Prof. Ricardo Ferreira Lepre


Email: ricardo.lepre@fames.es.gov.br

Telefone: (27) 99848 1340

Atendimento: Fames

Horários: 2ª - 15:00 às 18:00

Website:  

Endereço: Praça Américo Poli Monjardim, 60 - Centro - 29010-640 – Vitória - ES

GRUPOS DE PESQUISA

Grupo de Trompa Guanaani


Ricardo Ferreira Lepre, Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Possui especialização Lato Sensu em Regência com ênfase em Bandas. Bacharel em trompa pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP, na classe do professor Edivaldo Chiquini.

Exerce a função de trompista na Orquestra Sinfônica do Espírito Santo - OSES e trabalha como professor assistente na Faculdade de Música do Espírito Santo -FAMES. Como camerista desenvolve trabalhos com o Quinteto de Sopros e Metais Capixaba e Grupo de Trompas Guanaani.

Membro fundador da Associação de Trompistas do Brasil - ATB e sócio da International Horn Society - IHS. Enquanto pesquisador desenvolve trabalhos com as bandas do estado do Espírito Santo divulgando e incentivando o aprendizado e ensino da trompa. Autor do Livro a trompa sem mistérios: guia para mestre de bandas professores e alunos. Trabalhou em diversos grupos musicais no Brasil como: Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina - OSUEL. Orquestra Sinfônica do Paraná - OSINPA. Orquestra Sinfônica de Santa Catarina - OSSCA. Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul. Orquestra de Câmara da universidade de São Paulo - OCAM. Banda Sinfônica de Cubatão. Orquestra Sinfônica de São José dos Campos. Banda Sinfônica do estado de São Paulo. Orquestra Camerata SESI, ES.

Como solista teve a oportunidade de estar à frente em 2003, Solando o concerto Nº 3 de W. A. Mozart, com a Orquestra Sinfônica Jovem Coral da EMBAP, com a regência de Marcell Steuernagel. Com a Orquestra Camerata SESI sob a regência de Leonardo David (2009) e Manfredo Schmiedt (2010), solou concerto Nº 3 de W. A. Mozart. Com a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, sob a regência de Helder Trefzger, solou o concerto Morceau de Concert (Op.94) de Camile Saint Saens em seis cidades do Estado do Espírito Santo, no ano de 2011.

Em 2016, com a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo - OSES, esteve à frente como solista executando a Sinfonia Concertante de W. A. Mozart (Versão para Flauta) K 297b, com a regência de Leonardo David e o Concerto Tangueiro para quinteto de metais de Arthur Barbosa com o Quinteto de Metais Capixaba com a Regência de Helder Trefzger. Como 1ª (primeira) trompa solista atuou nas Sinfonias de J. Brahms, F. Mendelssohn, P. I. Tchaikovsky, R. Shumann, L.V. Beethoven, 1ª 4ª e 5ª Sinfonias de Gustav Mahler.

Currículo Lattes


DISCIPLINAS MINISTRADAS

CESM - Centro de Ensino Superior de Música

  • Música de Camara
  • Curso de trompa

CPMM - Centro de Pesquisa em Música e Musicologia

CEFM - Centro de Extensão e Formação Musical

  • Curso de trompa para os níveis intermediários e cursos especializados para maestros de bandas do estado.

AFILIAÇÕES ACADÊMICAS

Faculdade de Musica do Espírito Santo


ÁREAS DE INTERESSE

  • Educação
  • Pesquisa
  • Música de Câmara
  • Ensino Coletivo.

PUBLICAÇÕES:


BENEDITO, C. ; LEPRE, R. F. . A Banda de Música: Uma reflexão sobre sua história e princípios educacionais. Revista a tempo, v. 8, p. 131, 2016.

COSTA, G. R. ; LEPRE, R. F. . A trompa na Banda de Música da PMES: história e evolução da escrita. Revista a tempo, v. 09, p. 83-87, 2016.

LEPRE, R. F.. As especificidades no ensino de instrumentos de metal: uma verificação sobre seus fundamentos em três trabalhos.. a tempo ¿ REVISTA DE PESQUISA EM MÚSICA, v. 500, p. 81-90, 2014.

LEPRE, R. F.. A TROMPA SEM MISTÉRIOS: Guia para mestres de banda, professores e alunos.. 1. ed. Vitória - ES: DIO - Departamento de imprensa Oficial - es, 2014. v. 500. 72p

LEPRE, R. F.; SANTOS, E. . Ensinando e Compreendendo a Trompa: uma observação através da perspectiva de quatro professores. Processos Educacionais e Artístico da Performance Musical: uma prática com propósito. 1ed.Ponta Grossa, PR: Atena, 2019, v. , p. 93-102.

LEPRE, R. F.. Síntese sobre a evolução da trompa. Musica Viva, Vitória-es, p. 22 - 23, 12 ago. 2014.

LEPRE, R. F.. Didatica da Trompa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

LEPRE, R. F.. A TROMPA SEM MISTÉRIOS: Guia para mestres de banda, professores e alunos.. 2014.

LEPRE, R. F.; SMITH, T. C. ; CAMPOI, ; FARIA, ; TREVISAN, Marcelo . Concerto Didático - Música Instrumental para todos. 2010..

Rauta, Marcelo. ; LEPRE, R. F. . Obras para a Juventude - 12 Obras para Quarteto de Trompa. Rio de Janeiro, 2019. (Prefácio).