Departamento de Sopros e Percussão


Professores


Ricardo Ferreira Lepre

Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia - UFBA.

Possui especialização Lato Sensu em Regência com ênfase em Bandas.

Bacharel em trompa pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP, na classe do professor Edivaldo Chiquini.

Exerce a função de trompista na Orquestra Sinfônica do Espírito Santo - OSES e trabalha como professor assistente na Faculdade de Música do Espírito Santo -FAMES. 

Perfil Completo


Fredson Luiz Monteiro

Especialista em Educação Musical pela Universidade Candido Mendes (2020) e em Arte na Educação pelo Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa (CESAP) (2011).

Possui graduação em Música (Bacharelado) - habilitação em trombone - pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2004).

Vencedor do concurso jovens solistas da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG (2003). Atualmente é trombonista da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES). Professor de trombone da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES). Coordenador de área e regente do Projeto Bandas e Corais nas Escolas do estado do ES, no período de 2008 a 2013 e 2022. Coordenador do Coral de Trombones da FAMES. Integrante do Quinteto de Metais Capixaba. Tem experiência na área de artes, com ênfase em trombone e bandas de música.

Perfil Completo


Marcos José Ferreira Rodrigues

Natural de Carmo do Cajuru-MG, iniciou seus estudos musicais na banda de música Associação Musical Cajuruense.

É bacharel em música (trompete) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduado em Educação Musical pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e mestre em música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Foi vencedor do XVII Concurso Jovem Músico do BDMG (2011). Foi professor de música e maestro da Associação Musical Cajuruense de 2013 a 2022. Suas pesquisas concentram principalmente em investigações acerca do ensino de trompete em bandas. Atualmente é professor de trompete da Faculdade de Música do Espírito Santo "Maurício de Oliveira" - FAMES.

Perfil Completo


Paulo Sérgio Rosa Filho

Mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é Bacharel em Música com habilitação em Saxofone pela mesma Instituição.

Participou de masterclasses e workshops com grandes nomes do saxofone ao redor do mundo, como Claude Delangle (FRA), Vincent David (FRA), Marie-Bernadette Charrier (FRA), Sergey Kolesov (RUS), Marc Sieffert (FRA), entre outros. Como saxofonista convidado, atua junto à Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Foi artista e professor convidado de diversos festivais, dentre eles o Festival Artes Vertentes (Tiradentes - MG), o Festival de Música de Ponta Grossa (Ponta Grossa - PR), o Encontro Alagoano de Saxofonistas (Maceió - AL) e o Festival Escuta Aqui (Plataforma Virtual). 

Perfil Completo


Paulo Eduardo Souza de Almeida

Doutorando em Música (Performance Musical) sob orientação do prof. Dr. Mauro Chantal, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, mestre em música (Performance Musical), pela mesma instituição, graduado em licenciatura em Música com habilitação em saxofone, pela Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ. Participou de masterclasses com renomados saxofonistas como Dilson Florêncio, Carlos Ordoñez de Arce (ESP), Emiliano Barri (ARG), Douglas Braga, Carlos Gontijo, Marie Bernadette-Charrier (FRA), Alain Crepin (BEL), dentre outros. Em 2017, participou de uma série de concertos e shows promovidos pelo Musik Expedition, na Alemanha, nas cidades de Koblenz, Erlanger e Höchstadt an der Aisch.

Perfil Completo


Marcelo Trevisan Gonçalves

Natural de Vinhedo/SP, Marcelo Trevisan Gonçalves é bacharel em clarineta pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Execução Musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi professor da Escola Municipal de Música Heitor Villa-Lobos - Americana, SP e da UFBA como substituto.

Atuou pela Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica da UFBA e Orquestra Sinfônica do Espírito Santo. Foi premiado no 1º Concurso Estadual Sônia Cabral de Música Erudita, no 1º Prêmio Nabor Pires de Camargo e recebeu Menção Honrosa Salomão Rabinovitz no Concurso Nacional para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia onde atuou como solista.

Perfil Completo


Grácia Maria da Silva

Possui graduação em Bacharel em Música pela Faculdade de Música do Espírito Santo (1987) com ênfase em Piano. Pós-graduação Lato-Sensu em "Docência para o Ensino Superior" pela FABAVI - Faculdade Batista de Vitória (2005).


É membro do Conselho Acadêmico, membro da comissão do Processo Seletivo de graduação, professora de Flauta Doce, Flautista do Conjunto de Música Antiga da Fames, tecladista do Grupo América 4 e do Quarteto Claude Bolling. 

Desde 1995 é Coordenadora do Departamento de Sopros e Percussão da FAMES.

Perfil Completo


Rodrigo Manoel Frade

Doutorando em Sonologia pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Possui Mestrado em Performance Musical (2018) e Bacharelado em Flauta (2014) pela mesma instituição. Iniciou seus estudos musicais aos 7 anos no Conservatório de São João del Rei, MG.

Atua como intérprete e organizador do Festival "Escuta Aqui!" desde sua criação em 2020. É professor de flauta transversal na Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES).

Perfil Completo


Daniel Dias de Lima

Formado em Percussão pelo Conservatório de Tatuí (2006), concluiu o Bacharelado em Música - instrumento: Percussão pela FAMOSP (Faculdade Mozarteum de São Paulo) em 2011, Especializado em Práticas Interpretativas em Música do séc. XX e XXI na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2012, obteve o Mestrado em Música (performance em Percussão) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em 2018.

Atualmente é Professor de Percussão Erudita na Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), Timpanista da Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP e Orquestra Sinfônica de Piracicaba.

Perfil Completo


Luiz Renato da Silva Rocha

Iniciou seus estudos aos 6 anos de idade por ter influência musical na família, hoje com formação em música, pós-graduação e mestrado em educação musical e ensino de música.

Também é endorser das grandes marcas de pratos e baquetas, Zildjian e Vic Virth, sendo considerado um baterista de jazz brasileiro importante de sua geração. Renato tem um CD gravado com seus dois irmãos, Special Big Band, que saiu pelo selo norte-americano “Summit Records”. Além desse projeto, também faz parte do grupo Brasilidade Geral, que, por sua excelência musical, continua sendo um grupo importante no cenário da música instrumental brasileira.

Perfil completo


José Benedito