Prof. LICIO BRUNO RAMOS DE ARAUJO


Email: licio.araujo@fames.es.gov.br

Telefone: (27) 997277375

Atendimento: Sala 103 - Fames

Horários: 4ª - 13:30 às 15:30 / 6ª -12:30 às 14:30

Website:

Endereço: Praça Américo Poli Monjardim, 60 - Centro - 29010-640 – Vitória - ES


Prêmio Carlos Gomes em 2004, atua como cantor erudito, diretor cênico e produtor de espetáculos. É Bacharel em Canto pelo Conservatório Brasileiro de Música e Mestre em Performance pelo PROEMUS-UNIRIO, com aperfeiçoamento em Ópera e Repertório Sinfônico pela Franz Liszt Academy of Music, Budapeste. Professor Substituto do Bacharelado em Canto da Escola de Música da UFRJ (2017/2018) e de Interpretação Vocal do Bacharelado em Teatro da CAL, RJ (2015/2019), é coordenador dos cursos de pós-graduação em Canto do Coletivo das Artes/IBRA, no Espírito Santo.

Recebeu em 2015 as láureas “Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes” (SBACE-SP) e a Medalha Cinquentenário da Forças Brasileiras Internacionais de Paz da ONU (ABFIP-ONU). Com 10 primeiros prêmios em concursos (nacionais e internacionais) e mais de 80 personagens em óperas de diferentes autores e estilos, é até hoje, o único brasileiro intérprete do Wotan/Wanderer da tetralogia wagneriana. Atua no Brasil, Europa, América Latina e Indonésia.

Em 2015, Licio lançou com a pianista Cláudia Marques, o CD “Ê vida, ê voz! – Canções de Edmundo Villani-Côrtes”, celebrando 85 anos de vida do compositor. Diretor artístico do II Festival SESI de Ópera, ES (2017), estreou em 2015 com grande sucesso a obra “Eight Songs for a Mad King”, de Peter Maxwell Davies, junto à Filarmônica de Goiás sob a regência de Neil Thomson. Cantor convidado em 2018 e 2019 pela OFMG – Orquestra Filarmônica de Minas Gerais para a celebração de seus 10 anos, sob a regência de Fabio Mechetti. Participou da abertura da Temporada 2018 do Teatro Municipal de São Paulo com a 8ª Sinfonia de Gustav Mahler e cantou ainda o oratório "El Niño", de John Adams. Obteve em 2018 grande êxito com a ópera O Caixeiro da Taverna, de Guilherme Bernstein na Sala Cecilia Meireles, RJ, espetáculo em que Licio Bruno assina a direção cênica e interpreta o papel título do português Manoel Pacheco.

Representou em 2018 o Brasil em tourrnèe internacional por Israel (Tel Aviv e Jerusalém) e Europa (Budapeste, Berlim e Copenhagen), interpretando o ciclo das Serestas de Heitor Villa-Lobos, a convite do ministério da Relações Exteriores – Itamaraty, no mesmo ano em que completou seus 30 anos de carreira artística, celebrados em setembro de 2018 na Sala Cecilia Meireles, quando interpretou o ciclo "Winterreise", de F. Schubert, em duo com o pianista Marcelo Verzoni.

