Onda Sonora

03/04/2023 10h41 - Atualizado em 14/04/2023 15h24

O Onda Sonora é um evento de música e tecnologia que acontecerá em Vitória durante três dias. O evento apresentará workshops, oficinas, apresentações, mesas redondas e outras atividades, com foco na música eletroacústica, experimental e eletrônica. Independentemente do seu nível de experiência, o Onda Sonora é uma oportunidade única de se inspirar e aprender sobre as últimas tendências em produção musical. Junte-se a nós para vivenciar e explorar as possibilidades criativas da música e da tecnologia.

A ONDA SONORA

No dia 27 de abril, o evento será realizado na FAMES e será dedicado a explorar a música eletroacústica. Os participantes poderão participar de workshops e aprender técnicas especializadas para criar efeitos sonoros únicos.

O dia 28 de abril, na UFES, será dedicado à música experimental. A artista sonora Gabriela Nobre vem do Rio de Janeiro para ministrar um workshop e se apresentar com o GEXS, juntamente com o músico José Eduardo Costa Silva. A apresentação ainda conta com abertura do artista Gimu.

No último dia do evento, 5 de maio, o Onda Sonora se encerrará no Vênus Cafe Bar, na Praia do Canto. O dia será dedicado à exploração das vertentes da música eletrônica contemporânea, com workshops de produção musical, mesa redonda com DJs, apresentação de sintetizadores modulares e uma After Party para celebrarmos este encontro inédito.

Inscreva-se aqui para participar das atividades


27 DE ABRIL

Local: Fames

Música Eletroacústica

14 - 15h30 - Relações entre criação musical e tecnologia

Será apresentado o ponto de vista do compositor sobre a influência e utilização de meios tecnológicos na criação musical, dando enfoque na música eletroacústica e mista. Apresentação feita por Levy Oliveira.

16h - 17h30 Relações entre performance e tecnologia

Será apresentado o ponto de vista do intérprete sobre a influência e utilização de meios tecnológicos na performance da música eletroacústica mista. Essa apresentação será feita pelo saxofonista Paulo Rosa, pelo fagotista Fábio Benites e pelo violonista Belquior Guerrero.

19h - Concerto de música eletroacústica produzido pelo grupo Vix Ensemble - Belquior Guerrero (Violão), Fábio Benites (Fagote), Levy Oliveira (Eletrônica), Paulo Rosa (Saxofone), Rodrigo Frade (Flauta).


28 DE ABRIL

Local: Ufes

Música Experimental

15 - 17h - Debate-papo com Gabriela Nobre (Estúdio do Curso de Música - Centro de Artes)

Gabriela Nobre é artista sonora e poeta nascida no Rio de Janeiro. É doutoranda em Estudos Contemporâneos das Artes, na UFF, onde pesquisa partituras verbais como interface entre música/arte sonora e poesia/texto literário. É autora do livro de poesia “Gravar o fogo em preto e branco”, lançado pela editora Urutau em 2022.

PROJETO DE EXTENSÃO “MÚSICA NA UFES” APRESENTA:

19h - 19h50 - Concerto de Música Experimental (Auditório do Centro de Artes da Ufes - CEMUNI IV)

O Concerto será dividido em duas partes. Na primeira se apresenta Gimu, um dos artistas brasileiros mais importantes da ambient / drone music ; na segunda parte será apresentada uma peça inédita composta da interação entre o GEXS, Gabriela Nobre e José Eduardo Costa Silva.


5 DE MAIO

Local: Vênus Café Bar

Música Eletrônica

17h - Abertura - Modular Café Showcase com módulos Eurorack DIY feitos por Constantino Buteri.

18h30 - 20h Mesa redonda/painel com DJs Guga Prates, Paolla B, Thito Fabres, Carol Vargas, Maria e Renato Vervloet, discutirão a profissão do DJ. Das músicas que marcaram suas gerações às técnicas preferidas, da pesquisa musical à cena local.

20h - 20h30 - Modular Café

20h30 - 22h - Produção de música eletrônica (House/Techno) Um workshop dinâmico e prático, utilizando o software Ableton Live, com Marcel Dadalto.

22h - Encerramento - After Party com DJs Guga Prates, Paolla B, Thito Fabres, Carol Vargas e Maria.

Inscreva-se aqui para participar das atividades