Maes Tons: Talentos da Fames se apresentam em nova temporada do projeto musical que retorna neste mês de maio

03/05/2023 15h30 - Atualizado em 03/05/2023 15h59

Com formato intimista, reunindo diversas atrações musicais, as apresentações acontecem no Museu de Arte do Espírito Santo. A entrada é gratuita.

 

A partir deste sábado (06), o Museu de Arte do Espírito Santo (Maes) vai dar início à segunda temporada do Maes Tons, com um formato intimista, reunindo diversas atrações musicais e gratuitas. Dan Abranches e o duo formado por Gessé Paixão e Ravi Kefi abrem a programação do projeto, fruto de parceria entre a Secretaria da Cultura (Secult), a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e a TVE Espírito Santo.

A temporada segue com o Duo Frade Guerrero e Flávia Caitano, que fecha o mês de maio, no dia 27. Na sequência, o coletivo Laboratório Capixaba de Canções e Wanderson Lopez se apresentam no dia 10 de junho. O encerramento da temporada fica por conta do Vix Ensemble e de Victor Polo, no dia 24 de junho.

O evento tem início às 16 horas, na biblioteca do Maes, no Centro de Vitória, com transmissão ao vivo pela internet, nos canais da TVE Espírito Santo e da Secult no YouTube.

“A música é uma das manifestações artísticas que possibilitam a interação efetiva entre artista e público, ao mesmo tempo de sua realização. Essa aproximação é construtora em todas as suas direções, artista, obra e público. O evento quer se aproximar da produção artística e da experiência sensorial que a música também pode oferecer em relação às artes visuais”, afirmou o diretor do Museu de Arte do Espírito Santo, Nicolas Soares.

O projeto

A ideia do projeto Maes Tons é possibilitar uma leitura associada entre as artes visuais em interlocução com outras manifestações artísticas, como a cena musical produzida no Estado. As exposições organizam narrativas em tons de manifestação e que, por vezes, não estavam no centro da visibilidade do campo da arte.

Também reforçam outras posturas e visualidades que nos permitem expandir os entendimentos sobre a cultura e como nos relacionamos com as diversidades. Os convidados do Maes Tons oferecem, em consonância com as exibições do Maes, experiências múltiplas que se expandem também pelo espaço do Museu.

O professor titular da Fames, Bruno Ishisaki está à frente da curadoria musical do Maes Tons. Quando conheceu o projeto, na edição anterior, ele identificou uma boa oportunidade para ampliar as apresentações de músicos ligados à Fames e propôs apenas um show, inicialmente. Contudo, o diretor do museu sugeriu a realização de uma série de eventos temáticos, numa parceria entre as instituições.

Segundo Bruno Ishisaki, esse é um trabalho que tem sido conduzido de modo bastante orgânico e natural, elencando uma grande diversidade de estilos e gêneros, da música de concerto contemporânea ao mundo da canção. “Outro objetivo da iniciativa é produzir sinergia entre as instituições, por meio de um cruzamento entre os públicos do Maes, da Fames e da TVE. Por isso, é muito importante que o projeto seja divulgado como uma parceria entre as instituições”, ressaltou.

 

Conheça os artistas:

 

Dan Abranches (06/05)

Dan é um artista com uma potente inquietação sonora, sua efervescência musical se compõe em processos experimentais que ampliam os territórios psíquicos e afetivos do seu próprio som. No ano de 2019, participou do programa de projeção nacional “The Voice Brasil” e, logo após, lançou seu primeiro clipe do single “Dark Cloud”, edificado a partir de seus fãs por meio de crowdfunding.

Em meio à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), lançou seu trabalho de maior sucesso, o Ep “Flor de Laranjeira”, que já acumula mais de 500 mil plays nas plataformas digitais. Por meio de um processo extenso e singular, seus projetos são gravados e produzidos por ele, em ambiente íntimo. Arquitetando minuciosamente a fusão entre diversos gêneros, como o neo soul, o eletrônico e a MPB.

 

Gessé Paixão e Ravi Kefi (06/05)

Gessé Paixão é integrante do grupo OGÓ: compõe canções, poesias cantadas e faladas do duo, além de executar em sua performance a multi-instrumentação: é trompetista, cantor, pandeirista e ritmista em geral. Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo, atua como professor de Filosofia na Rede Pública de Educação. Tendo formação técnica inconclusa na Fames, tem experiência prática e teórica com música.

