Professores da Fames gravam música em comemoração aos 66 anos da instituição

29/05/2020 18h26 - Atualizado em 29/05/2020 18h34

Grupo de professores escolheu “Trenzinho do Caipira”, de Villa Lobos, para fazer gravação colaborativa de suas casas.

Para marcar o 66º aniversário da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), em tempo de distanciamento social por causa da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), professores e alunos da instituição lançaram, nesta sexta-feira (29), um Split Screen Video com diversos instrumentos e vozes, todos gravados de casa.

A obra escolhida, “O Trenzinho do Caipira”, que integra a obra Bachianas Brasileiras nº 2, de Heitor Villa-Lobos, recebeu novo arranjo instrumental, junto à letra de Ferreira Gullar. A parte vocal foi trabalhada com os alunos do Coro Sinfônico pelo maestro Sanny Souza.

O congo também esteve presente com seu ritmo, a casaca e o tambor. Além dos instrumentistas, a organização contou com uma equipe técnica que trabalhou remotamente a edição de vídeo e áudio.

“Foi um trabalho intenso, com muitos desafios e aprendizados em uma nova era tecnológica, mas consideramos a iniciativa importante para mobilizar a comunidade acadêmica dos vários cursos em favor da Instituição, e mostrar que a música nos une, mesmo separados. O envolvimento de todos em torno do ideal de trazer mais leveza a este momento superou as dificuldades impostas pela pandemia”, comentou a professora Paula Galama, coordenadora da iniciativa.

A Fames teve suas atividades presenciais suspensas em março, juntamente com a Rede Estadual de Ensino, e vem desenvolvendo soluções digitais de gestão e educação para enfrentar os desafios da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Villa-Lobos  - Bachianas Brasileiras nº 2 - “O Trenzinho do Caipira”

Letra: Ferreira Gullar

Idealização: Marcelo Trevisan