Pesquisadora Rosana Lanzelotte apresenta palestra ‘Cinco Séculos de Música Brasileira’ na Fames

26/06/2024 16h49

Evento, com entrada gratuita, traz informações do projeto de acervo digital que está reunindo e disponibilizando mais de cinco mil partituras brasileiras

A pesquisadora Rosana Lanzelotte estará na Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), no Centro de Vitória, no dia 05 de julho, às 09 horas, para a palestra “Cinco Séculos de Música Brasileira”, uma apresentação dos resultados do projeto Acervo Digital de Partituras Brasileiras.

Uma colaboração entre o Ministério da Cultura, o Instituto Cultural Vale e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o projeto visa disponibilizar cinco mil partituras de compositores brasileiros em domínio público pela da web. Essa iniciativa visa democratizar o acesso à riqueza musical do Brasil, permitindo que estudantes, músicos e entusiastas explorem e estudem as obras.

Rosana Lanzelotte, conhecida por sua experiência em música brasileira, compartilhará visões sobre a relevância histórica e cultural dessas partituras, bem como os desafios enfrentados na curadoria e digitalização do acervo. A palestra será realizada na Sala de Concerto Alceu Camargo, na Fames, com entrada franca.

“Será uma oportunidade única de mergulhar na história musical do Brasil e conhecer o projeto que preserva e compartilha nosso patrimônio artístico”, afirma a professora do departamento de piano da Fames, Paula Galama.

Rosana Lanzelotte é considerada uma das principais cravistas do país. Pelas contribuições às suas iniciativas de desenvolvimento das artes e das letras, recebeu "Golfinho de Ouro", do Estado do Rio de Janeiro, e a comenda Chevalier da Ordem das Artes e Letras, do Governo da França. É formada em piano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduada no Conservatório Real de Haia, na Holanda.

Serviço:
Palestra: “Cinco Séculos de Música Brasileira”, com: Rosana Lanzelotte
Data: 05/07 (sexta-feira)
Local: Sala de Concerto Alceu Camargo (auditório da Fames)
Praça Américo Poli Monjardim, 60, Centro, Vitória

Informações à Imprensa: