Prof. Victor Rocha Polo


Email: victor.polo@fames.es.gov.br

Telefone: (19) 99144-9942

Atendimento: Sala 103 - Fames

Horários: 2ª e 4ª - integral

Website: rede social

Endereço: Praça Américo Poli Monjardim, 60 - Centro - 29010-640 – Vitória - ES

PROJETOS

III FIVES - Festival Internacional de Violão do ES


Graduado, mestre e doutorando em Música Popular pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Professor de Violão/Guitarra/Música Popular na FAMES (Faculdade de Música do Espírito Santo).

Atua como músico - guitarrista e violonista - professor de música e pesquisador acadêmico nas áreas de Performance e Música Popular. Possui CDs gravados com os grupos Telecoteco, "É Hora de Trocar as Válvulas" (2014) e Trem Doido, "Trem Doido" (2018), além de ter participado como instrumentista e arranjador em outros trabalhos. Lançou, em 2020, seu primeiro álbum solo, intitulado "Violão de Afetos". Este trabalho conta com 12 composições autorais escritas para violão solo.

Publicou artigos acadêmicos com foco em temas relacionados à música popular brasileira, violão e guitarra elétrica. Ministrou oficinas de música sobre improvisação e levadas rítmicas para violão.

Currículo Lattes


DISCIPLINAS MINISTRADAS

CESM - Centro de Ensino Superior de Música

  • Violão Popular
  • Guitarra Elétrica

CPMM - Centro de Pesquisa em Música e Musicologia

CEFM - Centro de Extensão e Formação Musical

  • Violão Popular
  • Guitarra Elétrica

AFILIAÇÕES ACADÊMICAS

Faculdade de Musica do Espírito Santo

Universidade Estadual de Campinas


ÁREAS DE INTERESSE

  • Performance
  • Música Popular
  • Improvisação
  • Harmonia

PUBLICAÇÕES

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

POLO, V. R.. 'Francisca', de Toninho Horta: estratégias e processos envolvidos na criação de um arranjo para violão/guitarra solo. In: XXXI Congresso da ANPPOM, 2021, João Pessoa - PB. Anais do XXXI Congresso da ANPPOM, 2021.


POLO, V. R.. 'Voz e pinho': recursos utilizados por Lula Galvão em duas gravações na formação de voz e violão. In: VI Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (VI SIMPOM)., 2020, Rio de Janeiro. Anais do VI SIMPOM. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2020. v. VI. p. 666-667.


POLO, V. R.. Recursos adotados por Lula Galvão em solos improvisados: análise a partir do procedimento de comparação entre objetos , semelhante ao proposto por Philip Tagg. In: XXX Congresso da ANPPOM, 2020, Manaus. Anais do XXX Congresso da ANPPOM, 2020.


POLO, V. R.; NASCIMENTO, H. G. . O uso do intervalo de segunda menor por Lula Galvão sobre diferentes tipologias de acordes, em contextos de acompanhamento. In: XXIX Congresso da Anppom, 2019, Pelotas - RS. Anais do XXIX Congresso da Anppom, 2019.


POLO, V. R.. Procedimentos Rítmicos Utilizados por Lula Galvão em 'Sambou... Sambou', de João Donato: a Influência de João Gilberto e Baden Powell. In: PERFORMUS` 19, 2019, Goiânia (sede). Anais. -: -, 2019. v. VII. p. 209-218.


POLO, V. R.; NASCIMENTO, H. G. . A guitarra de Lula Galvão em 'Par Constante' (Guinga). In: Congresso da Anppom, 2017, Campinas SP. Anais do XXVII Congresso da ANPPOM, 2017.


POLO, V. R.. 'Carinhoso', de Pixinguinha: uma análise do arranjo e da perfomance de Lula Galvão ao violão solo. In: Simpósio Acadêmico de Violão da Embap, 2017, Curitiba. IX Simpósio Acadêmico de Violão - Anais do Evento, 2017. v. 9. p. 107-119.


POLO, V. R.. O solo improvisado de Toninho Horta em Stella by Starlight. In: XXVI Congresso da ANPPOM, 2016, Belo Horizonte - MG. Anais do XXVI Congresso da ANPPOM, 2016. v. 26.


POLO, V. R.; THOMAZ, R . O violão 'Audaz' de Toninho Horta: um olhar sobre suas aberturas de acordes formadas através do uso de pestanas com os dedos 2, 3 e 4. In: VIII Simpósio Acadêmico de Violão, 2015, Curitiba - PR. Anais / VIII Simpósio Acadêmico de Violão da Embap. Curitiba PR, 2015. v. 8. p. 313-324.

Resumos publicados em anais de congressos

POLO, V. R.; BRANDÃO, K. . Dialogias entre duas composições autorais e elementos da musicalidade mineira. In: XXXI Congresso da ANPPOM: Responsabilidades da pesquisa e da pós-graduação em música no contexto da democracia, sociedade e produção de conhecimento em risco, 2021, João Pessoa. Anais do XXXI Congresso da ANPPOM, 2021. v. XXXI.


BRANDÃO, K. ; POLO, V. R. . Musicalidade mineira: uma proposta de estudos performáticos a partir das composições de Milton Nascimento, adaptadas para duo de trompete e violão. In: XXX Congresso da ANPPOM, 2020, Manaus. Anais do XXX Congresso da ANPPOM, 2020.


POLO, V. R.; BRANDÃO, K. . Nelson Angelo: suas composições em discos de Milton Nascimento da década de 1970. In: HIDDEN ARCHIVES, HIDDEN PRACTICES: DEBATES ABOUT MUSIC-MAKING, 2019, Aveiro - Portugal. HIDDEN ARCHIVES, HIDDEN PRACTICES: DEBATES ABOUT MUSIC-MAKING - ABSTRACTS. Aveiro - Portugal: UA Editora, 2019. v. 1. p. 83-84.


POLO, V. R.; BRANDÃO, K. . 'Levadas de violão e interpretação melódica a partir do repertório de Toninho Horta: a performance como ponto de encontro'. In: XXIX Congresso da ANPPOM, 2019, Pelotas - RS. Caderno de Resumos, 2019.


POLO, V. R.. Toninho Horta: um estudo sobre o uso de blocos de acordes nos seus solos improvisados. In: XXII Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP, 2014, Campinas SP. Caderno de Resumos do XXII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP, 2014. v. 22. p. 21-21.