- Institucional
- Contato
- Legislação
- Licitações
- Ensino
- Pesquisa
- Extensão
-
Acesso à Informação
- Plano de Dados Abertos
- Privacidade e Proteção de Dados
- Programas e Ações
- Carta de Serviços
- Contratos
- Relação de Veículos
- Acordos sem Transferência de Recursos
- Prestadores Terceirizados
- Ordem Cronológica de Pagamentos
- Obras
- Convênios e Transferências
- Despesas
- Servidores
- Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
- Relatórios LAI
- OUVIDORIA FAMES
- Editais
- Gestão de Documentos
I Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Fames
26/11/2025 17h56 - Atualizado em
26/11/2025 18h00
01 e 02/Dez/2025
Convidado: Félix Eid

Etnomusicólogo boliviano radicado no Brasil, Félix Eid é Licenciado em Educação Musical pelo Instituto de Artes da UNESP (2009), Mestre em Etnomusicologia pela mesma instituição (2012) e Doutor em Ciências da Integração Latino-Americana pelo PROLAM-USP, com a tese “Música, educación y descolonización: el Modelo Educativo Sociocomunitario Productivo del Estado Plurinacional de Bolivia en el contexto de las culturas populares de América Latina y el Caribe” (2021). Foi docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013-2014) e, desde 2015, é professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), onde coordena a ação de extensão “MILPA – Músicas y Danzas de Abya Yala” e atua no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA), do qual é atualmente vice-coordenador. Sua atuação integra docência, pesquisa e prática musical, com ênfase em educação popular, interculturalidade e expressões culturais tradicionais da América Latina e do Caribe.
01/12 | 19h | Auditório do Ciretran
Palestra: "Músicas e danças tradicionais na construção de uma educação musical crítica e arraigada na América Latina"
Considerando que atravessamos uma crise de pertinência na educação musical – e na educação de modo geral -, esta palestra apresenta reflexões e experiências que reconhecem, nas práticas tradicionais de música e dança da América Latina, potentes espaços de renovação criativa, formação crítica e transformação social. De modo panorâmico, serão discutidos aspectos estruturais destas expressões, como oralidade, corporalidade, comunitariedade e maneiras de fazer.
02/12 | 14h | Sala de Concerto Alceu Camargo
Oficina: "Músicas e Danças de Abya Yala: o Son Jarocho no Fandango de Veracruz - México"
Partindo da compreensão de que práticas musicais tradicionais latino-americanas constituem campos potentes de educação situada, pensamento crítico, criação coletiva e transformação social, esta oficina propõe uma vivência introdutória do Son Jarocho, expressão de música e dança relacionada ao Fandango da região de Veracruz, México. De maneira prática mas também reflexiva, serão explorados elementos estruturais desta tradição, como o diálogo entre a versada (canto e poesia), instrumentos, sapateado, improviso, criação, e a função comunitária do fandango. A atividade busca articular a experiência prática e vivencial. a reflexão crítica, e a riqueza pedagógica desta expressão.
Nota: Participantes que desejarem podem trazer seus instrumentos, mas não é necessário. A oficina foi planejada para que todas as pessoas possam participar, mesmo sem instrumentos e sem conhecimentos prévios.
02/12 | 18h | Sala de Concerto Alceu Camargo
Oficina: "Músicas e Danças de Abya Yala: o sikus e a cosmovisão andina"
Partindo da compreensão de que as práticas musicais comunitárias da região andina articulam saberes sonoros, corporais, espirituais e sociais, esta oficina apresenta uma vivência introdutória do sikus, instrumento aerófono coletivo que expressa princípios fundamentais da cosmovisão andina. De forma prática e reflexiva, serão explorados aspectos estruturais desta manifestação, como a complementaridade (arka e ira), a relação entre música e cosmovisão, a importância da corporalidade e respiração coletiva, e as dinâmicas colaborativas que orientam a música comunitária. A oficina busca conscientizar sobre a riqueza das músicas e danças de Abya Yala, e a indissociabilidade entre as expressões culturais e os modos de vida dos povos que as praticam.