Santa Jazz: Músicos da Fames ‘esquentam’ festival nas montanhas com talentos e diversidade sonora

30/05/2023 10h22 - Atualizado em 30/05/2023 15h39

Grupos formados por estudantes e professores vão se apresentar nos dias 02, 03 e 04 de junho.

Tudo pronto para a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) desembarcar no Festival Santa Jazz, que começa nesta sexta-feira (02) e segue até o domingo (04), no município de Santa Teresa. Tradicionalmente, o evento traz atrações do cenário nacional e internacional para embalar os três dias com diversos shows que passeiam entre o Jazz, o Blues e a Bossa Nova.

Como apoiadora institucional do evento, a Fames comanda o palco Colibri, escalando a sua seleção de talentos para se apresentarem ao lado de grandes nomes da música.

“O palco Colibri é uma vitrine dos talentos da faculdade e este ano está ainda mais diversificado, com artistas que se diferenciam e se completam, abrangendo um universo sonoro cheio de boas surpresas”, afirma o diretor da Fames, Fabiano Araújo.

O ponto alto da participação da faculdade será no sábado (03), quando a Orquestra Popular de Câmara da Fames sobe ao palco para acompanhar o cantor e compositor Toninho Horta. O Concerto será no Palco Imigrantes, às 21 horas.

Nos três dias, cerca de 20 músicos da instituição, entre instrumentistas e cantores, vão passar pelos palcos Colibri e Imigrantes. Conheça as atrações da Fames:

Quarteto Colibri | 02 de junho, às 20, 22 e 23 horas | Palco Colibri

Estudantes de música da Fames apaixonados por jazz e música brasileira, o Colibri combina elementos do Jazz, Blues, Funk, Música Latina e, é claro, muita brasilidade.

O quarteto é formado por Jônatas Nunes (contrabaixo), Evandro Lino (piano), Bastian Herrera (clarineta) e Yan Mattos (bateria), todos instrumentistas de alta performance.

O grupo chega ao festival com a expectativa de um show vibrante, que explora a potência criativa dos músicos e com improvisos que combinam técnica de alto nível e sonoridades únicas.

Duo Ravi Kefi & Victor Polo | 03 de junho, às 11, 13 e 14h30 | Palco Colibri

Formado por professores da Faculdade de Música do Espírito Santo, o duo de piano e violão dedica-se à música instrumental brasileira, executando composições próprias e releituras de autores como Egberto Gismonti e Toninho Horta.

Victor Polo é professor de violão, guitarra e Música Popular e atua como guitarrista, violonista e pesquisador nas áreas de Performance e Música Popular.

Também professor da Fames, Ravi Kefi leciona Piano Popular, além de atuar como arranjador e instrumentista.

Quinteto Pentágono | 03 de junho, às 20, 22 e 23 horas | Palco Colibri

O Quinteto Pentágono é formado por estudantes da Faculdade de Música do Espírito Santo, e o professor do Departamento de Sopros e Percussão, Daniel Lima.

O grupo apresenta um repertório inspirado no Jazz contemporâneo e na MPB instrumental. No repertório, clássicos mundiais em releituras originais de Pop-Jazz e Rock'n Bossa e uma pitada de brasilidade.

Além de Daniel Lima, na bateria, o grupo conta com Mariana Gruvira (guitarra), Marcos Viana (contrabaixo), Guilherme Carlesso (piano) e Eduardo Mariano (sax). Cantoras convidadas: Thayná Silvério e Lara Cheluje. Trompetista convidado: Gabriel de Oliveira.

Inovação e ousadia, com arranjos e mashup's de sucessos atuais e do passado são os ingredientes do show do quinteto.

Orquestra Popular de Câmara da Fames & Toninho Horta | 03 de junho, às 21 horas | Palco Imigrantes

Escalada para acompanhar o cantor e compositor Toninho Horta, a Orquestra Popular de Câmara da Fames subirá ao palco do Santa Jazz pela primeira vez.

A Orquestra Popular de Câmara da Faculdade de Música do Espírito Santo foi criada em 2020 com a proposta de proporcionar a convergência entre músicos eruditos e populares. O formato, que se renova e toma formas diferentes a cada semestre letivo da instituição, permite a implementação de repertórios desafiadores e exploram fronteiras musicais.

Formada por alunos, professores e, ocasionalmente, por músicos credenciados e convidados, a OPOC é um grupo oficial da faculdade e compõe a grade de disciplinas dos cursos de graduação, tornando-se um polo de pesquisa e desenvolvimento da performance musical.

Sua concepção permite a montagem de espetáculos, tanto em ambientes acústicos como igrejas e salas de concerto quanto em palcos sonorizados como shows e festivais, permitindo a músicos e plateias, a experiência de uma atmosfera sonora inovadora e original.

Aline Maria & Victor Polo | 04 de junho, às 11 horas | Palco Colibri

O Duo Aline Maria & Vitor é um autêntico encontro de intérpretes apaixonados pela música brasileira nos corredores da academia.

Victor Polo é professor de violão, guitarra e Música Popular na Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e atua como guitarrista, violonista e pesquisador nas áreas de Performance e Música Popular.

Graduanda em Música, Aline Maria é cantora e compositora. Já atuou como solista, em grupos vocais e segue carreira no projeto autoral Suindara. Traz para o festival uma homenagem à obra e a personalidade vocal da cantora brasileira Gal Costa, referência em sua carreira e à cantora Rita Lee.

Choro Acadêmico da Fames | 04 de junho, às 13 e 14 horas | Palco Colibri

Fundado e coordenado pelo professor do departamento de Cordas Dedilhadas da Fames, Nelson Gonçalves Pereira Filho, o Choro Acadêmico já é uma tradição, que reúne professores, estudantes de Música e diversos instrumentistas e cantores capixabas.

Além de ser uma verdadeira “escola do choro” e grupo atuante no circuito musical, o Choro Acadêmico da Fames é uma referência no gênero, fonte de aprendizado para os iniciantes e inspiração para os artistas populares locais.

A roda do Choro Acadêmico acontece semanalmente no pátio da Fames, sempre recebendo convidados e o público, que comparece para contemplar o estilo musical genuinamente brasileiro.