Festival de Inverno 2019 - Oficina de Canto Popular- Vanessa Moreno

Vanessa Moreno iniciou seus estudos musicais aos 15 anos de idade por intermédio do violão, e a partir de então vem construindo uma considerável trajetória como intérprete e compositora, com uma carreira já repleta de experiencias em diferentes vertentes musicais, sendo reconhecida como uma das revelações da música brasileira.

Integrou o quarteto vocal Karallargá, participando de vários festivais pelo Brasil e registrando o CD “Karallargá por Natureza”.

Integrou durante 4 anos o trabalho “Saraivada” de Chico Saraiva (Premio Visa 2009) ao lado do percussionista Ari Colares, interpretando suas canções e participando também da gravação do renomado programa “Ensaio”, apresentado por Fernando Faro na TV Cultura.

Participou de diversas gravações e shows com artistas da música brasileira, como Gilberto Gil, Roberto Menescal, Rosa Passos, Fabiana Cozza, Chico Pinheiro, Sergio Santos, Swami Jr., Arismar do Espírito Santo, Filó Machado, Zé Pitoco, Nailor Proveta, Mônica Salmaso, Maria Gadu, Tó Brandileone, Criolo, Dani Black, Alexandre Ribeiro, Marcelo Pretto, Toninho Ferragutti, Ellen Oléria, entre outros.

Com o contrabaixista Fi Maróstica, desenvolve um trabalho em duo com dois discos lançados: Vem Ver (2013) e Cores Vivas – Canções de Gilberto Gil (2016), se apresentando em significativos espaços culturais e festivais de jazz em São Paulo e Europa, como Auditório Ibirapuera (SP),Sala São Paulo (SP), Ilhabela in Jazz (SP), Viva Brasil Festival (Amsterdã), B.Leza (Lisboa) e Jamboree (Barcelona). Os dois discos ganharam versões japonesas e foram apontados como destaques da música brasileira em Tóquio.

Vanessa é bacharel em canto Popular pela faculdade Souza Lima & Berklee e desenvolve alguns trabalhos como educadora, ministrando Workshops de canto popular em festivais pelo Brasil, além de fazer parte do corpo docente da Escola do Auditório Ibirapuera que tem como diretor artístico e pedagógico o músico e arranjador Nailor Proveta.

Vanessa Moreno, que em 2017 e 2018 foi vencedora do Prêmio Profissionais da Música na categoria ‘Cantora’, vem agora mostrar

o seu primeiro trabalho solo, intitulado “Em Movimento”, que conta com arranjos e produção de Fi Maróstica.