Fames vai desenvolver soluções de acessibilidade para pessoas com deficiências

17/03/2023 14h24 - Atualizado em 27/02/2024 14h43

Núcleo de profissionais vai propor e realizar pesquisas e intervenções para atender as demandas da comunidade acadêmica

Frequentar os cursos de graduação e extensão da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) vai ficar mais acessível a pessoas com deficiências. O recém-criado Núcleo de Acessibilidade Educacional e Permanência (Naep) passa a ser o responsável pelo desenvolvimento de ações para facilitar o estudo da música por esse público.

“Já realizamos intervenções na estrutura física do prédio que propiciam autonomia e acesso. Recentemente, a Língua Brasileira de Sinais, Libras, foi incorporada em alguns concertos e palestras. Agora, estamos dando um novo passo para criar modelos mais abrangentes de acessibilidade”, comenta o diretor da Fames, Fabiano Araújo.

O Naep é composto por professores e servidores que farão o atendimento de demandas de estudantes com deficiências físicas e intelectuais.

“As múltiplas deficiências são também entendidas por nós como diferenças e diversidade cultural, portanto, são componentes das relações sociais, inclusive, na formação de profissionais da música”, justifica o professor Edimilson de Souza.

Com a criação do núcleo, profissionais habilitados em diversas áreas ficarão responsáveis pela articulação de ações de intervenção educacional e pesquisa com ênfase no atendimento aos estudantes.

Além disso, os trabalhos do Naep também se concentrarão na acessibilidade e permanência educacional de grupos de diversidade, como: indígenas, afro-brasileiros, de gênero e sexualidade, pessoas em situação de refúgio, entre outros.

Composição do Núcleo de Acessibilidade Educacional e Permanência (Naep) 

Ana Carolina dos Santos Martins – presidente

Dalva Nickel Saude

Edimilson Rodrigues de Souza

Gina Denise Barreto Soares

Gleidson Jordan dos Santos

Karla Zangerolame Xavier

Rodrigo Manoel Frade

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Fames

Sandro Costa Barbosa

(27) 3636-3611 / (27) 98895-5857 / (27) 98169 7995

sandro.barbosa@fames.es.gov.br