- Institucional
- Contato
- Legislação
- Licitações
- Ensino
- Pesquisa
- Extensão
-
Acesso à Informação
- Dados Abertos
- Privacidade e Proteção de Dados
- Ações e Programas
- Carta de Serviços
- Contratos
- Relação de Veículos
- Acordos sem Transferência de Recursos
- Prestadores Terceirizados
- Ordem Cronológica de Pagamentos
- Obras
- Convênios
- Despesas
- Servidores
- Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
- Relatórios LAI
- OUVIDORIA FAMES
- Editais
- Gestão de Documentos
Prof. Rodrigo Guillermo Olivárez Olivares
Email: rodrigo.olivares@fames.es.gov.br
Telefone:
Atendimento: Fames
Horários:
Endereço: Praça Américo Poli Monjardim, 60 - Centro - 29010-640 – Vitória - ES
Rodrigo Olivárez é Doutor e Mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e possui graduação em Licenciatura em Contrabaixo pela Universidad Nacional de Cuyo (UnCuyo), Argentina (Revalidado pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA). Rodrigo mantém uma ativa atuação como músico, pesquisador e docente, no Brasil quanto no exterior.
Como contrabaixista integrou a Orquestra Sinfônica da Universidad Nacional de Cuyo (OSUNCUYO), Orquesta Juvenil del Bicentenario (Argentina), Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG, Banda Sinfônica da Escola de Música da UFMG e Orquestra Sinfônica de Betim (MG). No 2013 foi aceito na World Orchestra (Orquestra Mundial) onde integrou o naipe de contrabaixos nas turnês pela África do Sul e Espanha.
Como camerista, já se apresentou com diversos grupos de música de câmara e conjuntos de música popular no Chile, Argentina, Brasil, Itália e Estados Unidos. Como pesquisador em Música, participa regularmente em conferências nacionais e internacionais, dos quais já apresentou comunicações de pesquisa nos principais congressos internacionais do contrabaixo (2013 ISB Convention, EUA; 2017 ISB Convention, EUA; 2018 BASSEUROPE, Lucca Italia) e congressos de pesquisa em Música (X Jornades, Barcelona, Espanha, 2017; Congresso de Musicologia ARLAC-IMS, Chile, 2016; PERFORMUS – ABRAPEM; e Congressos da ANPPOM).
Suas pesquisas são relacionadas a escrita idiomática do contrabaixo, processos editoriais em música, pedagogia da performance e construção cênica na performance, dos quais ressaltam estudos das obras dos compositores: Salvador Amato, Lino Jozé Nunes, Walerian Gniot, Fabio González Zuleta, Pablo Aslan, Estercio Marques Cunha, Santino Parpinelli e Ernani Aguiar. Como docente, é convidado regularmente a ministrar aulas e masterclass de contrabaixo acústico onde constam participações no Festival Unir Arte e Cultura – UNIR (Porto Velho - RO), Encontro de Contrabaixos MOC - Conservatório Estadual Lorenzo Fernandes (Montes Claros - MG), no Encontro de Cordas Friccionadas Leocádio Rayol - UFMA (São Luis - MA), CEFART da Fundação Clovis Salgado – FCS (Belo Horizonte, MG) entre outros locais.
DISCIPLINAS MINISTRADAS
CESM - Centro de Ensino Superior de Música
- Contrabaixo
- Seminário - História do Contrabaixo Acústico na música erudita e popular
CPMM - Centro de Pesquisa em Música e Musicologia
CEFM - Centro de Extensão e Formação Musical
- Violoncelo
- Canto Coral
AFILIAÇÕES ACADÊMICAS
Faculdade de Musica do Espírito Santo
ÁREAS DE INTERESSE
- Contrabaixo
- Pedagogia do Contrabaixo
- Pedagogia da performance
- Pesquisa em Música
- Processos editoriais em Música
- Música de Câmara
Publicações
Artigos completos publicados em periódicos:
BORÉM, Fausto ; OLIVÁREZ, R. ; RIBEIRO, A. ; CAMPOS, J. P. ; NEVES, G. . Lino Jozé Nunes s 1838 Methodo: Historical, analytical and editorial aspects of an Afro-Brazilian double bass jewel. The online journal of bass research, v. 3, p. 5-15, 2015.
OLIVÁREZ, R.; BORÉM, Fausto . A escrita idiomática de Salvador Amato para o contrabaixo. Revista Música Hodie, v. V.14, p. 54-66, 2014.
Capítulos de livros publicados:
OLIVÁREZ, R.; BORÉM, Fausto . A escrita idiomática e pedagógica de Salvador Amato em Estudio Concierto e Estudio Capricho, para contrabaixo solo.. In: Fausto Borém; Luciana Monteiro de Castro. (Org.). Diálogos Musicais na Pós-Graduação: Práticas de Performance N.3.. 3ed.Belo Horizonte: UFMG, Selo Minas de Som, 2018, v. 1, p. 169-187.
