Prof. Paulo Eduardo Souza de Almeida


Email: paulo.almeida@fames.es.gov.br

Telefone: (35) 9919 33053

Atendimento: Fames

Horários: 3ª - 14h às 20hs - 4ª - 08h às 12h - 14h às 20h

Website:

Endereço: Praça Américo Poli Monjardim, 60 - Centro - 29010-640 – Vitória - ES

PROJETOS

Tese de Doutorado: Música brasileira para saxofone e piano: análise, transformações e implicações na construção da performance e sua edição crítica


Paulo Eduardo é doutorando em Música (Performance Musical) sob orientação do prof. Dr. Mauro Chantal, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, mestre em música (Performance Musical), pela mesma instituição, graduado em licenciatura em Música com habilitação em saxofone, pela Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ.

Participou de masterclasses com renomados saxofonistas como Dilson Florêncio, Carlos Ordoñez de Arce (ESP), Emiliano Barri (ARG), Douglas Braga, Carlos Gontijo, Marie Bernadette-Charrier (FRA), Alain Crepin (BEL), dentre outros. Em 2017, participou de uma série de concertos e shows promovidos pelo Musik Expedition, na Alemanha, nas cidades de Koblenz, Erlanger e Höchstadt an der Aisch.

Obteve o Prêmio Jovens Solistas do FIMUCA como melhor músico oriundo de escola pública, foi também vencedor do VII concurso de Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (2019), 4° colocado do concurso Panamericanos de Saxofón Clásico de Yucatán, em 2019, no México, vencedor do concurso Jovem Músico BDMG em sua edição de 2016, vencedor do concurso Música XXI (UFSJ), em suas edições de 2016 e 2017.

Atualmente, além de concertista, é integrante e fundador do quarteto de saxofones 5 Oitavas.

Currículo Lattes


DISCIPLINAS MINISTRADAS

CESM - Centro de Ensino Superior de Música

  • Saxofone Erudito
  • Saxofone Popular

CPMM - Centro de Pesquisa em Música e Musicologia

  • Saxofone Erudito
  • Saxofone Popular

CEFM - Centro de Extensão e Formação Musical

  • Saxofone Erudito
  • Saxofone Popular

AFILIAÇÕES ACADÊMICAS

Faculdade de Musica do Espírito Santo


ÁREAS DE INTERESSE

  • Música brasileira
  • Música para saxofone
  • Performance musical
  • Edição musical

PUBLICAÇÕES:

ALMEIDA, P. E. S.; CHANTAL, M. . Diálogos musicais na pós-graduação: Práticas de Performance. 4. ed. Belo Horizonte: Minas de Som/Escola de Música da UFMG, 2019. v. 4. 353p .

ALMEIDA, P. E. S.; CHAGAS, R. M. S. . Trabalhos acadêmicos relacionados ao saxofone publicados no Brasil entre 1998 e 2019: levantamento e apontamentos quali-quantitativos sobre a produção. MUSIFAL - Revista Eletrônica de Música da UFAL, Maceió - Alagoas, p. 01 - 09, 10 nov. 2021.

ALMEIDA, P. E. S.. A edição crítica do concerto Ibira Guira Recê para saxofone alto e piano de Edmundo Villani-Côrtes. In: 7º Nas Nuvens... Congresso de Música, 2021, Belo Horizonte. A edição crítica do concerto Ibira Guira Recê para saxofone alto e piano de Edmundo Villani-Côrtes. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, 2021. v. VII.

ALMEIDA, P. E. S.; CHANTAL, M. . O concerto para saxofone Ibira Guira Recê de Edmundo Villani-Côrtes: dados sobre sua gênese e sua trajetória. In: II Colóquio de pesquisa em música da UFOP: Música e Interculturalismo, 2021, Ouro Preto. II Colóquio de pesquisa em música da UFOP: Música e Interculturalismo / 2ª Jornada Discente de Pesquisa em Música. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto, 2019. v. 1.

ALMEIDA, P. E. S.; SANTOS, A. B. . Elementos sobre as práticas interpretativas do concerto Ibira Guira Recê de Edmundo Villani-Côrtes (1930) em sua versão para saxofone alto e piano. In: XXX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2020, Campina Grande. Anais do XXX Congresso da ANPPOM, 2020. v. 30. p. 1-11.

ALMEIDA, P. E. S.; GUIMARAES, A. C. ; CHAGAS, R. M. S. . Publicações acadêmicas relacionadas ao saxofone no Brasil: levantamento, organização e disponibilização online. In: 4° Nas Nuvens... Congresso de Música, 2018, Belo Horizonte. Publicações acadêmicas relacionadas ao saxofone no Brasil: levantamento, organização e disponibilização online. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, 2018.

ALMEIDA, P. E. S.; CHAGAS, R. M. S. . Caprice Op. 1 No. 24 de Niccolo Paganini: análise comparativa de três transcrições para saxofone solo. In: 4° Nas Nuvens... Congresso de Música, 2018, Belo Horizonte. Caprice Op. 1 No. 24 de Niccolo Paganini: análise comparativa de três transcrições para saxofone solo. Belo Horizonte: Escola de Música UFMG, 2018.