I Jornada de Diálogos do Labmuso

12/12/2022 13h58 - Atualizado em 12/12/2022 14h09

I Jornada de Diálogos do Labmuso

Outras músicas possíveis: transculturalidade, gênero e processos educativos em perspectiva

O Laboratório de Músicas e Socialidade (LabMuSo), da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) realizará entre os dias 13 e 15/12/2022, pelo canal oficial da Fames no Youtube, a primeira edição de sua Jornada de Diálogos com o tema Outras músicas possíveis: transculturalidade, gênero e processos educativos em perspectiva, para provocar reflexões teóricas e práticas sobre alguns dos elementos que contornam a relação entre música, cultura e sociedade: música popular e a transculturalidade, a invisibilização de mulheres compositoras na música de concerto e as possibilidades e desafios do trabalho em educação musical.

Convidamos para essa conversa pesquisadoras e pesquisadores de três grandes centros de pesquisa, formação e produção em música, que concentraram seus interesses e estudos nas conexões possíveis entre formação musical, teoria de cultura, pesquisa e experimentação teórica e artística, para provocar e sugerir novas possibilidades e modalidades no campo do fazer musical no Brasil e no exterior.


1) “Música popular e cultura: arranjos transnacionais” com o Prof.° Dr. Rafael Do Nascimento Cesar

Data: 13/12/2022

Horário: 19h-20h30

Mediação: Prof. Dr. Edimilson Rodrigues de Souza

Durante boa parte do século XX, a afirmação da identidade nacional foi encarada como um valor norteador das práticas culturais ditas “autênticas”, isto é, aquelas capazes de expressar certa “essência” de um povo. No caso da música popular, ela fundamentou em muitos países certos modos de olhar o passado, o presente e o futuro, criando interpretações acerca do que a música popular é ou não é, foi ou não será jamais. Seria possível dar nova forma ao problema reorientando nossa atenção para os fluxos de sons, pessoas e categorias que continuamente atravessam fronteiras entre países, regiões e culturas? Nesta comunicação, procuraremos responder a essa e outras questões, abordando os principais desafios metodológicos de se pensar a música popular para além do enquadramento nacional.

Sobre Rafael do Nascimento Cesar

É Doutor em Antropologia Social pela Unicamp (2022) com Bolsa Fapesp (2016/02062-1). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2012) e mestre em Antropologia Social pela Unicamp (2015). Pesquisador do Ateliê de Produção Simbólica e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e do Pagu - Núcleo de Estudos de Gênero da Unicamp. Realizou, no segundo semestre de 2014, um estágio de pesquisa na Universidade de Princeton, na qualidade de Bolsista FAPESP e Pesquisador Visitante (VSRC) do projeto temático "Race and Citizenship in Americas", sob coordenação de Pedro Meira Monteiro, phD. De 2018 a 2019 esteve vinculado ao Lemann Institute for Brazilian Studies da University of Illinois at Urbana-Champaign, onde trabalhou sob a supervisão do Professor Marc Hertzman com temas relacionados a relações raciais, identidade nacional e música popular brasileira e norte-americana. Autor de artigos em periódicos de impacto nacional e internacional, como Latin American Music Review, Tempo Social, Mana - Estudos em Antropologia Social, Cadernos Pagu, Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Revista Sociologia & Antropologia, Novos Estudos Cebrap e Revista Brasileira de Ciências Sociais. Participou como coautor de capítulo dos livros “As Lógicas Sociais do Gosto” (Editora da Unifesp, 2019) e “Casa-Mundo” (Papéis Selvagens, no prelo). Possui livro em processo de preparação pela Editora Papéis Selvagens “Compondo Chiquinha Gonzaga” (no prelo).


2) “Compositoras na música erudita: o preconceito foi superado?” com a Prof.ª Dr.ª Eliana Monteiro da Silva

Data: 14/12/2022

Horário: 19h-20h30

Mediação: Prof.° Dr. Fernando de Oliveira Magre

Esta palestra tem por objetivo discutir os reais efeitos do aumento da pesquisa em música e gênero na inclusão de obras de compositoras no meio acadêmico e musical em geral.

