Festival de Inverno 2019 - Oficina de Violino/Viola - João Felipe da Fraga

Iniciou seus estudos de violino aos treze anos em sua cidade natal de Cachoeiro de Itapemirim. Mudou-se para Campos dos Goytacazes, RJ para integrar a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, principal conjunto da organização não-governamental Orquestrando a Vida. Pouco depois, foi admitido na Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem (Rio de Janeiro, RJ) como o membro mais jovem da orquestra, aos dezesseis anos. Recentemente tem atuado como violinista substituto em orquestras americanas como a Rapides Symphony Orchestra em Alexandria, LA e Acadiana Symphony Orchestra em Lafayette, LA. João tem se mostrado como um ativo participante em diversos festivais de música, como o Festival Internacional de Música de Santa Catarina no Brasil e a Academie Musicale de Morges na Suíça.

Alguns dos principais músicos que ele tocou em masterclasses incluem Paul Kantor, Leon Spierer, Shmuel Ashkenasi, Ole Bohn, Andrés Cárdenas, Alex Klein, Katy Sebastien, Ervin Schiffer, Marcello Guerchfeld, Quarteto de Cordas Arianna e o Quarteto de Cordas Atrium. Desde 2013, ele é orientado por James Alexander na Nicholls State University, onde recebeu seu diploma de bacharel em música com o suporte de uma bolsa integral. Em 2017, recebeu a  Comenda Roberto Carlos Braga da Câmara dos Deputados de Cachoeiro de Itapemirim, em reconhecimento em sua dedicação à musica.

Mais recentemente, João recebeu um prêmio de bolsa de estudos para estudar com Charles Castleman no programa de Mestrado em Música na Universidade Frost School of Music de Miami, juntamente com uma bolsa do Instituto Henri Mancini. Ele vai começar no próximo outono. Em julho, ele se juntará a faculdade do XXVI Festival Internacional de Música de Inverno de Domingos Martins no Brasil…