- Institucional
- Contato
- Legislação
- Licitações
- Ensino
- Pesquisa
- Extensão
-
Acesso à Informação
- Plano de Dados Abertos
- Privacidade e Proteção de Dados
- Programas e Ações
- Carta de Serviços
- Contratos
- Relação de Veículos
- Acordos sem Transferência de Recursos
- Prestadores Terceirizados
- Ordem Cronológica de Pagamentos
- Obras
- Convênios e Transferências
- Despesas
- Servidores
- Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
- Relatórios LAI
- OUVIDORIA FAMES
- Editais
- Gestão de Documentos
Prof. Victor Rocha Polo
Email: victor.polo@fames.es.gov.br
Atendimento: Sala 103 - Fames
Horários: 2ª e 4ª - integral
Website: rede social
Endereço: Praça Américo Poli Monjardim, 60 - Centro - 29010-640 – Vitória - ES
PROJETOS
III FIVES - Festival Internacional de Violão do ES
Graduado, mestre e doutor em música pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas).
Atua como músico - guitarrista e violonista - professor de música e pesquisador acadêmico nas áreas de performance e música popular. Conta com dois álbuns solo, Violão de Afetos (2020) e Fonte da Saudade (2024), sendo que ambos os trabalhos apresentam composições autorais.
Possui álbuns gravados com os grupos Telecoteco, É Hora de Trocar as Válvulas (2014) e Trem Doido, Trem Doido (2018), Outra Esquina, Nova Estação (2024), além de ter participado como instrumentista e arranjador em outros trabalhos.
Ministrou oficinas de música em festivais e congressos e possui artigos acadêmicos publicados com foco em temas relacionados à música popular brasileira, violão e guitarra. Já se apresentou ao lado de importantes músicos, entre eles Toninho Horta, Jaques Morelenbaum e Nelson Angelo.
DISCIPLINAS MINISTRADAS
CESM - Centro de Ensino Superior de Música
- Violão Popular
- Guitarra Elétrica
CPMM - Centro de Pesquisa em Música e Musicologia
CEFM - Centro de Extensão e Formação Musical
- Violão Popular
- Guitarra Elétrica
AFILIAÇÕES ACADÊMICAS
Faculdade de Musica do Espírito Santo
Universidade Estadual de Campinas
ÁREAS DE INTERESSE
- Performance
- Música Popular
- Improvisação
- Harmonia
PUBLICAÇÕES
Trabalhos completos:
1. O violão 'Audaz' de Toninho Horta: um olhar sobre suas aberturas de acordes formadas através do uso de pestanas com os dedos 2, 3 e 4. In: VIII Simpósio Acadêmico de Violão, 2015, Curitiba - PR. Anais / VIII Simpósio Acadêmico de Violão da Embap. Curitiba PR, 2015. v. 8. p. 313-324. Coautoria do Dr. Rafael Thomaz.
Link para acesso ao artigo completo
2. O solo improvisado de Toninho Horta em ‘Stella by Starlight’. In: XXVI Congresso da ANPPOM, 2016, Belo Horizonte - MG. Anais do XXVI Congresso da ANPPOM, 2016. v. 26.
Link para acesso ao artigo completo
3. 'Carinhoso', de Pixinguinha: uma análise do arranjo e da perfomance de Lula Galvão ao violão solo. In: Simpósio Acadêmico de Violão da Embap, 2017, Curitiba. IX Simpósio Acadêmico de Violão - Anais do Evento, 2017. v. 9. p. 107-119.
Link para acesso ao artigo completo
4. A guitarra de Lula Galvão em 'Par Constante' (Guinga). In: Congresso da Anppom, 2017, Campinas SP. Anais do XXVII Congresso da ANPPOM, 2017. Coautoria do Prof. Dr. Hermilson Garcia do Nascimento.
