- Institucional
- Contato
- Legislação
- Licitações
- Ensino
- Pesquisa
- Extensão
-
Acesso à Informação
- Plano de Dados Abertos
- Privacidade e Proteção de Dados
- Programas e Ações
- Carta de Serviços
- Contratos
- Relação de Veículos
- Acordos sem Transferência de Recursos
- Prestadores Terceirizados
- Ordem Cronológica de Pagamentos
- Obras
- Convênios e Transferências
- Despesas
- Servidores
- Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
- Relatórios LAI
- OUVIDORIA FAMES
- Editais
- Gestão de Documentos
IV Fórum do Centro de Pesquisa em Música e Musicologia
20/08/2025 13h41 - Atualizado em
28/08/2025 14h54

Data: 25 a 28 de agosto de 2025 | Convidados
Contando com apoio da Fapes e da Fames, o IV Fórum do Centro de Pesquisa em Música e Musicologia (CPMM) é destinado a discentes e docentes dos cursos de graduação da instituição a fim de promover aprofundamento em temas relacionados à Música, Educação, Educação Musical e áreas afins a partir de debates sobre pesquisas desenvolvidas pela comunidade acadêmica da Fames.
Programação:
Segunda-feira (25/08)
14h às 17h - Oficina “Musicalização, fundamentos e possibilidades” com Ilza Joly | Local: Sala 405 (Fames)
18h30 às 20h - Palestra “Percursos de uma trajetória na educação musical” com Ilza Joly | Local: Auditório do Ciretran
20h às 21h30 - Apresentação de trabalhos aprovados | Local: Auditório do Ciretran
Terça-feira (26/08)
14h às 17h - Oficina “Fundamentos técnicos para o ensino musical coletivo” com Adalto Soares e Silvia Zambonini | *Traga instrumentos musicais | Local: Auditório do Ciretran
18h30 às 20h - Papos Musicais com Adalto Soares e Silvia Zambonini | Local: Auditório do Ciretran
20h às 21h30 - Apresentação de trabalhos aprovados | Local: Auditório do Ciretran
Quarta-feira (27/08)
19h00 às 20h- Mesa-redonda “Grupos de Pesquisa na Fames: Antropologia, Educação e Educação Musical” com Emerson Campos Gonçalves, Edimilson Rodrigues de Souza e Murilo Ferreira Velho de Arruda| Local: Auditório do Ciretran
Quinta-feira (28/08)
18h30 às 19h30 - Mesa-redonda “Grupos de Pesquisa na Fames: Musicologia, Composição e Performance” com Paula Maria Lima Galama, Levy Pacheco de Oliveira Neto e Fernando de Oliveira Magre | Local: Auditório do Ciretran
19h30 às 20h30 - Concerto de Encerramento (Quinta Justa) com Alice Belém | Local: Auditório do Ciretran
Convidados:
Ilza Joly possui graduação em Letras e Música, mestrado em Educação Especial e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É especialista em Musicoterapia, com formação em Antroposofia e Música pelo Instituto Ouvir Ativo, e professora Suzuki, com certificações em Flauta Doce, Piano e Early Childhood Education pela Suzuki Association of Americas.
Foi fundadora do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de São Carlos, da Orquestra Experimental, Pequena Orquestra e Camerata da UFSCar, além de ter fundado a Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão da mesma universidade. Tem vários livros acadêmicos publicados e é autora do livro “No encanto dos passarinhos: canções para cantar, dançar, tocar e brincar”.
Silvia Zambonini Soares é mestra em Educação Musical pela UNIRIO, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, com a pesquisa: Proposta de Estudo para a Iniciação Coletiva da Percussão, intitulada “O Pulo do Gato”. Bacharel em piano pela Unicamp. Integrou a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e atuou como convidada em diversas orquestras, com destaque para a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).
Foi Professora de percussão do Conservatório Dramático Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí de 2009 a 2018. Fundadora e coordenadora pedagógica do projeto socio musical Orquestra de Metais Lyra Tatuí, premiada em concursos nacionais e internacionais. Junto a Lyra, participou em três turnês pela Europa, na qual foi um dos destaques do Festival Junger Künstler Bayreuth. Participa como professora colaboradora externa nos projetos de extensão “Por Essas Bandas do RN”-UFRN. É integrante do grupo de choro Horn Brasil com apresentações em diversas cidades do Brasil e do exterior. Fundadora e integrante do “DUO DALLIS”.
Adalto Soares é professor de Trompa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Iniciou seus estudos musicais com o Maestro Roberto Farias, em Cubatão-SP. Estudou trompa com Zdenek Svab. Integrou as principais orquestras do Brasil, dentre elas a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo-OSESP. Criador de projetos inovadores, como a Orquestra de Metais Lyra Tatuí, destacando-se em turnês internacionais. Coordenador do projeto “Por essas Bandas do RN”/ UFRN. Com carreira solo, gravou Cds com o Grupo de choro HornBrasil, Orquestra de Sopros Brasileira e Banda sinfônica de Karlsruhe-Alemanha. É construtor de instrumentos de metais.
Pianista com especial interesse pelo repertório dos séculos XX e XXI, Alice Belém tem ampla experiência como solista e camerista. Concluiu o Doutorado em Artes no Departamento de Música da ECA-USP, com estágio na Hochschule für Musik Köln, Alemanha e já realizou estreias de obras de compositores brasileiros e estrangeiros em apresentações no Brasil, em Portugal e na Alemanha.
É docente da Escola de Música da UEMG, em Belo Horizonte, atuando especialmente nas disciplinas Piano, Música de Câmara, Interpretação da Música Contemporânea (Grupo Ateliê Coletivo).
Desde 2022 tem desenvolvido trabalhos artísticos que repensam as narrativas de um concerto tradicional, resultando em performances criativas com interações entre música, vídeo, literatura, dança, espaço cênico e outras expressões artísticas.