Música Antiga e interpretação em instrumentos de teclas

14/12/2022 12h52 - Atualizado em 14/12/2022 12h55

No dia 19 de dezembro, a Fames receberá o músico esloveno Mirco Lieber para uma Masterclass com o tema "Música antiga e interpretação em instrumentos de teclas".

Na masterclass serão abordados os tópicos:

1. Instrumentos com teclas
  2. Formas e gêneros musicais
  3. "L'Art de toucher le clavecin" / François Couperin
  4. Sonara
  5. Cravo francês
  6. Música italiana do Sec XVI (Cinquecento)
  7. Renascença espanhola
  8. Interpretação do cravo italiano do Sec. XVII
  9. Fraseado e articulação
  10. Tonalismo - Modalismo
  11. Ornamentos na música antiga
  12. Performance de obras musicais

Mirco Lieber nasceu na Eslovênia. Em 2014 formou-se na Academia de Música de Liubliana, Eslovênia com um mestrado em acordeão de concerto clássico. Em 2021 licenciou-se na Universidade de Música e Artes performativas de Viena, Áustria com um mestrado em concerto de cravo/música emancipada.  Também estudou música sacra em Ljubljana e órgão de concerto em Viena. Em 2010 formou-se no Instituto SAE em Amesterdan com uma licenciatura em engenharia de áudio.

Mirco Lieber trabalhou como professor de música na Eslovênia, Áustria, Alemanha e Portugal desde 1996. Há 29 anos ensina acordeão, teoria musical e outros instrumentos de teclado em vários estilos, desde o clássico ao moderno, pop e jazz. Os seus estudantes ganharam mais de 150 prêmios em concursos internacionais e eslovenos.

Como acordeonista e produtor musical, gravou vários CDs dos seus próprios arranjos musicais e composições na Eslovênia, além de ter atuado na rádio, televisão e em várias salas de concerto por toda a Europa. Atualmente, atua como professor e acordeonista de concerto, cravista, organista, pianista e músico de câmara.

Mirco Lieber vive em Ponta Delgada nos Açores desde 2020 e ensina piano no Conservatório Regional de Ponta Delgada.

OBS: A masterclass será ministrada em inglês com suporte à tradução.