Profª. Paula Maria Lima Galama


Email: paula.galama@fames.es.gov.br

Telefone: +55 (27) 3636-3600

Atendimento: Sala 202

Horários: Agendamento

Website: https://bit.ly/2nEP4hh

Endereço: Praça Américo Poli Monjardim, 60 - Centro - 29010-640 – Vitória - ES

PROJETOS

Projeto de Pesquisa sobre a vida e obra do compositor Jaceguay Lins.

Canção de câmara latino e ibero-americana.

Pedagogia e Literatura Pianística e Performance.

GRUPOS DE PESQUISA

NuCLIA – Núcleo da Canção Latino e Ibero-americana (em formação)

NuPERPI – Núcleo de Performance e Pedagogia Pianística (em formação)

NuMUHES – Núcleo de Musicologia Histórica do Espírito Santo (em formação)


Paula Galama é Doutora em Música pela Universidade de Kentucky, EUA. É pianista, professora da Faculdade de Música do Espírito Santo, nas disciplinas piano, música de câmera, laboratório de performance e literatura pianística.

Seu Doutorado foi concluído sob orientação da Profª  Drª. Irina Voro (Rússia/US), com co-orientação da Profª Drª Diana Hallman, Phd em Musicologia, com a Dissertação Reconsidering Brazilian Representations in Choros nº 5 and Bachianas Brasileiras nº 4 for Piano by Heitor Villa-Lobos. É Mestre pela Escola de Música da UFRJ apresentando a dissertação Jaceguay Lins – uma visão de sua obra e personalidade através de Katemare e Lacrimabilis, sob orientação da Professora Myrian Dauelsberg, publicando o livro Jaceguay Lins: personalidade e obra, em 2013, baseado em sua pesquisa. Também publicou como editora e responsável pela revisão musicológica, a obra do compositor sobre o congo do Espírito Santo intitulado O congo do Espírito Santo: uma panorama musicológica das bandas de congo.

Como solista e camerista, tem se apresentado em vários estados do Brasil, realizando, em 2009, uma turnê pelas Universidades americanas The New England Conservatory, The Univeristy of Memphis, Centre College – Danville, The University of Kentucky, Campbellsville University e Pikeville College para difundir a música brasileira para piano solo e para piano e trompete, juntamente com o trompetista Antonio Marcos Cardoso.  Em 2007 participou do Prague International Piano Masterclasses. Atuou como solista junto a várias orquestras incluindo a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, Orquestra da Faculdade de Música do Espírito Santo, Banda Sinfônica da Faculdade de Música do Espírito Santo e University of Kentucky Wind Ensemble. Colaborou com a University of Kentucky Symphonic Orchestra e em 2008 esteve em turnê pela China com a University of Kentucky Wind Ensemble.

Como camerista, já se apresentou com músicos consagrados como Charles Schlueter, Giuliano Sommerhalder, Benjamim Karp, Daniel Mason, Lorena Espina, Radegundis Feitosa, Alceu Reis, Naílson Simões, Antônio Marcos Cardoso, Sanny Sousa, entre outros. Entre seus professores de piano estão Drª Irina Voro (Rússia/US), Myrian Dauelsberg (Brasil), Isa Boechat (Brasil), Luis Medalha (Brasil), Miguel Proença (Brasil) e Linda Bustani (Brasil). Já participou de masterclasses com pianistas consagrados como Vadim Rudenko (Rússia), Nikolai Lugansky (Rússia), Luis Henrique Senise (Brasil), Victor Chouchoukov (Bulgária), Alceu Reis (Brasil), Benjamin Karp (US), entre outros. Atualmente é professora da Faculdade de Música do Espírito Santo, onde coordenou por cinco anos o Núcleo de Teclas e o Núcleo de Excelência Pianística. Organizou por três anos os Encontros Internacionais de Piano.

