Departamento de Cordas Friccionadas


Professores


Luciana Rodrigues

Especialista em Educação Musical pelo Instituto Superior de Educação de Afonso Cláudio (2014), Graduada em Música, bacharel em viola, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006).

Mineira, natural de Belo Horizonte, iniciou seus estudos formais em música e em viola no Centro de Formação Artística, Cefar, da Fundação Clóvis Salgado, no Palácio das Artes, em 1998.

Pouco tempo depois trabalhou sob a orientação de seu estimado professor Dr. Carlos Aleixo dos Reis e Prof. Cleusa Sana Nébias na Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como bolsista do Coro de Câmara e Orquestra Sinfônica da Escola de Música da referida universidade.

Perfil Completo


Daniel Enache Junior

Professor de Violoncelo na Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), natural de São Paulo e radicado em Belo Horizonte, onde iniciou seus estudos de Violoncelo. Estudou com Abel Moraes, Alceu Reis e Philip Hansen, participando ativamente em masterclasses com os professores Márcio Carneiro, Antônio Meneses e Matias de Oliveira. Graduou-se em Música/Bacharelado pela Universidade do Estado de Minas Gerais (ESMU-UEMG), Música/Licenciatura pelo Instituto Paulista São José (IPSJ/SP) e especializou-se em Psicologia Educacional na Pós-graduação da Faculdade Ibra de Tecnologia (FITEC).

Perfil Completo


Rodrigo Guillermo Olivárez Olivares

Rodrigo Olivárez é Doutor e Mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e possui graduação em Licenciatura em Contrabaixo pela Universidad Nacional de Cuyo (UnCuyo), Argentina (Revalidado pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA).

Rodrigo mantém uma ativa atuação como músico, pesquisador e docente, no Brasil quanto no exterior. Como contrabaixista integrou a Orquestra Sinfônica da Universidad Nacional de Cuyo (OSUNCUYO), Orquesta Juvenil del Bicentenario (Argentina), Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG, Banda Sinfônica da Escola de Música da UFMG e Orquestra Sinfônica de Betim (MG). No 2013 foi aceito na World Orchestra (Orquestra Mundial) onde integrou o naipe de contrabaixos nas turnês pela África do Sul e Espanha.

Perfil Completo


Sanny Santos Souza

Mestre em Educação Musical; Músico da OSES; Maestro de grupos Corais e Orquestrais.

Perfil Completo


Hariton Nathanailides

Mestre em Música (violino) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/1999); graduado Bacharel em Música (violino) pela Universidade do Rio de Janeiro (Unirio/1990), especialização em música de câmara no Seminário Integral e Festival de Música de Câmara pela Associação Musical Camping Bariloche (1994), especialização em XlII Curso Internacional Música en Compostella pela Universidade de Santiago de Compostella (1999). Foi aluno de Michel Bessler, Nikolas Chumachenko, Leopold La Fosse, Eric Leninger, Emanuele Baldini.

Professor Auxiliar de Ensino IV da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) na cadeira Violino desde 1992, exercendo também a função de Coordenador de Música de Câmara (Quarteto de Cordas Alceu Camargo) desde 2015. Professor substituto da cadeira violino na Universidade Federal da Bahia (UFBA) de 2002 a 2006. Integrou a Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (violino I) e a Orquestra da Petrobrás (concertino); participou da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), de 2002 a 2006, e da turnê nacional/2005 com a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB).

Perfil Completo


Adriana Vinand


Alberto Quintas Coutinho


Alexandre de Oliveira Lopes


Rodrigo Guilhermo Olivarez