Festival de Inverno de Domingos Martins 2019: um marco na projeção da música no Espírito Santo



Foram dez dias de imersão musical com professores de alto nível, selecionados em diferentes regiões do país. Atendemos cerca de 350 estudantes de música, em 20 oficinas acontecendo simultaneamente nos espaços culturais de Domingos Martins, além de um workshop, ministrado pelo baixista Ney Conceição.



Participaram das atividades 129 bolsistas da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), dos projetos Vale Música e Casa Verde (Cachoeiro de Itapemirim). Destas, 60 bolsas foram ofertadas pela Fames, sendo 50 para seus próprios alunos e dez entregues aos mais destacados alunos da Ufes.



O Festival de Inverno de Domingos Martins 2019 deu um salto de qualidade pedagógica, com o retorno da Fames na coordenação das oficinas do evento. A renovação do corpo de professores proporcionou novas abordagens pedagógicas às oficinas, que deram foco ao resgate de culturas locais e também à projeção de linguagens musicais contemporâneas, sem deixar de lado o desenvolvimento da música erudita.



Da viola caipira ao Rock, passando pelo Jazz e a Música de Câmara, o corpo de professores convidados foi capaz de apresentar aos estudantes o grande leque de possibilidades a serem explorados dentro da música do nosso tempo.



A seleção dos alunos também contribuiu para o bom nível das oficinas. Foram oferecidas bolsas integrais para os músicos mais preparados, que se submeteram a avaliação de conhecimentos e performance. Alunos de todas as idades compartilharam conhecimento e momentos valiosos de conhecimento e contato direto com profissionais de grande projeção em suas especialidades.



Além das atividades pedagógicas, o festival deixa saudades das amizades firmadas entre todos os que participaram, sejam professores, alunos e o corpo técnico-pedagógico. As impressões levadas pelos participantes motivam a Faculdade de Música do Espírito Santo a conferir uma avaliação positiva e buscar superação para o próximo Festival de Inverno de Domingos Martins.


“Um festival como este é uma renovação, um combustível para os alunos, uma alegria para o público em geral. O aprendizado é intenso e de todas as formas. Eu diria que se assemelha a uma fonte de juventude e inspiração pela quantidade de energia que gera.  É superimportante este festival pois deixa um legado para todos e a música consegue tocar o intocável em nós, na nossa alma, nos nossos sentimentos, e é justamente isso que precisamos. Parabéns à cidade, prefeitura, organizadores e coordenação! Que tenha vida longa!"

Professora Milene Aliverti
Oficina de Violoncelo



“Pra mim esse período é sagrado na minha agenda. Sempre participei como aluno, ou como plateia, e desde a edição passada como professor. Fico feliz em poder contribuir. Tenho um carinho enorme pelo Festival e por essa cidade tão acolhedora.”

Professor Eduardo Ramos
Oficina de Viola Caipira


“Incrível poder ir andando a pé de palco em palco, vendo músicos e ouvindo música por todos os lados. Tanta variedade hoje no Palco Livre e Coreto. Big Band e orquestra no palco grande levaram muita gente ao delírio. A interação do maestro Marcos com o público e músicos foi fascinante. Obrigado Rejane e Fabiano por este festival maravilhoso. Que ele se repita por muitos e muitos anos. Ver os músicos encantados e se entregando com tanta paixão nas aulas e nos palcos é realmente motivante.”

Professor Fausto Borem
Oficinas de Contrabaixo Acústico e Prática de Música de Câmara



“Queridos Rejane e Fabiano, muito obrigado pelo convite. Participar desse Festival foi maravilhoso! Que muitos outros venham!”

Professor Alessandro Penezi
Oficina de Violão


“Festival maravilhoso! Cidade acolhedora! Organização e Coordenação impecável! Alunos interessados e talentosos! Comida deliciosa! Não faltou nada. Parabéns a todos envolvidos que tornaram esses dias inesquecíveis!  Que venham muitos outros!”

Professor Pedro Della Rolle
Oficina de Violino



“Esta semana foi incrível, de muito aprendizado e de muita alegria. Sou muito grato pelo convite e indicação dos maestros Sanny e Hélder e gostaria também de agradecer imensamente a toda a equipe liderada pelo Fabiano, que nos recebeu tão bem! E a todos os mestres pelas trocas tão enriquecedoras. Muito obrigado por tudo! Que possamos nos encontrar muito mais vezes!”

Professor Marcos Rangel
Oficina de Prática de Orquestra


“Caros, foi um prazer participar do festival. Fomos muito bem tratados por toda a equipe da Rejane Entringer . A Cida não poupou esforços em nos atender no que precisávamos. O Fabiano Araújo esteve sempre presente e solícito. Enfim, retorno com muito boas lembranças dos alunos, dos já conhecidos e outros novos amigos, além da música que fizemos.”

Professor Marcelo Coelho
Oficina de Saxofone


“Muito bom pessoal! Sou honrado de participar dessa equipe! Abraços e parabéns a todos.”

