- Institucional
- Contato
- Legislação
- Licitações
- Ensino
- Pesquisa
- Extensão
-
Acesso à Informação
- Dados Abertos
- Privacidade e Proteção de Dados
- Ações e Programas
- Carta de Serviços
- Contratos
- Relação de Veículos
- Acordos sem Transferência de Recursos
- Prestadores Terceirizados
- Ordem Cronológica de Pagamentos
- Obras
- Convênios
- Despesas
- Servidores
- Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
- Relatórios LAI
- OUVIDORIA FAMES
- Editais
- Gestão de Documentos
Núcleo de Ensino de Música, Educação e Humanas
Coordenador:
Instrumentos:
Professores
Edilene Souza da Silva Neves
Doutora em Educação. Mestre em Educação. Bacharel em Ciências Sociais (UFES). Licenciatura Plena em Ciências Sociais (UFES). Pesquisadora nas áreas de: Sociologia da Educação: Ensino Superior. Sociologia Política: Políticas Públicas, Políticas Educacionais de Ensino Superior, Juventudes, Violência, Estado, Direitos Humanos e Ética.
Vinculada aos núcleos de pesquisa: NEPE- Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Centro de Educação -UFES); NEI. Núcleo de Estudos Indiciários (Ciências Sociais - CSO-UFES).
Emerson Campos Gonçalves
Pós-Doutorando em Letras (PPGL/Ufes) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/Ufes - 2020), tendo sido bolsista Capes.
É Mestre em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Posling/Cefet-MG - 2013), possui bacharelado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas - 2008) e licenciatura em Letras/Português pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes/UAB - 2019).
Edimilson Rodrigues de Souza
Antropólogo e Etnólogo. Possui graduação em Ciências Sociais (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal do Pará (2008).
Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013).
Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (2019), com passagem pelo Centre Maurice Halbwachs Paris-França e pelo Afro-Latin American Research Institute at Harvard University Cambridge-EUA. Seus principais temas de interesse são Performance Ritual, Direitos Humanos, Cultura Material e Imaterial, Diversidade e Inclusão.
Gleidson Jordan dos Santos
Professor Adjunto da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) ocupando a cadeira Didático-pedagógico-artístico. Possui Mestrado em Psicologia (2017) na Linha de Pesquisa Processos Psicossociais e Socioeducativos e Doutorado também em Psicologia (2023) na Linha Instituições, Saúde e Sociedade pelo Programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João Del-Rei (PPGPSI-UFSJ).
Licenciado em Música com Habilitação em Educação Musical (2014) e Bacharel em Psicologia (2021) na UFSJ, além de Especialista em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial pela UNIFEG. Tem experiência no trabalho com grupos musicais que atuam enquanto rede de apoio social e afetivo, principalmente envolvendo adolescentes. Seus estudos mais recentes envolvem a Psicologia Ambiental e o Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano em suas interfaces com a adolescência.
Monique Traverzim
Doutora e Mestre em Música sob orientação da Prof.ª Dr.ª Marisa Fonterrada e Bacharela em Música sob orientação do flautista Jean-Nöel Saghaard pelo Instituto de Artes da Unesp, é também Especialista em Educação Musical e tem Complementação Pedagógica pela Faculdade de Música Carlos Gomes. Estudou flauta transversal com Edson Beltrami e na Universidade Livre de Música (ULM), atual EMESP Tom Jobim.
Tocou na Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo sob a regência de Mônica Giardini e participou do Festival de Inverno de Campo de Jordão (Núcleo de Banda Sinfônica) e Festival Eleazar de Carvalho. Tem larga experiência como educadora musical na Educação Básica, em especial, na Educação Infantil e como formadora de pedagogos e arte-educadores.
Jovenildo da Cruz Lima
Licenciado em Música (FAMES) e Pedagogia (UFES); Especialista em Regência (Instituto Superior de Educação de Afonso Cláudio), Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFES) e Informática na Educação (FASE); Mestre em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (UFES); Doutorando em Educação (USP).
Atualmente professor adjunto na Faculdade de Música do Espírito Santo, lecionando as disciplinas Estágio Supervisionado I e IV. Professor de artes no Ensino Médio pela SEDU/ES. Regente coral da EEEFM Jones José Nascimento pelo projeto FAMES/SEDU "Música na Rede".
Ana Carolina dos Santos Martins
Flautista e fagotista com experiência em diferentes formações musicais.
É Mestra em Música em UFSJ e Especialista (Lato Sensu) em Arte na Educação: Dança, Música e Teatro, Educação Musical, Educação Especial e Libras.
É Licenciada em Música, Bacharel em Flauta Doce e Bacharel em Comunicação Social.
Tem experiência em prática de ensino musical acessível e com adaptações metodológicas na Educação Especial, em ONG's e experiência nos diversos contextos escolares desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.
Kalllyne Kafuri Alves
Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2015 e 2019) e Graduada em Pedagogia por esta mesma Universidade (2013).
Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior. Planeja, organiza e desenvolve pesquisa e ações voltadas à dimensão Político Pedagógica, com atenção às Infâncias, Gestão Educacional, Escolar e Formação de Professores.
Murilo Ferreira Velho de Arruda
Licenciado em Música (habilitação em educação musical) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 2013, foi contemplado pelo programa Ciências sem Fronteiras (CAPES) em 2012, para estudar na Indiana University (EUA) e realizar estágio na escola pública Foshay Learning Center em Los Angeles.
Nesse período também pôde voluntariar na Youth Orchestra Los Angeles (Yola at Hola), um núcleo do El Sistema. É mestre (2016) e doutor (2019) pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCar realizando estágio doutoral na Universidade de Boston financiado pela CAPES.