Link para acesso ao artigo completo:
5. Procedimentos Rítmicos Utilizados por Lula Galvão em 'Sambou... Sambou', de João Donato: a Influência de João Gilberto e Baden Powell. In: PERFORMUS` 19 (ABRAPEM), 2019, Goiânia (sede). Anais. -: -, 2019. v. VII. p. 209-218.
Link para acesso ao artigo completo
6. O uso do intervalo de segunda menor por Lula Galvão sobre diferentes tipologias de acordes, em contextos de acompanhamento. In: XXIX Congresso da Anppom, 2019, Pelotas - RS. Anais do XXIX Congresso da Anppom, 2019. Coautoria do Prof. Dr. Hermilson Garcia do Nascimento.
Link para acesso ao artigo completo
7. Recursos adotados por Lula Galvão em solos improvisados: análise a partir do procedimento de “comparação entre objetos”, semelhante ao proposto por Philip Tagg. In: XXX Congresso da ANPPOM, 2020, Manaus. Anais do XXX Congresso da ANPPOM, 2020.
Link para acesso ao artigo completo
8. 'Voz e pinho': recursos utilizados por Lula Galvão em duas gravações na formação de voz e violão. In: VI Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (VI SIMPOM)., 2020, Rio de Janeiro. Anais do VI SIMPOM. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2020. v. VI.
Link para acesso ao artigo completo
9. ‘Francisca', de Toninho Horta: estratégias e processos envolvidos na criação de um arranjo para violão/guitarra solo. In: XXXI Congresso da ANPPOM, 2021, João Pessoa - PB. Anais do XXXI Congresso da ANPPOM, 2022.
Link para acesso ao artigo completo
Resumos e resumos expandidos:
1. Toninho Horta: um estudo sobre o uso de blocos de acordes nos seus solos improvisados. In: XXII Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP, 2014, Campinas SP. Caderno de Resumos do XXII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP, 2014. v. 22. p. 21-21.
2. Nelson Angelo: suas composições em discos de Milton Nascimento da década de 1970. In: HIDDEN ARCHIVES, HIDDEN PRACTICES: DEBATES ABOUT MUSIC-MAKING, 2019, Aveiro - Portugal. HIDDEN ARCHIVES, HIDDEN PRACTICES: DEBATES ABOUT MUSIC-MAKING - ABSTRACTS. Aveiro - Portugal: UA Editora, 2019. v. 1. p. 83-84. Coautoria do Prof. Dr. Klesley Bueno Brandão.
3. Levadas de violão e interpretação melódica a partir do repertório de Toninho Horta: a performance como ponto de encontro. In: XXIX Congresso da ANPPOM, 2019, Pelotas - RS. Caderno de Resumos, 2019. P. 115. Coautoria do Prof. Dr. Klesley Bueno Brandão.
4. Musicalidade mineira: uma proposta de estudos performáticos a partir das composições de Milton Nascimento, adaptadas para duo de trompete e violão. In: XXX Congresso da ANPPOM, 2020, Manaus. Anais do XXX Congresso da ANPPOM, 2020. Coautoria do Prof. Dr. Klesley Bueno Brandão.
5. Dialogias entre duas composições autorais e elementos da musicalidade mineira. In: XXXI Congresso da ANPPOM: Responsabilidades da pesquisa e da pós-graduação em música no contexto da democracia, sociedade e produção de conhecimento em risco, 2021, João Pessoa. Anais do XXXI Congresso da ANPPOM, 2021. v. XXXI. Coautoria do Prof. Dr. Klesley Bueno Brandão.
6. Obras de Toninho Horta em arranjos para violão: da 'orquestra fantasma' ao violão solista. In: XXXIII Congresso da Anppom, 2023, São João del-Rei. XXXIII Congresso da ANPPOM. Meio Digital: Anppom, 2023. v. 33.
7. Sambajazz na Madrugada: as musicalidades do samba e do jazz em uma obra para violão solo. In: I Encontro de Violões da UFPI, 2024, Teresina. I Encontro de Violões da UFPI. Meio Digital: EDUFPI, 2024. v. 1.