Paralelamente às suas atividades docentes, realiza pesquisa no âmbito da literatura brasileira contemporânea para piano solo e para piano e trompete, além de pesquisa sobre o repertório brasileiro, latino e ibero-americano da canção de câmera. Organiza e mantém o acervo do compositor Jaceguay Lins, após sua morte em 2004, com recursos próprios, tendo se dedicado a divulgar o trabalho do compositor. Em 2005 participou como diretora musical do documentário Melodiário de Marcos Valério Guimarães, sobre a obra homônima do compositor Jaceguay Lins, e, também em 2001 e partir de 2014 atua como diretora musical do espetáculo O Reino de Duas Cabeças, ópera-recreio do mesmo compositor. Juntamente com o trompetista Dr. Antonio Marcos Cardoso (UFG) realiza pesquisa sobre o repertório para trompete e piano através das atividades do Duo GALAMA-CARDOSO, que têm tido grande repercussão nacional. A partir de 2014 integra o Duo Ars Cantus com a Mezzosoprano argentina Lorena Espina, que tem como objetivo a pesquisa em música vocal brasileira, latino e ibero-americana. Atualmente é Coordenadora do Curso de Bacharelado em Música Erudita da FAMES. Contato via e-mail ou inbox.

Currículo Lattes


DISCIPLINAS MINISTRADAS

CESM - Centro de Ensino Superior de Música

  • Piano

  • Laboratório de Performance

  • Música de Câmera

  • Literatura Pianística

CPMM - Centro de Pesquisa em Música e Musicologia

-

CEFM - Centro de Extensão e Formação Musical

  • Piano; Oficinas de Prática de Conjunto Vocal




AFILIAÇÕES ACADÊMICAS

Faculdade de Musica do Espírito Santo Mauricio de Oliveira (FAMES)

Professor auxiliar de ensino






ÁREAS DE INTERESSE

Performance

Práticas interpretativas

Pedagogia do Piano

Musicologia Histórica

Música de Câmera instrumental e vocal

Etnomusicologia.


Publicações

Dissertações

GALAMA, Paula M. L. Reconsidering Brazilian Representatios in Choros nº 5 and Bachianas Brasileiras nº 4 for piano byt Heitor Villa-Lobos. Lexington, USA: Theses and Dissertations--Music. 16, 2013.

https://uknowledge.uky.edu/music_etds/16

GALAMA, Paula M. L.   Jaceguay Lins: uma visão de sua obra e personalidade através de Lacrimabilis e Katemare. Dissertação de mestrado apresentada à UFRJ. Rio de Janeiro, 1999.

 

Artigos 

GALAMA, Paula M. L. O Reino de Duas Cabeças. Revista Música Viva, vol.1, pg. 4-7, 2015. 

GALAMA, Paula M. L. Hamonias do anoitecer. A Gazeta – Caderno Pensar. Vitória, 2011.

GALAMA, Paula M. L. Como poderei falar de frutos? A Gazeta. Vitória, 2005

GALAMA, Paula M. L. Sonoridade elaborada. A Gazeta. Vitória, 2004.

Capítulos de livros 

GALAMA, Paula M. L. A ressignificação musical de Ave, palavra, de Guimarães Rosa por Jaceguay Lins. In: Brav@s companheir@s e fantasmas 8: estudos críticos sobre o(a) autor(a) capixaba / organizadores Paulo Roberto Sodré, Pedro Antônio Freire e

Sérgio da Fonseca Amaral. – Campos dos Goytacazes, RJ : Brasil Multicultural, 2018.

 

Livros

GALAMA, Paula M. L. Jaceguay Lins: personalidade e obra. Vitória: Faculdade de Música do Espírito Santo, 2013. 

LINS, Jaceguay.  O Congo do Espírito Santouma panorama musicológica das bandas de congo. Editoração e revisão musicológica. Vitória:  Faculdade de Música do Espírito Santo, 2014.

 

Documentários

Melodiário - Direção Musical do documentário 'Melodiário' sobre a vida do compositor Jaceguay Lins.

Link para acesso: https://www.youtube.com/watch?v=2IlhizDIZsU