Profª Luciana Rodrigues


Email: luciana.rodrigues@fames.es.gov.br

Telefone: (27) 35346440

Atendimento: Fames

Horários: Matutino e Vespertino

Website: Sonoridade com Luciana Rodrigues

Endereço: Praça Américo Poli Monjardim, 60 - Centro - 29010-640 – Vitória - ES


Especialista em Educação Musical pelo Instituto Superior de Educação de Afonso Cláudio (2014), Graduada em Música, bacharel em viola, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006).

Mineira, natural de Belo Horizonte, iniciou seus estudos formais em música e em viola no Centro de Formação Artística, Cefar, da Fundação Clóvis Salgado, no Palácio das Artes, em 1998. Pouco tempo depois trabalhou sob a orientação de seu estimado professor Dr. Carlos Aleixo dos Reis e Prof. Cleusa Sana Nébias na Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como bolsista do Coro de Câmara e Orquestra Sinfônica da Escola de Música da referida universidade.

Em Brasília, participou do 25° festival de Música, onde foi convidada a integrar a Orquestra dos Professores no concerto de encerramento do Festival. Nesse mesmo curso foi orientada em performance de viola por Thurzó Sándor József (Romênia, Hungria) e Jorge Richter (BRA/EUA). Também participou de diversos cursos em pedagogia de cordas, cumprindo ressaltar os nomes de Leopold La Fosse (EUA) e Marco Antônio Lavigne, Kenneth Martinson (EUA) e Ivan Zandonade e José Márcio Galvão.

Foi professora de viola no tradicional conservatório da cidade histórica de São João del Rei, contribuindo para manter a forte tradição musical daquela região. Interrompeu esta função em 2006 para integrar o corpo efetivo da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, onde permaneceu como violista até 2012. Também é professora de viola na Faculdade de Música do Espírito Santo desde 2007.

Atualmente trabalha sob orientação da professora Carla Rincón (Venezuela), é instrumentista da Filarmônica de Mulheres do Espírito Santo e camerista em diversas formações nos grupos da FAMES.

Currículo Lattes


DISCIPLINAS MINISTRADAS

CESM - Centro de Ensino Superior de Música

  • Viola de Arco

CPMM - Centro de Pesquisa em Música e Musicologia

CEFM - Centro de Extensão e Formação Musical

  • Viola de Arco

AFILIAÇÕES ACADÊMICAS

Faculdade de Musica do Espírito Santo

Escola de Música da UFMG


ÁREAS DE INTERESSE

  • Música de Câmara
  • Música do século XX
  • Música brasileira para Viola de Arco
  • Didática de instrumentos de cordas friccionadas
  • Performance musical.

PUBLICAÇÕES

Textos em jornais de notícias/revistas

RODRIGUES, L.; Rohr.R . Orquestra Experimental de cordas da FAMES. Música Viva, FAMES, p. 20 - 21.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

Rohr.R ; RODRIGUES, L. ; Isidoro.E . Relevância da prática de orquestra na formação de instrumentistas de cordas: uma análise do projeto Orquestra Experimental de Cordas da Fames. In: XXII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 2015, Natal. Anais do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 2015. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos

Rohr.R ; RODRIGUES, L. ; Isidoro.E . Orquestra Experimental de Cordas: uma análise de seu impacto na motivação e no rendimento escolar de alunos dos Cursos de Formação Musical da FAMES. In: XXII Congresso Nacional da ABEM, 2013, Natal. Anais do 21º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. Pirenópolis-GO, 2015. p. 2467-2472.