Vestibular Fames 2023: O que estudar para ser aprovado no processo seletivo

22/12/2022 13h50

Provas de seleção da Fames são específicas da área e não englobam competências e habilidades cobradas pelo Enem.

A Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) está com inscrições abertas para o Vestibular, que vai oferecer 120 vagas para os cursos de graduação em Música. Os interessados podem fazer a inscrição no site do vestibular (vestibular.fames.es.gov.br) até o dia 16 de janeiro.

As provas serão aplicadas em três etapas, nos dias 1º, 06 e 07 de fevereiro, quando os postulantes deverão comprovar conhecimentos sobre música e conhecimentos gerais.

O que estudar?

Na primeira etapa do processo seletivo, será avaliada a formação geral do candidato, por meio de uma prova de Redação, na qual ele deverá demonstrar sua aptidão em se comunicar e expressar suas impressões sobre a realidade, bem como o seu conhecimento da Língua Portuguesa, observando alguns conceitos básicos, como:

• Domínio da escrita;
  • Compreensão do tema;
  • Coerência textual;
  • Coesão textual;

No site do Vestibular Fames está disponibilizado um guia para a escrita de uma boa redação. Veja aqui, mais dicas de redação.

Na segunda etapa, serão avaliados os conhecimentos teóricos sobre música, por meio de uma prova objetiva, com 20 questões sobre:

• Conceitos e representações gráficas;
  • Acordes de 03 e 04 sons;
  • Análise estrutural de uma peça musical;
  • Percepção Musical.

Um guia completo de estudos, contendo bibliografia recomendada também pode ser encontrado no site da Fames para orientar o candidato.

Finalmente, na terceira etapa da seleção, os candidatos partem para a prática. Nesta fase deverão passar pelas provas de:

• Solfejo– fazer a leitura de uma pauta, seguindo as respectivas alturas e ritmos anotados;
  • Leitura Rítmica -Será sorteada uma leitura rítmica para o candidato executá-la oralmente;
  • Habilidade Instrumental – Nesta fase final, o aluno demonstra suas habilidades no seu instrumento, ou canto, executando as obras predefinidas no edital do processo seletivo.

No site do Vestibular Fames está disponível todo o programa de cada instrumento e para cada curso, bem como links, dicas, tutoriais e outros materiais de apoio aos futuros graduandos em Música.

Serviço:
Vestibular Fames 2023