Grupo de Estudos em História e Historiografia da Música

18/03/2025 11h10 - Atualizado em 18/03/2025 12h27

Descrição:

O Grupo de Estudos em História e Historiografia da Música (GEHHM) é uma iniciativa do Laboratório de Estudos em Musicologia e História Contemporânea (LEMUHC), vinculado à Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Seu objetivo é desenvolver reflexões críticas sobre historiografia da música a partir do estudo de textos das áreas de musicologia, teoria da história e história da historiografia. As reuniões ocorrerão quinzenalmente, em formato online, sempre às quintas-feiras, das 18h às 20h, com início no dia 03/04. 

O grupo é voltado para professores, estudantes e pesquisadores das áreas de música e história, e aberto a interessados em geral.

INSCREVA-SE AQUI

Coordenação:

Prof. Dr. Fernando Magre (FAMES/LEMUHC)

Prof. Dr. Breno Ampáro (UNESP/LEMUHC)

Programa:


Encontro 1 (03/04):

Apresentação


Encontro 2 (17/04):

BROMBERG, Carla. (2012). Histórias da Música no Brasil e Musicologia: Uma leitura preliminar Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 43. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/8040. p. 415-444

Leitura complementar:

CASTAGNA, Paulo. Dificuldades, Reflexões e Possibilidades no Ensino da história da Música no Brasil do Nosso Tempo. Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes, v. 1, n. 1, 2 mar. 2015, p.147-157.


Encontro 3 (08/05):

CERTEAU, Michel. A operação historiográfica. In: CERTEAU, Michel. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982. p. 64-109.


Encontro 4 (22/05): 

DAHLHAUS, Carl. Is history on the decline? In: DAHLHAUS, Carl. Foundations of music history. Cambridge/New York/Melbourne: Cambridge University Press, 1983. p. 3-18.

Leitura complementar: 

MERHY, Sílvio. Arte musical e pesquisa historiográfica: uma reflexão tensa de Carl Dahlhaus em Foundations of Music History. Opus, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 8-23, jun. 2007.


Encontro 5 (05/06):

KOSELLECK, Reinhart. Introdução. In: KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUC Rio, 2006. p. 9-18.

Leitura complementar:

BARROS, José D’Assunção. Koselleck, a história dos conceitos e as temporalidades. Araucaria. Revista Iberoamericana de Filosofía, Política y Humanidades, v. 18, n. 35, 2016, p. 41-53.


Encontro 6 (12/06):

TREITLER, Leo. History and Music. New Literary History, v. 21, n. 2, 1990. p. 299-319.


Encontro 7 (19/06):

HARTOG, François. Introdução: Ordens do tempo, regimes de historicidade. In: HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. 1 ed., 5. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2023. p. 17-41.


Leitura complementar:

RANCIÈRE, Jacques. Autonomy and Historicism: The False Alternative (On the Regimes of Historicity of Art). Perspectives of New Music, v. 57, n. 1-2. 2019, p. 329-351.  
Contato: