Departamento de Canto


Professores


Licio Bruno Ramos de Araujo

Prêmio Carlos Gomes em 2004, atua como cantor erudito, diretor cênico e produtor de espetáculos.

É Bacharel em Canto pelo Conservatório Brasileiro de Música e Mestre em Performance pelo PROEMUS-UNIRIO, com aperfeiçoamento em Ópera e Repertório Sinfônico pela Franz Liszt Academy of Music, Budapeste.

Professor Substituto do Bacharelado em Canto da Escola de Música da UFRJ (2017/2018) e de Interpretação Vocal do Bacharelado em Teatro da CAL, RJ (2015/2019), é coordenador dos cursos de pós-graduação em Canto do Coletivo das Artes/IBRA, no Espírito Santo.

Perfil Completo


Thomas Davison Bispo dos Santos

Thomas Davison é Especialista em Canto Popular pela Faculdade de Ciência e Educação de Caparaó FACEC (2021) com ênfase em performance cênica e Bacharel em Música Popular, com habilitação em Canto pela Faculdade de Música FAMES (2021).

É autor do livro “Interpretação Esclarecida da Canção” (Editora Atena, 2022) e integrante do corpo docente do projeto “Cena Diversa” ministrando aulas de Canto Popular para pessoas com deficiência visual.

Perfil Completo


Lorena Espina

Cantora lírica, mezzosoprano, com longa experiência internacional na área da performance operística e concertos nos Teatros de ópera  e salas de concertos mais importantes  de Europa, Ásia e América.

Lorena Espina possui graduação em Piano - Conservatório Provincial de Música Reverendo Eugenio Rosso, Pós-graduação stricto-sensu/ Mestrado em Patrimonio artístico y cultura en Sudamérica Colonial pela Faculdade de Filosofia y Letras de la Universidad de Buenos Aires (UBA) Argentina, em fase de revalidação no Brasil  e Pós-graduação lato sensu em Metodologia do Ensino de Música e em Docência no Ensino Superior pela Faculdade UniBF do Brasil.

Professora Substituta do Bacharelado em Canto da Escola de Música da UFRJ (2015/2016) no Brasil e de Percepção Musical na Universidad del Museo Social Argentino  (UMSA) de Buenos Aires , Argentina (1989 -1990)

Perfil Completo


Elaine Rowena de Souza Barbosa Scarpe

Mestra em Educação, Graduada em Canto Lírico e Serviço Social, Licenciada em Artes, Pós-Graduada em Regência, Psicopedagogia, Psicologia Clínica. Fisiologia da Voz, Educação em Música e Gestão Educacional e Criadora do Método Ginástica Respiratória Global que alia corpo, voz e movimento à consciência do trato vocal.

A também bailarina, autora teatral e atriz profissional Elaine Rowena iniciou seus estudos musicais no piano aos 05 anos, ingressando posteriormente aos 07 anos no Conservatório Brasileiro de Música (RJ).

Perfil Completo