- Institucional
- Contato
- Legislação
- Licitações
- Ensino
- Pesquisa
- Extensão
-
Acesso à Informação
- Dados Abertos
- Privacidade e Proteção de Dados
- Ações e Programas
- Carta de Serviços
- Contratos
- Relação de Veículos
- Acordos sem Transferência de Recursos
- Prestadores Terceirizados
- Ordem Cronológica de Pagamentos
- Obras
- Convênios
- Despesas
- Servidores
- Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
- Relatórios LAI
- OUVIDORIA FAMES
- Editais
- Gestão de Documentos
Festival Música sem Fronteiras | Atividades Formativas
Notícia | Convidados | Inscrições | Locais | Programação | Atividades Formativas
Atividades Formativas
Mastereclass de Composição | Arrigo Barnabé
- A vanguarda paulista, contexto histórico.
- O uso do ritmo como condutor do discurso.
- Introdução gradual ao dodecafonismo (a série de 12 sons como utilizada por Arrigo Barnabé)
- Sobre Arrigo Barnabé
- Surge na cena musical em 1979.
- Lança em 1980 o LP Clara Crocodilo, o 1º álbum da Vanguarda Paulista.
- Sua musica faz uma aproximação entre a musica erudita moderna e contemporânea (Schoenberg, Bartok e Stravinsky principalmente) e a musica popular urbana.
- Colabora com cineastas escrevendo trilhas e atuando como ator.
- Apresenta semanalmente pela radio cultura fm o programa Supertonica.
Requisitos: Compreensão do processo de escrita musical.
Masterclass: A música sem fronteiras de André Mehmari
Oficina aberta aos amantes do piano e da música em geral. Pianista compositor, produtor, multiinstrumentista e arranjador André Mehmari comenta e toca em pontos importantes sua carreira de mais de 30 anos e mais de 50 discos lançados. Neste encontro intimista ele aborda ao piano alguns arranjos de clássicos da música brasileira com seus gestuais e características típicas e fala sobre sua concepção musical geral, das teclas do piano até uma Orquestra Sinfônica passando por variadas formações cameristicas.
Mesa-Redonda: Experiências musicais: entre a Música de Concerto e a Música Popular
Prof. Dr. Bruno Ishisaki, Prof. Me. Paulo Rosa e Prof. Me. Paulo Eduardo
Os professores da Fames Bruno Ishisaki, Paulo Rosa e Paulo Eduardo compartilham suas experiências profissionais nos âmbitos da música de concerto e música popular, traçando paralelos entre as práticas. Haverá espaço para a reflexão crítica e a construção conceitual, tendo como ponto de partida os possíveis diálogos entre os dois campos musicais.
Workshow: Violão solo brasileiro: um universo de mediação entre práticas da música popular e da música de concerto
Prof. Me. Victor Polo
Nesta apresentação em formato de workshow, Victor Polo contempla músicas do repertório de violão solo brasileiro, entre peças consagradas e de sua autoria. O intuito é mesclar momentos de apresentação musical com reflexões críticas acerca do universo em que essas obras se inserem, destacando o habitual caráter mediador do violão brasileiro entre os campos da música popular e de concerto.
Palestra online: Aproximações e distanciamentos entre a música de concerto e música popular: uma abordagem teórica
Profa. Dra. Luciana Rosa
A separação entre música de concerto (ou música erudita) e música popular tem sido discutida e problematizada há muito tempo e trazido desafios para o campos acadêmico e para o mercado da música. Nesta conversa, vamos falar sobre como essas separações contribuem, ou não, para uma compreensão mais ampla da música.