Em 2019, cantou o oratório A Criação de Haydn e realizou concertos de câmera, dos quais se destaca a Série Sala Lírica, na Sala Cecilia Meireles, em duo com a célebre pianista Sonia Rubinsky, com o programa Impressões Seresteiras, num programa que incluiu a integral deste famoso ciclo de Heitor Villa-Lobos e ainda o ciclo Piano Brasileiro. Interpretou ainda o ciclo Drummondianas, de César Guerra-Peixe com a Orquestra Experimental de Repertório (junho) e o ciclo “Don Quichotte a Dulcinèe”, de Ravel e o “Poema de Itabira” de H. Villa-Lobos/C. Drummond de Andrade (novembro), com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Em ópera, interpretou em 2019 o Doutor Dulcamara da ópera O Elixir do Amor, de Donizetti, em Ribeirão Preto, dirigiu a ópera O Reino de Duas Cabeças, na Sala Cecilia Meireles (julho e outubro) e no Festival de Inverno de Friburgo. Na Semana da Música Alemã, interpretou junto à Orquestra Sinfônica Brasileira o espetáculo “30 ANOS DA QUEDA DO MURO DE BERLIM: Uma celebração das parcerias de Bertolt Brecht com os compositores Paul Dessau, Hans Eisler e Kurt Weill, em novembro. Cantou junto à Orquestra Sinfônica da FAMES a Missa de Requiem do Padre José Mauricio Nunes Garcia, sob a regencia do maestro Sanny Souza e participou ainda do espetáculo Natal Iluminado, celebração oficial de Natal do Governo do Estado do Espírito Santo.

Acaba de retornar da Argentina, onde interpretou Mefistófeles, papel título da ópera homônima de Arrigo Boito, em outubro de 2019, no Teatro El Circulo de Rosário, recebendo elogiosas críticas, recebendo destacada menção por suas atuações vocal e cênica. Em 2020 já conta com uma dezena de compromissos em sua agenda nacional e internacional, em óperas e concertos sinfônicos.

Menções de Honra & Prêmios
- Prêmio Carlos Gomes 2004 – Melhor Cantor Erudito
- Comenda Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes – SBACE 2015
- Medalha Cinquentenário das Forças de Paz da ONU – ABIFIP-ONU 2015

Certames de Canto Erudito Nacionais (1º Lugar):
- II Concurso de Canto de Câmera, Angra dos Reis - Rio de Janeiro - 1983
- 2ª Bienal de Canto de Câmara – CEPARJ, Rio de Janeiro - 1984 (1º Lugar + Prêmio de Melhor Intérprete de Modinha Imperial)
- Concurso de Musica de Câmara Oswaldo Lacerda – CMB, São Paulo - 1986
- 1º Prêmio Jovens Solistas da ORSEM – Escola de Música da UFRJ -1987
- Concurso Carlos Gomes – Vitória, ES – 1987 (1º Lugar e Prêmio de Melhor Interprete de Villa-Lobos)
- Concurso de Ópera do Teatro Lírico de Equipe, São Paulo, SP - 1989
- Concurso Carmen Gomes, Rio de Janeiro, RJ - 1989

Prêmios em Certames Internacionais
- International Singing Contest in Rio de Janeiro, Brazil, 1989 (Best Brazilian Singer)
- International Budapest Opera Contest – La Bohéme - Hungary, 1998 (1st Prize)

Currículo Lattes


DISCIPLINAS MINISTRADAS

CESM - Centro de Ensino Superior de Música

  • Apreciação Musical I
  • Canto
  • Orientação de TCC

CPMM - Centro de Pesquisa em Música e Musicologia

CEFM - Centro de Extensão e Formação Musical

  • Canto Erudito

AFILIAÇÕES ACADÊMICAS

Faculdade de Musica do Espírito Santo


ÁREAS DE INTERESSE

  • Música Brasileira
  • Música de Câmera e Sinfônica
  • Práticas Interpretativas
  • Canção Brasileira e Estrangeira
  • Repertório Sinfônico
  • Missas e Oratórios
  • Ensino das Práticas Interpretativas
  • Ópera (Direção e Interpretação, Ensino das Práticas Interpretativas)
  • Teatro (Direção e Interpretação, Ensino das Práticas Interpretativas)
  • Educação: Ensino-Aprendizagem

PUBLICAÇÕES

ARAUJO, Licio Bruno; MARQUES, Claudia Araujo . Canções de Edmundo Villani-Côrtes ISSN 2237-7425. A TEMPO, v. 6, p. 109-117, 2014.