Vestibular Fames 2023: onde e como atuam profissionais graduados em Música

19/12/2022 14h59

Músicos com formação superior ampliam área de atuação que vai de escolas à criação de trilhas para games.

Estão abertas as inscrições para o Vestibular da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Com quase 70 anos de atuação, a instituição forma todos os anos profissionais de música que atuam em diversas frentes no mercado de trabalho.

A Fames oferta três cursos de graduação: Licenciatura em Música, Bacharelado em Música com habilitação em instrumentos ou canto e Bacharelado em Música com habilitação em Música Popular, todos com reconhecimento do Conselho Estadual de Educação.

A coordenadora do curso de Bacharelado da Fames, Paula Galama, ressaltou que as opções de trabalho para graduados em Música são diversificadas. “Além das profissões mais tradicionais, como professor ou instrumentista de estúdio, outras novas colocações surgiram com o desenvolvimento das redes sociais e os games, que utilizam muito a linguagem audiovisual, gerando demanda de diversos profissionais, entre eles os músicos”, disse.

Carreira e sucesso

Não é raro que alguns egressos da Fames, após anos de estudos e dedicação, alcancem destaque acadêmico nacional e até no exterior. Foi o caso do cantor lírico Alexandre Bianque, de 26 anos, que este ano embarcou para Lins (Áustria), após ser aprovado em uma seleção no Anton Bruckner Privat Universität para se especializar como cantor de ópera.

Veja as principais características dos cursos superiores da Fames e as de atuação de profissionais em Música:

Licenciatura em Música:

O Licenciado em música terá autonomia para desenvolver ações de ensino- aprendizagem no campo da música e em diversas articulações com as demais áreas do conhecimento, bem como no contexto sociocultural em que vai atuar. O profissional estará apto para atuar, no âmbito do ensino-aprendizagem em música, acumulando competências musicais, pedagógicas, intelectuais, politicas, antropológicas, sociológicas e psicológicas, inerentes à formação docente.

Áreas de atuação: escolas das redes pública e privada, em todos os níveis e modalidades da Educação Básica, em escolas especializadas no Ensino da Música, bem como em projetos educativos na comunidade, em hospitais, ONGs, centros comunitários, entre outros.

Bacharelado em Música

O bacharel deverá estar apto a atuar como um agente musical na sociedade, consolidando o conhecimento musical e promovendo a difusão da música e da cultura, além de executar repertórios de diferentes períodos, estilos e culturas. A base musical deverá ser solida, bem como a habilidade instrumental/vocal sustentada por uma musicalidade desenvolvida e percepção bem treinada, além de uma excelente performance.

Áreas de atuação: estúdios, gravadoras, teatros, centros culturais, produtoras e eventos em geral; escolas de música, como professor; organizações governamentais e não governamentais, realizando projetos socioculturais; projetos culturais, solista, camerista, acompanhador, membro de orquestra ou banda sinfônica, podendo o cantor atuar como solista, camerista, membro de corais ou madrigais e ainda como preparador vocal.

Mais informações: www.fames.es.gov.br

Informações sobre o Vestibular Fames: www.vestibular.fames.es.gov.br