frequência e assiduidade dos alunos; estabelecer comunicação direta com toda a comunidade acadêmica e também com os órgãos de controle.

Todos os dados poderão ser exportados para os sistemas do “Educasenso”, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) e do Ministério da Educação (MEC), além do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), mantido pelo MEC.

De acordo com Fabiano Araújo, o sistema proporcionará uma economia contínua de tempo e recursos financeiros. “Com uma base de dados centralizada, será possível melhorar o planejamento, o controle e a gestão da Fames”, comenta.

O sistema, com interface amigável e intuitiva, poderá ser utilizado por alunos e professores por meio de um navegador web, onde será possível acessar e gerenciar todas as informações acadêmicas, como: recibos, declarações, cartas, boletins e histórico escolar.

As atividades administrativas da faculdade também serão impactadas pelo sistema. “Com a possibilidade de cruzamento de informações e dados, será possível adotar ações mais rápidas e proativas por parte da equipe de apoio e administrativas”, explica Araújo.

O Sistema de Gestão Escolar representa uma das principais entregas da nova gestão da Fames em 2019. O processo de aquisição vem sendo desenvolvido no decorrer deste ano, com a participação de diversos setores administrativos da faculdade, visando atender a todas as exigências legais e a garantir que o produto cumpra todas as funcionalidades necessárias.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Fames
Sandro Costa Barbosa
(27) 3636-3611 / (27) 98895-5857
sandro.barbosa@fames.es.gov.br