Soma-se às formações dele a Academia de Ensino: Vale Música por 6 anos, tendo por orientadores Tônico Cardoso, Helder Trefzger, Antonio Paulo Filho, assim como pelas oficinas contínuas da Orquestra Pop Jazz do Ifes, sob maestria de Célio de Paula. Integrou o grupo musical “A mesa” e projetos e bandas da cena autoral capixaba. É co-fundador do Cineclube Nome Provisório. Dedica-se à militância negra e tem as artes como seu modus operandi. Crê num afrofuturo próspero e grandioso.

Ravi Kefi é bacharel em Música, composição na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre pela Escola de Comunicação e Artes da USP, onde elaborou a dissertação "Egberto Gismonti e a poética da semierudição". Licenciado em Música pela Centro Universitário Salesiano. Trabalhou ao lado de músicos, como os violeiros Ivan Vilela e Paulo Freire, as cantoras Ceumar e Jucilene Buosi e o baterista Zé Eduardo Nazário.

Duo Frade Guerrero (27/05)

Duo formado por Rodrigo Frade (flauta) e Belquior Guerrero (violão). Rodrigo Frade é doutor em Música pela UFMG. Tem Mestrado em Performance Musical (2018) e bacharelado em Flauta (2014) pela mesma instituição. Deu início aos estudos musicais aos 7 anos no Conservatório de São João del Rei, MG. Atua como intérprete e organizador do Festival "Escuta Aqui!" desde sua criação em 2020. É professor de flauta transversal na Faculdade de Música do Espírito Santo.

Belquior Guerrero é doutor e mestre em Performance Musical pela Universidade de Aveiro (Portugal) e Bacharel em Violão Erudito pela Universidade Estadual de Maringá. Iniciou seus estudos musicais com 5 anos de idade ao piano no Instituto de Música e Artes de Penápolis (IMAP) e, aos 12 anos, passou a dedicar-se aos instrumentos de cordas dedilhadas. Atualmente, Belquior Guerrero é professor de Violão Erudito na Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” (Fames) e membro do VIX Ensemble. No repertório do duo, obras de Gabriel Fauré, Astor Piazzolla, Radamés Gnattali e Jacques Ibert.

Flávia Caitano (27/05)

A cantora e compositora Flávia Caitano apresenta o Pocket Show Experienciando, que consiste em canções lançadas em 2022 e 2023, e também faz menção a cantores que são referências musicais. Suas canções falam da natureza em diversas vertentes, tendo como marca a suavidade da voz.

Licenciada em Música pela Fames, Flávia Caitano é uma das coordenadoras do projeto “Fames nas Comunidades”, que trabalha com música popular para crianças e jovens nas regiões de maior vulnerabilidade social e violência contra jovens. Também compõe o corpo administrativo da Fames, trabalhando com patrimônio e compras. Publicou na ABEM o artigo “Instrumentos sinfônicos e repertório erudito para jovens em situação de vulnerabilidade social: uma experiência de ampliação de práticas musicais na Escola de Música Tocando em Frente, em Cachoeiro de Itapemirim/ES”.

No ano de 2020, em pleno período pandêmico, criou o Canal Papo Musical com objetivo de conversar com os músicos e trazer o universo musical mais próximo dos alunos e demais colegas dela. Nesse mesmo período, parcerias surgiram e a vontade de compartilhar as canções e a forma de interpretar tomaram forma. Em 2022, foi lançada a primeira canção que se chama “Aprendiz”. Em março de 2023, foi lançado seu mais novo trabalho, o single “Água”, disponível em todas as plataformas digitais.

Laboratório Capixaba de Canções (10/06)

Coletivo formado em 2023 por Bruno Ishisaki (voz e guitarra), Tiago Bezerra (voz e violão), Gessé Paixão (voz, trompete e percussão) e Julia Bolina (voz, violino e ukulele), com enfoque no fomento, pesquisa e criação de canções.

Bruno Ishisaki é doutor em Música (Unicamp), compositor, cancionista e docente na Fames. Tiago Bezerra é publicitário e graduando em Licenciatura na Fames. Gessé Paixão é cantor, cancionista, instrumentista, professor de Filosofia e graduando em Licenciatura na Fames. Julia Bolina é cantora, instrumentista e graduanda em Licenciatura na Fames.

Entre as atividades do Laboratório Capixaba de Canções, estão o projeto "O Lado B da MPB" e a disciplina "Laboratórios de Composição", focada na produção de canções a partir de textos de poetas capixabas e ministrada no curso de Licenciatura da Fames por Bruno Ishisaki.