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
NEVES, G. ; OLIVÁREZ, R. . Temas Nordestinos para dois contrabaixos de Santino Parpinelli: aplicação da pedagogia da performance para o ensino do contrabaixo. In: Encontros Regionais Unificados da ABEM, 2020. Anais do Encontro Regional Centro-Oeste da ABEM, 2020.
OLIVÁREZ, R.; GIL, S. C. . Reflexões editoriais sobre o manuscrito da Sonata Antigua (1960) de Fabio González Zuleta. PERFORMUS20 - VIII Congresso Internacional da ABRAPEM (online). 2020.. In: PERFORMUS20 - VIII Congresso Internacional da ABRAPEM, 2020, Goiania. Proceedings of the PERFORMUS?20 ? VIII International Conference on Music Performance, 2020.
FREITAS, D. M. A. ; CASTRO, L. M. ; OLIVÁREZ, R. . Reflexões sobre uma edição das obras didáticas para piano a 4 mãos de Estercio Marquez Cunha. Anais do XXX Congresso da ANPPOM.. In: XXX Congresso da ANPPOM, 2020, Manaus. XXX Congresso da ANPPOM, 2020.
OLIVÁREZ, R.; GIL, S. C. . Sonata Antigua para contrabajo y piano de Fabio González Zuleta: Un análisis de su escritura idiomática para el contrabajo. In: XVIII Congresso da Anppom - Manaus AM, 2018, Manaus, AM. XVIII Congresso da Anppom - Manaus AM, 2018.
OLIVÁREZ, R.; NEVES, G. . Desde el Hondo Bajo Fondo de Pablo Aslan: elementos do tango na escrita idiomática para o contrabaixo. In: XXVI Congresso da Anppom, 2016, Belo Horizonte. XXVI Congresso da Anppom Criação musical, criações artísticas e a pesquisa acadêmica, 2016.
OLIVÁREZ, R.; BORÉM, Fausto . Construção cênica de Malambo de Salvador Amato e reflexos para uma edição de performance. In: IV Congresso da Associação Brasileira de Performance Musical (ABRAPEM), 2016, Campinas. IV Congresso da Associação Brasileira de Performance Musical (ABRAPEM): A Transversalidade da Performance Musical: Aprendizagens, Processos e Práticas em Contextos Múltiplos. Campinas: IA/UNICAMP, 2016.
OLIVÁREZ, R.; FOSCHIERA, M. M. . Habanera e Malambo de Salvador Amato: criação de arranjos para contrabaixo e violão. In: IV Congresso da Associação Brasileira de Performance Musical (ABRAPEM), 2016, Campinas. IV Congresso da Associação Brasileira de Performance Musical (ABRAPEM): A Transversalidade da Performance Musical: Aprendizagens, Processos e Práticas em Contextos Múltiplos. Campinas: IA/UNICAMP, 2016.
OLIVÁREZ, R.; BORÉM, Fausto . Reflexos da tradição oral em uma edição de performance: a Habanera de Salvador Amato.. In: XXV Congresso da ANPPOM, 2015, Vitoria, ES.. XXV Congresso da ANPPOM: Formação de pesquisadores, docentes e artistas na área de música: tendências, desafios e perspectivas, 2015.
OLIVÁREZ, R.; FOSCHIERA, M. M. . Malambo de Salvador Amato: técnicas instrumentais da música folclórica argentina em um arranjo para contrabaixo e violão. In: VIII Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP, 2015, Curitiba. Anais do VIII Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP, 2015.
OLIVÁREZ, R.; BORÉM, Fausto . A escrita idiomática para contrabaixo no Tríptico latino-americano de Salvador Amato: técnicas tradicionais e estendidas a partir de gêneros folclóricos argentinos. In: XXIV Congresso da ANPPOM, 2014, São Paulo. XXIV Congresso da ANPPOM: Pesquisa em música e diversidade: sujeitos, contextos, práticas e saberes.
OLIVÁREZ, R.; BORÉM, Fausto . Divertimento para flauta, viola y contrabajo de Walerian Gniot, La escritura idiomática para el contrabajo en una obra polaca desconocida. In: XXII Congresso da ANPPOM, 2012, João Pessoa - Paraíba. XXII Congresso da ANPPOM: Produção de conhecimento na área de música, 2012.
Links
Ernst Mahle Octeto "Jangada de Iemanjá" - Recital - Fausto Borém My 30 Years of ISB & Friends - ISB Virtual Bass Convention 2021 (músico convidado)
Paisagens Sonoras da Música Latino-Americana para Contrabaixo e Violão - CENA PLURAL 2020
Kicho - Astor Piazzolla (Arr. Rodrigo Olivárez) https://www.youtube.com/watch?v=PA_TUKoXcDE Carnavalito - Salvador Amato