Professor Rubinho Antunes
Oficina de Trompete


“Gostaria de agradecer a todos por esses dias, onde tive a oportunidade de compartilhar minha experiência com os alunos, tocar com os professores e passar dias respirando boa música ao lado de pessoas incríveis, nessa cidade linda e aconchegante. Parabéns a todos os professores e organizadores, estava impecável! Me sinto um privilegiado de fazer parte disso tudo. Muito obrigado!”

Professor Igor Willcox
Oficina de Bateria



“Uma alegria conviver com todos durante essa semana toda. A troca com os alunos foi bastante intensa, aprendi muito e pra mim foi um presente saber que meu cantar também fez sentido para vários de vocês.  Agradeço a todas as palavras carinhosas de vocês durante esses dias todos. Feliz em conhecer pessoalmente os outros professores que ainda não conhecia, ouvir vocês e também seus alunos. Agradeço também pela generosidade dos meus parceiros musicais em fazermos música juntos nas apresentações e nas canjas. Espero que estejamos todos juntos novamente em breve.”

Professora Vanessa Moreno
Oficina de Canto


“Foram dias incríveis de convívio e muita música ao lado de amigos, novos grandes amigos, alunos, produção etc... Fico muito feliz e honrado de ter feito parte desse Festival e ter contribuído de algum forma. Vida longa ao Festival e obrigado Rejane Entringer e Fabiano Araújo pela atenção, carinho e pelo grande trabalho que vocês desenvolvem juntos com essa equipe maravilhosa do Festival.”

Professor Daniel Santiago
Oficina de Guitarra



“Em todas as relações, fossem estas entre professores, alunos, coordenação, equipe de colaboradores, pessoal da cozinha, montagem, enfim, em todas sem exceção, o aspecto humano sempre foi valorizado. Especialmente para conosco, professores visitantes, o respeito, a atenção, a tranquilidade em lidar com as demandas,  imprevistos e a disposição em nos atender individualmente foram plenos. Assim, compartilho a ideia de que a duração das coisas é irrelevante, a profundidade é tudo o que importa. O XXVI Festival de Música de Domingos Martins pra mim é isso, uma experiência humana profunda e inesquecível.”

Professor Guilherme Ribeiro
Oficina de Harmonia e Improvisação


“Foram realmente dias incríveis! Quero parabenizar à toda organização do festival pela realização e agradecer pelo convite. Para mim foi inclusive simbólico realizar essa oficina de Piano Popular, pois fui aluno desse festival muitos anos atrás. Contribuir com a formação musical dos alunos - que eram desde iniciantes a músicos profissionais - e receber deles gestos de gratidão em troca foi maravilhoso! Conviver com eles e tantos grandes músicos que participaram dessa edição do Festival me fizeram aprender muito. Espero que essa tenha sido a primeira de muitas participações nossas e espero também reencontrar em breve cada um de vocês! Já estou com saudades! Muito obrigado!”

Professor Hércules Gomes
Oficina de Piano



“Quero agradecer a todos pela oportunidade de estar nesse Festival compartilhando conhecimento para os alunos e ao mesmo tempo aprendendo com todos. Para mim esse Festival será inesquecível pois já fui como aluno, e agora, estar na função de professor é realmente gratificante. O festival trará boas lembranças, com novas amizades, com excelentes professores. Agradeço por todo o carinho e dedicação, principalmente à equipe, Verona, Rejane Entringer e também ao diretor da Fames Fabiano Araújo por organizar este Festival. Estar nesse clima musical é realmente incrível e prazeroso. Que tenha sido o primeiro de muitos encontros que teremos neste lugar! Vida longa ao Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins!  Muito obrigado!”

Professor Estevão Ewald
Oficina de Acordeom


"Tudo é feito de maneira organizada, prática e também muito leve, de maneira que se pode ver e sentir a felicidade de todos os envolvidos. Obrigado aos meus alunos do curso de contrabaixo, foram cinco dias de muita música. Desejo a todos uma boa evolução. Obrigado aos professores e amigos com quem compartilhei esta experiência. Vida longa ao Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins. Prazer Enorme!

Professor Glécio Nascimento
Oficina de Contrabaixo Elétrico



"Um festival assim é importantíssimo para as pessoas do local. É cultura que junta e consolida a comunidade! Foi fácil ver como eles aproveitaram e gostaram do festival! Os alunos foram super legais, doces, interessados e competentes! Lembramos de todos os músicos nos festivais nos quais participamos. Há uma "vibe" que só os festivais têm. Uma energia legal, tocar junto, se divertir, fazer amizades e contatos profissionais. E foi assim para os alunos nesse festival também, com certeza! Até para alguns que não têm professores no dia a dia. Então, participar nesse festival é um sonho realizado pra eles, mudando suas vidas para sempre! Muito obrigado pelo convite e parabéns pelo sucesso merecido!! Foi um grande prazer participar!"

Professor Roni Kot Wenzell
Oficina de Percussão