Festival de Inverno 2019 - Oficina de Saxofone - Marcelo Coelho

Considerado uma das referências no cenário da música instrumental de vanguarda no Brasil, Coelho vem participando de festivais de jazz na América do Sul, Europa e Estados Unidos, liderandodiversos projetos em colaboração com músicos latinos, americanos e europeus. Com oito cds gravados – cinco deles no exterior – Coelho já atuou ao lado de diversos músicos, dentre eles Hermeto Pascoal, Guinga, David Liebman, Didier LockwoodPhil MarkowitzVincent GardnerEd SarathGene PerlaRonan GuilfoyleRon Miller, entre outros.

Graduado em Música Popular pela Unicamp, mestrado em Jazz Performance pela University of Miami, EUA, doutorado em composição pela Unicamp, e pós-doutorado em processos criativos pela USP, Marcelo Coelho atua em diversas frentes no segmento do mercado musical. Junto ao contrabaixista irlândes Ronan Guilfoyle, fundou o IRSA – International Rhythmic Studies Association – dedicada à difusão de estudos e trabalhos referentes à prática e aplicação do elemento rítmico e polirrítmico no jazz e na improvisação idiomática. Em 2013 lançou pela editora FAMES o livro ‘I Juca Pirama: criação de um sistema composicional a partir da adequação da polirritmia de José Eduardo Gramani ao jazz modal de Ron Miller’.

Marcelo Coelho é coordenador e professor da pós-graduação da Faculdade de Música Souza Lima. Como empreendedor, Coelho é sócio fundador da ACELERARTE, primeira aceleradora em música do Brasil.