Festival Música sem Fronteiras | Atividades Formativas


Notícia | Convidados | Inscrições | Locais | Programação | Atividades Formativas


Atividades Formativas


Mastereclass de Composição | Arrigo Barnabé

  • A vanguarda paulista, contexto histórico.
  • O uso do ritmo  como condutor do discurso.
  • Introdução gradual ao dodecafonismo (a série de 12 sons como utilizada por Arrigo Barnabé)
  • Sobre Arrigo Barnabé
  • Surge na cena musical em 1979.
  • Lança em 1980 o LP Clara Crocodilo, o 1º álbum da Vanguarda Paulista.
  • Sua musica faz uma aproximação entre a musica erudita moderna e contemporânea (Schoenberg, Bartok e Stravinsky principalmente) e a musica popular urbana.
  • Colabora com cineastas escrevendo trilhas e atuando como ator.
  • Apresenta semanalmente pela radio cultura fm o programa Supertonica.

Requisitos: Compreensão do processo de escrita musical.


Masterclass: A música sem fronteiras de André Mehmari

Oficina aberta aos amantes do piano e da música em geral. Pianista compositor, produtor, multiinstrumentista e arranjador André Mehmari comenta e toca em pontos importantes sua carreira de mais de 30 anos e mais de 50 discos lançados. Neste encontro intimista ele aborda ao piano alguns arranjos de clássicos da música brasileira com seus gestuais e características típicas e fala sobre sua concepção musical geral, das teclas do piano até uma Orquestra Sinfônica passando por variadas formações cameristicas.


Mesa-Redonda: Experiências musicais: entre a Música de Concerto e a Música Popular

Prof. Dr. Bruno Ishisaki, Prof. Me. Paulo Rosa e Prof. Me. Paulo Eduardo

Os professores da Fames Bruno Ishisaki, Paulo Rosa e Paulo Eduardo compartilham suas experiências profissionais nos âmbitos da música de concerto e música popular, traçando paralelos entre as práticas. Haverá espaço para a reflexão crítica e a construção conceitual, tendo como ponto de partida os possíveis diálogos entre os dois campos musicais.


Workshow: Violão solo brasileiro: um universo de mediação entre práticas da música popular e da música de concerto

Prof. Me. Victor Polo

Nesta apresentação em formato de workshow, Victor Polo contempla músicas do repertório de violão solo brasileiro, entre  peças consagradas e de sua autoria. O intuito é mesclar momentos de apresentação musical com reflexões críticas acerca do universo em que essas obras se inserem, destacando o habitual caráter mediador do violão brasileiro entre os campos da música popular e de concerto.


Palestra online: Aproximações e distanciamentos entre a música de concerto e música popular: uma abordagem teórica

Profa.  Dra. Luciana Rosa

A separação entre música de concerto (ou música erudita) e música popular tem sido discutida e problematizada há muito tempo e trazido desafios para o campos acadêmico e para o mercado da música. Nesta conversa, vamos falar sobre como essas separações contribuem, ou não, para uma compreensão mais ampla da música.