Festival de Inverno 2019 - Oficina de Trompete - Rubinho Antunes

Trompetista, arranjador e compositor Rubinho Antunes é mestre em Musica pela Universidade Paris 8/FR. Estudou também no Conservatório de Tatuí/Br e na Universidade Estadual de Campinas/Br (UNICAMP), onde fez sua graduação.

Com grande atuação no meio musical brasileiro, Rubinho já tocou com importantes artistas, tais como Johnny Alf, Rosa Passos, Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Marcos Valle, Guinga, Toquinho, Lenine, Criolo, Ivete Sangalo, Ney Matogrosso Banda Mantiqueira, Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo. Participou da versão Brasileira da Big Band da maestrina e compositora americana Maria Schneider.

Já se apresentou em diversos Festivais de Jazz no Brasil e no exterior, tais como “Jazz `a Vienne” (França), “Festival Jazzystan” (Casaquistão), “Festival de Roskilde” (Dinamarca), “Festival de Jazz de Saint Morritz” (Suiça), “Festival de Jazz de Aarhus” (Dinamarca), “Copenhagen Jazz Festival” (Dinamarca), “Savassi Jazz” (Belo Horizonte/BR), Festival de Jazz de Joinville, Festival “Nuit des Soliste de Sousse” (Tunísia), como Solista e professor convidado, “Festival Jazz a la Ferté” (França), Ano do Brasil na França em 2005, Festival Brasil Instrumental (Tatui), entre outros.

Como arranjador participa de diversas formações como a “Banda Urbana”, “Combo Quebra Cuia”, “Pó de Café Quarteto”, “Ludere”, “Garrafa Jazz Quinteto”, Também já escreveu arranjos para shows de artistas como Banda Mantiqueira, Milton Nascimento, Rosa Passos, Paquito de Riviera, Leny Andrade, Criolo, Ivete Sangalo, Ney Matogrosso, entre outros.

Em 2006 lançou seu disco solo chamado “De Viterbo”. Participa ativamente como trompetista, compositor e arranjador nos CDs dos grupos Comboio, Pó de Café, Banda Urbana, Paris/São Paulo. Na Europa participa do «Garrafa Jazz », grupo Franco/Brasileiro que se dedica a divulgar a música Brasileira. Lidera, junto com o pianista Philippe Baden Powell, o quarteto Ludere, que tem 3 discos lançados (Ludere-2016, Retratos-2017 e Live at Bird’s eye-2019), e que frequentemente excursiona pelo Brasil e exterior.

Em 2018 lançou seu segundo disco “Expedições” pelo selo “Blaxtream”. Toca nas big bands de Hermeto Pascoal e Nelson Ayres. Também participa do “Projeto Coisa Fina” Deu aulas no festival de música de Brasília em 2007, Festival de inverno de Ourinhos em 2008, 5o “Internationaler Brazilian Jazz Workshop”, Munich (Alemanha) em 2014, Festival “Nuit des Soliste de Sousse” (Tunísia), Jazz Trumpet festival (Brasil), também em 2014 e 2017.

Como professor trabalhou no Conservatório de Tatuí, Instituto FITO de Osasco, Escola de Musica do Estado de São Paulo (EMESP), e no Club Du Choro de Paris. Atualmente dirige a Big da Santa, da faculdade Santa Marcelina e é professor de musicalização infantil na Saint Nicholas School.