Fames vai desenvolver pesquisa sobre vício em redes sociais e uso de neuro estimulantes

05/10/2023 16h05

Projeto de pesquisa foi aprovado no Edital Universal da Fapes e vai reunir uma equipe multidisciplinar para levantar dados sobre o problema entre os estudantes.

A Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) vai desenvolver uma pesquisa para investigar as relações entre o vício em redes sociais e o uso de neuro estimulantes, entre estudantes universitários capixabas.

O estudo, inédito no país, será coordenado pelo professor da Fames, Emerson Campos Gonçalves (foto), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), por meio do Edital Universal 28/2022.

De acordo com o professor, trata-se de uma proposta multidisciplinar com foco nos processos de ensino-aprendizagem, que reunirá pesquisadores do campo da Educação, da Linguagem, da Psicologia, da Toxicologia, da Bioquímica e da Filosofia.

“O objetivo é levantar dados capazes de ampliar a nossa compreensão sobre esse problema que tem atingido estudantes em diferentes níveis de ensino, sobretudo os universitários, que é a cultura do déficit de atenção acentuada pelo vício em redes sociais e em neuro estimulantes”, explica Gonçalves.

Entre as parcerias estratégicas estabelecidas para o desenvolvimento do projeto, destacam-se as participações de professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCFar) e do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (PPGBiq) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que, junto com os alunos de Licenciatura da Fames, farão parte do grupo de pesquisadores.

Para a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da Ufes, Juliana Barbosa Coitinho, a parceria entre pesquisadores de diferentes áreas é fundamental. “Trata-se de um objeto de pesquisa multidisciplinar, logo são necessárias competências de diferentes áreas para que uma reflexão mais ampla e sólida seja possível”, comentou.

O projeto será realizado no Laboratório de Pesquisa Crítica em Cultura, Tecnologia e Educação (LPC CulTE). Pela Fames, também participaram o professor Gleidson Jordan dos Santos e as professoras Kallyne Kafuri Alves e Edilene Souza da Silva Neves.

“A aprovação do projeto pela Fapes mostra que a Fames, com o seu novo corpo docente, para além da Música, onde está a sua tradição e excelência, tem um potencial de pesquisa que se amplia em diversos campos, sobretudo dentro da Educação, podendo contribuir significativamente para o desenvolvimento do Espírito Santo em diferentes áreas”, afirmou o diretor da Fames Fabiano Araújo.

Com colaboração do professor Emerson Campos