No projeto "O Lado B da MPB", o Laboratório se apresenta com um repertório construído apenas por canções menos conhecidas do cancioneiro brasileiro. As canções são tratadas como se fosse um trabalho autoral, com novos arranjos criados coletivamente durante os ensaios. Entre os autores aproveitados pelo coletivo, estão, entre outros, Sérgio Sampaio, Renato Teixeira, Vinícius Cantuária e Tim Bernardes.

Wanderson Lopez (10/06)

Músico, arranjador, compositor, artista plástico e educador. É mestre em Música, na linha de pesquisa de Linguagem e Estruturação Musical pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e tem Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Atualmente, é professor-adjunto na Faculdade de Música do Espírito Santo e se apresenta regularmente com os grupos Baobab Trio, Wanderson Lopez Ensemble e grupo Orizzonti.

O concerto "101 Anos da Semana de Arte Moderna" traz um breve panorama de obras violonísticas do Pré e Pós Modernismo e seus desdobramentos na música brasileira desde 1908, com a composição "Odeon" (E. Nazareth) até 1996, com "Cheio de Dedos" do compositor e violonista Carlos Althier de Sousa Lemos Escobar, mais conhecido como "Guinga".

O movimento modernista visava a dar ênfase ao nacionalismo, buscando chegar a uma verdadeira compreensão do caráter do povo e da terra brasileira, além de propor, em termos estéticos, um compromisso com a renovação material e formal. O impulso do movimento, portanto, visava renovação estética junto a um “abrasileiramento” da cultura brasileira.

Vix Ensemble (24/06)

Grupo formado em 2022 por Belquior Guerrero, Fábio Benites, Levy Oliveira, Paulo Rosa e Rodrigo Frade, todos professores da Faculdade de Música do Espírito Santo, com a proposta de promover a criação e a performance de música contemporânea na região da Grande Vitória.

O coletivo é responsável pelo projeto “Arena Sonora”, conduzido em parceria com o Sesc Glória, que trabalha artisticamente com a difusão de obras acústicas, eletroacústicas mistas e de interação musical com outras mídias. O Vix Ensemble tem realizado performances com obras escritas por professores e estudantes da Fames, além de promover atividades educativas relacionadas à criação e às práticas musicais contemporâneas.

 

Victor Polo (24/06)

Natural de Franca/SP, é graduado, mestre e doutorando em música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua como compositor, guitarrista, violonista, professor de música e pesquisador acadêmico. Desde agosto de 2022, é professor efetivo, aprovado em concurso público, na Faculdade de Música do Espírito Santo.

Com o grupo Telecoteco, participou da gravação do CD “É Hora de Trocar as Válvulas” (2014), que integra a lista dos 100 melhores discos de MPB de 2014 pelo site http://melhoresdamusicabrasileira.com.br, e realizou shows no Sesc e Sesi de Curitiba. Com o grupo Trem Doido, lançou, em setembro de 2018, o primeiro disco da banda, que conta com releituras de canções do Clube da Esquina, cujo show de lançamento ocorreu no Sesc Campinas com a participação especial do compositor e instrumentista Nelson Angelo.

Foi premiado em 2o lugar no “Festival da Canção Brasileira do Sesi” (2018), com a música “Sé de Mariana” (Victor Polo/Carlinhos Campos). Ministrou oficinas de música em festivais na cidade de Campinas/SP e tem artigos acadêmicos publicados, com foco em temas relacionados à música popular brasileira, violão e guitarra. Seu último trabalho musical autoral, "Violão de Afetos", é um álbum de violão brasileiro que apresenta 12 composições escritas para o instrumento.

 

Serviço:

Maes Tons 2023

Quando: Sempre aos sábados

Horário: 16 horas

Local: Biblioteca do Museu de Arte do Espírito Santo (Maes), Avenida Jerônimo Monteiro, 631, Centro de Vitória.

Entrada gratuita.

06/05:

Dan Abranches

Gessé Paixão e Ravi Kefi

27/05:

Duo Frade Guerrero

Flavia Caitano

10/06:

Laboratório Capixaba de Canções

Wanderson Lopes

24/06:

Vix Ensemble (auditório)

Victor Polo

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Juliana Nobre

(27) 3636-7111 / (27) 99753-7583 / (27) 99902-1627

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Fames

Sandro Costa Barbosa

sandro.barbosa@fames.es.gov.br

(27) 3636 3611