A pianista, professora e pesquisadora Eliana Monteiro da Silva fará um relato das principais conquistas – e dificuldades – observadas por ela desde que iniciou suas investigações em 2005, com a pesquisa sobre Clara Schumann, até 2022, quando analisa a atuação das mulheres nos Cursos Latinoamericanos de Música Contemporánea (CLAMC) na condição de pesquisadora-colaboradora e professora no programa de Pós-Graduação da ECA-USP.

Sobre Eliana Monteiro da Silva

É pianista, Mestre e Doutora em Música pela ECA-USP, com auxílio FAPESP. Concluiu Pós-Doutorado na mesma universidade, com a antologia "Compositoras Latino-americanas: vida - obra - análise de peças para piano", publicada pela Editora Ficções. É autora do livro "Clara Schumann: compositora x mulher de compositor" (2011), e co-autora dos livros "Da ópera ao lied: uma evocação à palavra cantada" (2013) e "Pesquisas e Práticas Interdisciplinares em Ambientes Musicais" (2015). Em 2017 representou o Brasil no III Coloquio de Investigación Musical Ibermúsicas – com a temática “Música y Mujer em Iberoamérica: haciendo música desde la condición de género”, indicada pela FUNARTE –, e em 2019 foi Editora convidada da Revista Música para o Dossiê Temático "Bicentenário de Clara Schumann: uma reflexão sobre a atuação das mulheres na música". Como pianista, apresenta-se regularmente em recitais solo e de câmara, tendo desde 2012 o "Duo Ouvir Estrelas" com a mezzo-soprano Clarissa Cabral, com quem gravou o CD "Clara Schumann lieder e piano solo". Integra a rede "Sonora - músicas e feminismos" e os grupos "Polymnia" e "Musica y Genero: grupo de estudios Latinoamericanos", dedicados ao estudo de gênero na música. É Pesquisadora-Colaboradora no Departamento de Música da ECA-USP, onde ministra disciplinas sobre Música Latino-americana e sobre Compositoras na Música Erudita, no curso de Pós-Graduação.


3) “Conversas sobre educação musical” com a Prof.ª Dr.ª Ilza Zenker Leme Joly

Data: 15/12/2022

Horário: 19h-20h30

Mediação: Prof. Dr. Murilo Ferreira Velho de Arruda e Prof. Dr.ª Monique Traverzim

Ilza Joly falará sobre o ofício do/a educador/a musical em seus múltiplos espaços de atuação. Partindo de suas experiências formativas (cursos, projetos, encontros e desencontros) irá indicar alguns desafios e potencialidades que enfrentou ao longo do caminho enquanto educadora, de forma a contribuir para a trajetória de licenciandos em música. A criação e manutenção de projetos de ensino e prática coletiva musical tais como o Laboratório de Musicalização, Pequena Orquestra e Orquestra Experimental, todos vinculados à Universidade Federal de São Carlos, bem como o Semea – Centro Suzuki de Educação Musical, marcam uma vida dedicada também à música e à educação.

Sobre Ilza Zenker Leme Joly

Possui graduação em Letras e Música, mestrado em Educação Especial e doutorado em Educação e é especialista em Musicoterapia e Autismo. Fez cursos no Instituto Orff de Salzburg, cursos sobre Kodály, Dalcroze, Willems e Schafer, além de estágio na Clínica Nordoff-Robbins da New York University e formação em Música e Antroposofia pelo Instituto Ouvir Ativo. Foi fundadora do Curso de Licenciatura em Música, do Laboratório de Musicalização, da Orquestra Experimental, Pequena Orquestra e Camerata da UFSCar. Orientou muitos trabalhos de mestrado e doutorado, publicou livros acadêmicos e também o livro "No encanto dos passarinhos - músicas para cantar, dançar, tocar e brincar". É professora Suzuki, com certificações em Flauta Doce, Piano e Early Childhood Education pela Suzuki Association of Américas. É fundadora, coordenadora e professora do Semea - Centro Suzuki de Educação Musical em São Carlos, onde atua como professora de Flauta Doce, Piano.